Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: PWM controlado por tensão com 555

PWM controlado por tensão com 555 12 Mar. 2015 03:32 #1

  • Aragon
  • Avatar de Aragon
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Boa noite.

Preciso de implementar com o circuito integrado 555 um PWM controlado por tensão sem que a frequência varia à medida que vou aumentando ou diminuindo a % de PWM. Por exemplo, preciso que para uma tensão de 0V corresponda a um PWM de 0% e que uma tensão de 5V corresponda a um PWM de 100% e que este aumento tensão/PWM ocorra de forma linear. Alguma sugestão?

Cumprimentos, Aragon

PWM controlado por tensão com 555 12 Mar. 2015 04:04 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
PWM = Modulação por Largura de Pulso, certo ?

Estou a perguntar isto porque encontro muitas referências ao termo PWM usadas de forma incorreta.
Se assim for, dificilmente vai conseguir alterar o "Duty Cycle" com o 555.
Verifique nesta página,
555

Por aqui podemos entender que facilmente alteramos a frequência de forma linear mas não o "Duty Cycle".

Presumo que ao referir percentagem do PWM é a percentagem do "Duty Cycle". Deduzo por isso que quer controlar um motor de passo, medir velocidade.... Mas estou a deduzir, se calhar era melhor ser mais claro sobre o que pretende realmente fazer.

Uma forma fácil de executar projetos com este fim é usar o arduino.


Página do arduino -> Arduino

Aqui fica o código se pretender usar o arduino
int outPin = 3; // Saída
int analogPin = 0; // leitura resist. variável

int val = 0;  
void setup()
{
    pinMode(outPin, OUTPUT); 
}
 
void loop()
{
    val = analogRead(analogPin);  // faz a leitura do valor analógico
    analogWrite(outPin, val / 4); // envia para a saída
}
Vou fazer a aqui o desenho da placa.....

já edito e coloco

PWM--ARDUINO.jpg
Última Edição: 12 Mar. 2015 04:14 por Rui. Motivo: colocação imagem

PWM controlado por tensão com 555 12 Mar. 2015 04:23 #3

  • Aragon
  • Avatar de Aragon
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Sim, ao dizer PWM quero dizer Modulação por Largura de Pulso.

Preciso de desenvolver um PWM totalmente analógico utilizando um 555 e se necessário mais componentes. Eu sei fazer um PWM regulável com um 555, variando a precetagem de PWM alterando o valor resistivo de um potenciómetro. Caso eu mantenha o tenho de carga e descarga do condensador consigo variar o PWM inclusive sem variar a frequência do pwm. No entanto eu necessito de controlar o PWM com uma tensão. Por exemplo 0V -> PWM=0% e 5V -> PWM=100%. De salientar que a razão entre a tensão e o PWM deve ser linear.

PWM controlado por tensão com 555 12 Mar. 2015 04:35 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
O problema é que com o 555 não consegue uma evolução linear, o problema da tensão é um falso problema, basta usar um divisor de tensão e a entrada varia.

Só que 1º, para valores exatos o 555 não se adapta muito bem.
2º a evolução não é linear, para isso teria de existir uam variação simultanea do valor de tensão e do valor do condensador(capacitor).

Na página do 555, experimente a variar a tensão, varia a frequência e não consegue nunca estabilizar a utilização da amplitude. Mesmo variando a capacidade, nunca é linear.

O único método é usar um conversor AD (falei no arduino porque é o mais fácil de executar técnicamente, mas há outros), de outra forma, é impossível ter algo estável e funcional.

PWM controlado por tensão com 555 12 Mar. 2015 04:38 #5

  • Aragon
  • Avatar de Aragon
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
o meu professor da universidade disse que sabe de 6 maneiras diferentes de implementar este problema com o 555. Disse ainda que em alguns casos é necessários outros componentes, mas que noutros casos não.

Sabe então dzer-me como posso implementar uma onda triangular perfeita com um 555?

PWM controlado por tensão com 555 12 Mar. 2015 14:24 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Nunca é linear....


555.pwm.jpg

PWM controlado por tensão com 555 18 Mar. 2015 03:25 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Aragon escreveu:
o meu professor da universidade disse que sabe de 6 maneiras diferentes de implementar este problema com o 555. Disse ainda que em alguns casos é necessários outros componentes, mas que noutros casos não.

Sabe então dzer-me como posso implementar uma onda triangular perfeita com um 555?

Estude a equação de carga de um condensador e logo vai ver que condição precisa para gerar uma onda triangular .

PWM controlado por tensão com 555 19 Mar. 2015 17:10 #8

  • Aragon
  • Avatar de Aragon
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Já consegui!!! Criei um PWM controlado por tensão de forma proporcional!!! Quando a tensão de entrada é 0V tenho um PWM de 0% e quando a tensão de entrada é de 5V tenho um PWM de 100%!!!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema