Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 08 Fev. 2018 23:03 #11

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Boa , parece que a ideia "maluca" funciona.
Note que, como disse antes , só por tentativas dado não ter o circuito , logo era de prever que precisasse " trocar os fios das pontas do potenciómetro do travão para fazer a inversão do sinal"

Quando diz funciona significa que está dentro do que queria ?

Olhando para os valores dos potenciómetros e das tensões que indicou tente o seguinte :

Mantenha o mesmo circuito mas troque as resistências de 1K por 10k.
Veja se funciona melhor dentro do que deseja.


Se tal não funcionar bem teremos de alterar os potenciómetros dos pedais.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 09 Fev. 2018 23:35 #12

Sim ideia ora se funciona ta ficando show :laugh:...

Quando diz funciona significa que está dentro do que queria ?
sim esta no bom caminho e num inicio já faz o pretendido só que tem aqui um ligeiro problema que é o seguinte, dei uma regulação nos potenciómetros, regulação essa pondo os 2 todos no máximo fazendo com que na posição neutra os valores ficassem idênticos aos originais mas como o pedal do acelerador como o do travão trabalham com os potenciómetros através de engrenagem conseguem variar mais resistência do que o original e ai têm um delay no final ou seja quando pressionados ao máximo excede os valores e esse "excesso de valor" é como se não fosse preciso, nada faz e com isso deixa o pedal só com meio funcionamento a outra metade é em vazio e gostava de deixar o pedal a trabalhar todo por completo, será possível?


na posição máxima para a frente.
1 mais o 2 igual a 3.78v mais 0.50v do que antes 3.28v
2 mais o 3 igual o que antes era 5.05v agora me da 1.28v como o valor vai em decrescendo pressionando o pedal tem mais 0.48v a mais do que 1.76v que era o valor suposto de dar na posição 1 mais o 3.
1 mais o 3 igual a (5.05v valor atual) antes 1.76v

na posição máxima para trás .(aqui repete se o mesmo processo)
1 mais o 2 igual a 1.28v mais 0.48v do que antes 1.76v
2 mais o 3 igual o que antes era 5.05v agora 3.78v mais 0.50v de 3.28v (1 mais o 3)
1 mais o 3 igual a (5.05v valor atual) antes 3.28v
ESPERO QUE PERCEBA ESSA ARTIMANHA QUE FIZ AI :laugh:

também mudei as resistências mas os valores desceram muito de mais deixando os potenciómetros com uma variação muito pequena.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 10 Fev. 2018 01:25 #13

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Antes de mais o principio do circuito que tentamos parece funcionar.

Percebi problema de só actuar em parte e já esperava isso.
Também percebi o que tentou alterando a posição.

Agora vamos a mais uma tentativa.
Penso que o caminho melhor será alterar o valor das 4 resistências extra.

Coloque os potenciómetros na posição inicial.
Arranje 2 resistências de 25k e duas de 65k.

Monte como a figura e se necessário faça a mesma troca co fez inicialmente.

Tente e diga algo.


volante2.jpg

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 12 Fev. 2018 23:10 #14

ERRO MEU, O TECNICO É BOM JA O ASSISTENTE NEM POR ISSO.

ISSO PORQUE QUANDO REFERIU "POR OS POTENCIOMETROS NA POSICAO INICIAL" FIQUEI A PENSAR BASTANTE SOBRE O CIRCUITO E VI QUE METI AGUA NO QUE TRATA AO TAL DELAY
DOS PEDAIS E QUE ISSO ESTA A ACONNTECER POR TER POSTO OS POTENCIOMETROS NO MAXIMO, ENTAO FUI AJUSTANDO-OS E QUE ATE CHEGEI AOS VALORES PRETENDIDOS E PRA MEU
ESPANTO OS POTENCIOMETROS FICARAM NA POSICAO DE ORIGEM MESMO DE FABRICA (TIREI FOTO NO INICIO) ,RESUMINDO OS VALORES AGORA, MESMO COM AS RESISTENCIAS DE 1K
ESTAO IDENTICOS AOS DO POTENCIOMETRO ORIGINAL EM TODAS AS POSICOES E QUANTO AO DELAY FICOU ELIMINADO E O FUNCIONAMENTO DOS PEDAIS PERFEITO.

AGORA TEM É UMA COISA QUE NAO CONSIGO COMPREENDER QUE É: ANTES COM O POTENCIOMETRO ORIGINAL O VALOR 5.05V EM NEUTRO ESTAVA NOS PINOS 1 MAIS O 3 E NAS
RESTANTES POSIÇAO MAXIMA FRENTE E TRAS SOFRIA ALTERAÇAO PARA OS PINOS 2 MAIS O 3, E AGORA COM OS PEDAIS O VALOR 5.05V MANTEN-SE SEMPRE NOS PINOS
1 MAIS O 3 EM TODAS AS POSIÇOES NAO SOFRENDO A TAL ALTERAÇAO, SERA QUE ISSO TEM ALGUMA INFLUENCIA NO FUNCIONAMENTO? O QUE POSSA TAR A ACONTECER? OU SERA
ISSO MESMO ASSIM...

QUANTO Á ALTERAÇAO DAS RESISTENCIAS PARA AS DE 25K E 65K SE ACHAR QUE AINDA MESMO ASSIM SEJA MAIS ADEQUADO FAZER ESTA ALTERAÇAO DIGA QUE EU FAÇO, SO VOU TER É
QUE IR COMPRA-LAS PORQUE ESTAS NAO TENHO EM CASA, MAS FAZ-SE.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 13 Fev. 2018 00:25 #15

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Ok. Todos nos enganamos.

Note que as sugestões sugeri foram função dos dados que me reportou.

Ainda bem tem tudo a funcionar como quer.
Sendo assim coloque tudo direitinho e divirta-se.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: VITOR B.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 13 Fev. 2018 02:17 #16

ok tudo de bom e a mim só me resta agradecer pela ajuda impecável que foi prestada e paciência dedicada. :laugh:
MUITO OBRIGADO.
Última Edição: 13 Fev. 2018 02:23 por VITOR B..
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema