Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Fonte regulável DC - DC

Fonte regulável DC - DC 22 Mar. 2015 22:37 #1

  • DjGreen
  • Avatar de DjGreen
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Boas!

Aqui vai o meu primeiro pedido de ajuda.
Sou iniciante na eletrónica e para já ainda só acendo umas luzinhas e vou brincando com alguns componentes, por isso se disser alguma barbaridade, perdoem-me.

Tenho um transformador AC-DC com 4 posições possíveis (3v-6v-9v-12v) em qq uma das posições, ao ler a tensão com o multímetro, dá sempre bastante mais do que a opção escolhida.

Queria criar um circuito onde ligasse o transformador na posição de 12v e que, com um potenciómetro conseguisse regular a voltagem para o que eu quisesse. Sei que com um regulador de voltagem consigo facilmente fazer isso.

A minha dificuldade está em ligar um voltímetro digital que comprei, para me mostrar a tensão à medida que vou regulando.
Ou a peça está estragada ou eu não sei ligar isto.

Parece-me ser chinoca mas a referência é 5135LCD DC-20V

www.hobbielektronika.hu/forum/getfile.php?id=136094

Alguém me consegue dar umas dicas?

Eu liguei a alimentação normalmente 9v

Onde diz Input Signal, liguei o + à linha da breadboard+ e o - também mas não dá medição nenhuma, fica sempre em -0

Obrigado!

Fonte regulável DC - DC 22 Mar. 2015 23:04 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Os alimentadores que não são estabilizados têm uma grande variação em tensão deve ser o caso do teu tranformador ac/dc

Normalmente esses voltimetros necessitam de uma fonte própria para funcionar e não podem ser ligados na tensão que vão medir

Tens aqui esquemas de fontes


www.electronica-pt.com/circuitos/pt/fonte-alimentacao/12-1-32v-power-supply-5a.html

www.electronica-pt.com/circuitos/pt/fonte-alimentacao/11-power-supply-1-to-12-v-with-led-indicator.html
Última Edição: 22 Mar. 2015 23:16 por Divercentro.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: DjGreen

Fonte regulável DC - DC 23 Mar. 2015 00:17 #3

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Benvindo


1 Tem de usar fonte separada para alimentar esse sistema.

2 Tem de usar um divisor de tensão na entrada pois, segundo o manual , ligado directamente mede de 0 a 200mV ( 0,2V ).

Ver figura do datasheet.
Anexos:
Última Edição: 23 Mar. 2015 00:21 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: DjGreen

Fonte regulável DC - DC 23 Mar. 2015 10:29 #4

  • DjGreen
  • Avatar de DjGreen
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Excelente.
Obrigado pelas dicas.

Eu usei uma fonte diferente da que queria medir. Aliás, liguei uma pilha de 9V para alimentar o voltímetro e tentei medir a tensão num circuito alimentado pelo transformador. Mesmo assim não deu.

Em relação ao intervalo de medição, o que tenho mede até 20V, mas apercebi-me que dentro da caixa tem um "jumper" que, dependendo da posição, mede 200mV / 20V / 200V

Deve estar avariado quase de certeza. Vou tentar a troca na loja, vamos ver o que dizem.

Agradeço a ajuda. Vou recorrer a este fórum mais vezes certamente.

:P

Fonte regulável DC - DC 23 Mar. 2015 18:41 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Pelo foto que colocou e pelo datasheet o valor é 200mV ,esses jumper servem para alterar o ponto decimal.
Deve usar divisor de tensão.
Pode testar ligando a alimentação (Bateria nova) e fazer curto circuito entre o HI e Lo , deverá apresentar 0 no display.
Última Edição: 23 Mar. 2015 18:45 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema