Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Fonte regulável DC - DC

Fonte regulável DC - DC 22 Mar. 2015 22:37 #1

  • DjGreen
  • Avatar de DjGreen
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Boas!

Aqui vai o meu primeiro pedido de ajuda.
Sou iniciante na eletrónica e para já ainda só acendo umas luzinhas e vou brincando com alguns componentes, por isso se disser alguma barbaridade, perdoem-me.

Tenho um transformador AC-DC com 4 posições possíveis (3v-6v-9v-12v) em qq uma das posições, ao ler a tensão com o multímetro, dá sempre bastante mais do que a opção escolhida.

Queria criar um circuito onde ligasse o transformador na posição de 12v e que, com um potenciómetro conseguisse regular a voltagem para o que eu quisesse. Sei que com um regulador de voltagem consigo facilmente fazer isso.

A minha dificuldade está em ligar um voltímetro digital que comprei, para me mostrar a tensão à medida que vou regulando.
Ou a peça está estragada ou eu não sei ligar isto.

Parece-me ser chinoca mas a referência é 5135LCD DC-20V

www.hobbielektronika.hu/forum/getfile.php?id=136094

Alguém me consegue dar umas dicas?

Eu liguei a alimentação normalmente 9v

Onde diz Input Signal, liguei o + à linha da breadboard+ e o - também mas não dá medição nenhuma, fica sempre em -0

Obrigado!

Fonte regulável DC - DC 22 Mar. 2015 23:04 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Os alimentadores que não são estabilizados têm uma grande variação em tensão deve ser o caso do teu tranformador ac/dc

Normalmente esses voltimetros necessitam de uma fonte própria para funcionar e não podem ser ligados na tensão que vão medir

Tens aqui esquemas de fontes


www.electronica-pt.com/circuitos/pt/fonte-alimentacao/12-1-32v-power-supply-5a.html