Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: LED's rítmicos

LED's rítmicos 27 Nov. 2014 22:58 #1

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Não sei se o tópico está no sítio certo, mas cá vai a minha primeira participação no fórum :)
Brevemente vou remodelar o meu quarto, e vou incluir 4 colunas e um amplificador. Para a “coisa” ficar melhor, queria colocar uns leds a piscarem ao som da música. Mas a minha dúvida é como hei-de fazer isso. Pelo que sei, as colunas trabalham com corrente alternada. Para os leds isso não será problema já que o que vai acontecer é eles piscarem 50 vezes por segundo, coisa que os nossos olhos não conseguem perceber. Agora o problema é que eu tenho de colocar uma resistência para limitar a corrente. Essa resistência é calculada pela lei de ohm, mas a tensão varia conforme o volume… Ou seja a resistência só vai funcionar com o amplificador num volume específico.
Haverá forma de limitar também a tensão, para o led piscar sempre com a mesma intensidade ao som da música, independentemente do volume? Talvez com um transístor ou algo assim…
Se alguém souber, ou tiver algum circuito, agradeço ajuda.

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 00:29 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Não ligue a saída do amplicador a uma resistência e a um led, vai queimar o amplificador.
Utilize um circuito que faça a leitura do sinal de áudio, assim, poderá ajustar as luzes com diferentes volumes. Aqui fica um esquema que possibilita essa utilização.
luzes-ritmicas.jpg

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 01:40 #3

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Muita informação para mim :) peço desculpa estar a ser chato, mas há aqui coisas que não entendi.
O input e o Vcc tenho de os ligar onde?
o pino 8 e o 2 são ligados ao negativo não é? Aquele simbolo é a massa (negativo)...
Depois as resistências RL têm de ser calculadas com base em que tensão?
E por fim, não percebo aqueles valores no V1 :unsure: :blush:

Obrigado e mais uma vez peço desculpa.

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 01:56 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Basicamente isso é uma montagem de um VU, distribuindo os leds dar-lhe-á leds ritmicos.

VCC é o valor da alimentação que pode variar entre 5 e 14V, o valor de RL varia em função do led, pode calcular a resistência no site nesta url no final da página.

Cálculo Resistência LED

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 04:29 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Se me permitem.

Ia sugerir que o Pedro PMC fosse ao Google e procurasse por LED's rítmicos.
O objectivo seria ver os efeitos de vários youtube que lá aparecem e depois indicar aqui o link do que gosta.

O circuito do Rui permite fazer coisas giras mas parece-me que o que o Pedro PMC quer algo diferente.

Desculpem se me intrometi.

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 21:56 #6

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Ok acho que começo a entender. Então o VCC é o valor da fonte com que vou alimentar este circuito. Ou seja este circuito não vai ser alimentado pela tensão na saida do amplificador para as colunas (como eu estava a pensar), mas sim por uma fonte normal. Por exemplo uma fonte de computador. É isso? Depois as resistências são calculadas mediante o valor que eu aplicar no VCC.

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 22:09 #7

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Caro zurca 1599 está à vontade para se "intrometer". Afinal a ideia é ajudarmo-nos uns aos outros ;)
Realmente a minha ideia inicial era esta:
Só encontrei este vídeos agora, e por acaso vem acompanhado pelo esquema que envio em anexo. Será que resulta? Será que o brilho dos leds vai ser sempre o mesmo independentemente do volume, ou se eu colocar alto demais eles vão queimar? Calculo que o TIP31c faça esse trabalho de "limitar" a tensão...

esquema.jpg

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 22:16 #8

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Caro ZURCA1599,

Não se intrometeu de forma alguma, isto é um espaço de discussão. Existem realmente muitos circuitos na internet, a maior parte deles acrescentam uma impedância baixa à saída do amplificador o que vai fazer, mais tarde ou mais cedo, com que a saída de áudio sofra danos.

Neste caso e como se trata de alguém sem conhecimentos de eletrónica, não será aconselhável fazer ligações diretamente excepto se o circuito tiver uma alta impedância de entrada. O ideal mesmo é ter um circuito que capte o som por um micro... devo ter algum mais logo coloco.

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 22:18 #9

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Não faça esse circuito Pedro PMC

LED's rítmicos 28 Nov. 2014 23:47 #10

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Obrigado a ambos.

Pedro PMC

No vídeo que colocou os led não acendem sempre com a mesma intensidade.
Note que varia com o intensidade de som.

Outra coisa, que julgo ser o seu problema,
é o efeito ser completamente alterado quando altera o volume com o controlo de volume.

Parece-me que a maneira correcta será usar, por exemplo, a saída de áudio para gravador

Note que esta saída é independente do controlo de volume.

A partir desse sinal torna-se fácil fazer o que deseja.

Confirme se o seu amplificador tem essa saída.

Se não tiver pode usar-se a saída de altifalante.

Mas eu não usava o circuito que colocou .
Esse como está vai ter problemas.

Depois coloco aqui algo.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema