Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: (Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 16 Set. 2015 22:36 #1

  • A.Barbosa
  • Avatar de A.Barbosa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  •   
  • Mensagens: 5
  • Agradecimentos 1
Ora boas pessoal! Para começar os meus conhecimentos de eletrecidade e afins sao muito básicos mas ando aqui com um projeto e queria uma opção melhor do que a que encontrei até agora... Então é o seguinte:

Gostava de ter aquelas luzes diurnas no meu carro para me dar mais segurança durante o dia mas como é ilegal pensei em fazer uma adaptaçao em que os minimos do carro funcionassem como luzes diurnas quando rodo a chave. Isto é:
- Rodo a chave e as lampadas dos minimos acendem (mas só mesmo as lampadas da frente).
- Quando rodo a vareta para a posiçao de minimos liga as luzes traseiras e interiores.
- Quando o carro está parado e desligado e eu rodar a vareta dos minimos para ter o efeito de parque a ideia era as luzes acenderem todas como o carro vem de origem.

Já descobri o fio de 12v+ da ignição que eu quero (ACC), já vi qual é o fio que liga a lampada dos minimos (junto a lampada), portanto o problema aqui é como ligar, porque se eu fizer chante, o circuito acende todo (luz traseiras, interiores, etc) e a intenção era só as lampadas frontais, se eu fizer um corte no circuito posso instalar um interruptor de 3 pinos que me permita ligar as luzes traseiras quando tenho o carro desligado mas não é isso que eu quero.
Queria que me ajudassem a encontrar a melhor solução para o meu projeto, um relé? A ideia era algum aparelho que quando detetasse a corrente a vir a partir do fio da vareta passa-se a energia para a lampada e que nao deixasse a energia da lampada "ir para tras" em direção a vareta e assim ligar tambem as luzes de tras.

Segue em anexo um esquema (mal feito eu sei :whistle: ) para ajudar na compreensao. Note-se que o fio "ACC" encontra-se desligado e é esse fio a partir do qual vem a energia para o modo luzes diurnas.

scan093.jpg
Última Edição: 16 Set. 2015 22:44 por A.Barbosa. Motivo: Mais informação

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 16 Set. 2015 23:48 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Benvindo.

Aqui tem uma ideia base muito simples para que possa trabalhar.
Anexos:

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 10:15 #3

  • A.Barbosa
  • Avatar de A.Barbosa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  •   
  • Mensagens: 5
  • Agradecimentos 1
Ora bem, se bem entendi o D1 é um LED certo? o fio onde o D1 está ligado é o positivo, sendo que para ligar faço um corte no fio que alimenta a lampada e ligo uma perna do led a uma extremidade e a outra perna a outra. O problema é que já tentei isso e nao aconteceu nada, a corrente nao passou para trás como eu queria mas tambem nao passou para a frente para me permitir que as luzes de tras acendessem... Liguei o LED corretamente ?

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 15:41 #4

  • A.Barbosa
  • Avatar de A.Barbosa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  •   
  • Mensagens: 5
  • Agradecimentos 1
UPDATE

Fiz a ligação com led conforme o esquema e quando ligo a ignição o minimo acendia mas quando ligava a vareta apenas o led acendia e o minimo ficava apagado.

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 17:15 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
A.Barbosa escreveu:
Ora bem, se bem entendi o D1 é um LED certo? o fio onde o D1 está ligado é o positivo, sendo que para ligar faço um corte no fio que alimenta a lampada e ligo uma perna do led a uma extremidade e a outra perna a outra. O problema é que já tentei isso e nao aconteceu nada, a corrente nao passou para trás como eu queria mas tambem nao passou para a frente para me permitir que as luzes de tras acendessem... Liguei o LED corretamente ?

Não é um led .
É um díodo rectificador.
Com led não vai funcionar.

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 17:29 #6

  • A.Barbosa
  • Avatar de A.Barbosa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  •   
  • Mensagens: 5
  • Agradecimentos 1
Erro meu! Como disse, os meus conhecimentos de eletrónica são escassos :silly: Bem, parece que me espera uma ida a uma loja de eletrónica, obrigado por toda a ajuda :)

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 17:47 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Tudo bem.

S1 (chave ignição)

S2 "vareta dos mínimos "

O díodo tem uma risca branca num estremo. Esse fio desse lado liga às lâmpadas da frente.

Experimente e veja se é isso que espera.

Depois se necessário vemos o que fazer
Última Edição: 17 Set. 2015 17:48 por zurca1599.

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 17:48 #8

  • A.Barbosa
  • Avatar de A.Barbosa
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 8 anos
  •   
  • Mensagens: 5
  • Agradecimentos 1
Mil obrigados!! Amanha passo por uma loja de eletronica e logo vemos o resultado :)
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599

(Desafio!) Usar minimos como luzes diurnas 17 Set. 2015 18:15 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Deve considerar esta alteração, para já, como uma experiência.

Para se fazer algo final convém saber o consumo das lâmpadas.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema