Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: PSpice Modelização de Transístores Bipolares de Junção TBJ

PSpice Modelização de Transístores Bipolares de Junção TBJ 28 Nov. 2017 13:41 #1

  • insyspower
  • Avatar de insyspower
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 2
Pretendo simular o circuito AmpopTBH2 no PSpice.
Na imagem 
1hbt.png

podemos ver que o circuito Draft4 está funcionando bem, na imagem abaixo
2hbt_pardif.png

é o mesmo circuito que Draft4 mas é no PSpice e não está a funcionar bem, porque o marcador de tensão a verde que está no mesmo ponto do circuito (na saída Vout) que vpardif no LTspice, podemos ver que a tensão é constante e é sempre igual a 3Volts
3vpardif_pspice.png

.
O transístor que estou a usar é o BFR92A/PLP, porque na libraria PHILRF.lib o transístor BFR92 não está presente, o modelo não está disponível para simulação,  mas o transístor BFR92A é o complementar de BFT92 por isso eu pensava que iria funcionar, mas infelizmente até agora ainda não funciona.
O único circuito no PSpice que está a funcionar com os transístores de heterojunção para mim é só o Amplificador de potência em Classe B: nas imagens 

HBTclassB.png


 & 
HBTclassB_vout_graph.png

.
Também estive a ver os transístores da livraria SIEMENS.lib, mas não encontrei nenhuns transístores complementares PNP/NPN, eu tenho de usar de ambos os tipos (PNP e NPN), preciso de transístores com uma frequência de transição de mais ou menos 5GigaHz.
Os únicos transístores que eu tenho fisicamente que comprei são os transístores BFR92 e BFT92 portanto dava jeito que utiliza-se esses mesmos na simulação em PSpice.
Última Edição: 28 Nov. 2017 13:41 por insyspower.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: edremit

PSpice Modelização de Transístores Bipolares de Junção TBJ 29 Nov. 2017 15:01 #2

  • insyspower
  • Avatar de insyspower
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • pt  
  • Mensagens: 34
  • Agradecimentos 2
A minha pergunta é porque razão o Amplificador diferencial funciona bem (sinusoidal) no LTspice mas no PSpice não funciona ?

(No PSpice a tensão nos nós é constante e é sempre 3 Volts, e a corrente dos nós está na gama dos pico Ampere pA, em vez de estar nos micro Ampere uA)

PSpice Modelização de Transístores Bipolares de Junção TBJ 11 Fev. 2020 15:00 #3

  • Enfotec
  • Avatar de Enfotec
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • Nem Melhor, Nem pior Apenas Diferente Dos iguais
  • br  
  • Mensagens: 125
  • Agradecimentos 1
amigo, sei que o assunto pode não ser muito bem direcionado para o assunto aqui em questão, porem gostaria de saber , se o amigo entende bem de INVERSORES DC/AC por favor ?
Nem Pior, Nem Melhor ... Apenas Diferente Dos Iguais !

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema