Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Controlar cooler de pc

Controlar cooler de pc 10 Jul. 2015 22:47 #1

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Boa noite. Desde já peço desculpa não contribuir muito para o fórum, mas sou maçarico e sigo alguns tópicos para aprender algo :)
Bom indo ao assunto:
Preciso de fazer uma base de madeira com umas ventoinhas (daqueles coolers de computador). Para alimentar o circuito, vou usar mesmo uma fonte de computador para aproveitar já ser de 12V.
Mas quero controlar a velocidade de cada ventoinha individualmente com um potenciometro. Como a fonte tem 3 ou 4 fios de 12V, ligo uma ventoinha a cada um, e coloco um potenciometro em cada uma.
Dúvida 1: Qual o valor do potenciometro? (Testei com um que não sei o valor em que a ventoinha não ligava quase até ao fim do potenciometro, e depois ligava de repente quase na velocidade máxima; ou seja a velocidade não aumentava gradualmente. Depois testei com um de 500 ohm, já aumentava a velocidade gradualmente, mas o potenciometro aquecia muito).

Dúvida 2: Tenho de usar algum transistor? Eu vi alguns esquemas com transistor. É mesmo necessário, ou só o potenciometro com o valor correto é suficiente?

Obrigado desde já.
Última Edição: 10 Jul. 2015 22:49 por Pedro PMC.

Controlar cooler de pc 10 Jul. 2015 23:26 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Os potenciómetros feitos de filme de carbono usados por exemplo em controlo de volume não podem dissipar a potência no circuito que quer fazer.

Teria de usar potenciómetro de fio.

Pode ser melhor usar um circuito com transístor, circuito de pwm com um ne555, por exemplo.
Última Edição: 10 Jul. 2015 23:29 por zurca1599.

Controlar cooler de pc 11 Jul. 2015 00:56 #3

  • Pedro PMC
  • Avatar de Pedro PMC
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 15
  • Agradecimentos 2
Ok... como disse, sou maçarico nisto. Então fiz uma pesquisa rápida do circuito que indicou. Na imagem do circuito, penso que posso excluir a parte do circuito onde diz "Vm" certo? Pelo que percebo, é apenas para alterar a polaridade do motor. E como quero as ventoinhas sempre a rodar para o mesmo lado...
Não consegui anexar a imagem, mas coloquei-a neste link: imgur.com/YIrir4g
Última Edição: 11 Jul. 2015 01:07 por Pedro PMC.

Controlar cooler de pc 11 Jul. 2015 01:37 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Basta assim.

Como vai usar 2 fan, e quer controlar individualmente, use um ne556, que na realidade é um ci com 2 ne555.
Anexos:
Última Edição: 11 Jul. 2015 01:48 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro PMC

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema