Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 30 Jan. 2018 01:13 #1

boas,
tenho um carro RC em que gostaria de lhe adaptar um volante e pedais de pc/ps2 para o controlar ,ou seja em vez ter um comando (emissor) para controlar o carro RC ser o volante e os pedais a controlar o mesmo.
já removi a placa eletrónica (emissora) de comando ,onde se encontra nessa mesma placa 2 potenciómetros ,um para a direção (direita e esquerda) e outro para a marcha ((acelerador -puxando o gatilho para trás)e travão ou marcha a trás -puxando o gatilho para a frente)) já removi o potenciómetro da direção original do comando e soldei os fios no potenciómetro do volante e esta parte ficou a funcionar bem.

Agora é que vem a minha grande dificuldade que é a seguinte: nos pedais temos 2 ,pedais esses que funcionam com potenciómetros ,um pedal com um potenciómetro o do acelerador e outro pedal com OUTRO potenciómetro o do travão ou marcha a trás e agora gostava que alguém me ajudasse ,sendo que na placa (emissora) tenho um só potenciómetro de 3 fios em que me faz as duas posições acelerador e travão ou marcha atras ,como faço para ligar o potenciómetro do acelerador e o potenciómetro do travão (nos pedais) com os 3 três fios do potenciómetro que removi na placa (emissora) do comando.
agradeço ajuda...
desde de já obrigado.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 30 Jan. 2018 04:20 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Bem-vindo.

Qual resistência do potenciómetro original de controlo de velocidade ?

Qual resistência dos potenciómetros dos pedais ?

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 31 Jan. 2018 02:53 #3

boas ,amigo zurca1599
obrigado pela receção e agradeço pela resposta e ajuda que me esta a dar.

agora é o seguinte amigo ,não sou muito entendido quando se trata de eletrónica so tenho um conhecimento base ,por isso espero que compreenda a maneira que lhe vou responder as suas questões.

Qual resistência do potenciómetro original de controlo de velocidade ?
- este pot possui 3 pinos e medindo os pinos das extremidades com o multímetro na escala 20k da me um valor de 4.89 (pot já removido da placa).

Qual resistência dos potenciómetros dos pedais ?
-estes também possuem 3 pinos cada e o do acelerador medindo os pinos das extremidades na escala 200k da me o valor de 28.0 e o do travão medindo os pinos das extremidades na escala 200k da me o valor de 29.1 ,mas ambos são idênticos por fora.

e aqui tem o link de um vídeo em que vi no youtube de um volante a ser convertido e que de certa maneira me levou a fazer esse projeto :https://www.youtube.com/watch?v=uxmlrW4QCo4 neste vídeo também poderá ver os pedais por dentro como funcionam (mesmo sistema dos meus).

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 31 Jan. 2018 22:27 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Pare fazer o que quer, sem saber mais nada e poder medir algo, terá de ser por tentativas.

Monte algo como a figura.
Terá de usar 4 resistências de 1 k ohm.

1 -m - 2 vão ligar ao circuito comando.

T e F representam os potenciómetros de andar para frente e trás dos pedais.
Anexos:

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 31 Jan. 2018 22:41 #5

claro que sim ,compreendo completamente sejam as tentativas que foram sem problema.
vou arranjar as resistências e assim que montar e tiver um resultado posto aqui no fórum.
Cumprimentos.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 31 Jan. 2018 23:03 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Antes de fazer as alterações e ainda com o potenciómetro de acelerar ligado ao comando, meça a tensão nos 3 terminais do potenciómetro:

1- na posição neutra

2- na posição máxima para a frente

3- na posição máxima para trás
Última Edição: 31 Jan. 2018 23:03 por zurca1599.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 05 Fev. 2018 22:36 #7

isto esta difícil de mandar a resposta porque o fórum não ta a permitir

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 07 Fev. 2018 14:14 #8

fiz a medição com o potenciómetro virado com a parte de trás para mim e com os pinos para cima e 1,2e3 a representar os pinos do potenciómetro.

na posição neutra.
1 mais o 2 igual a 2.54v
2 mais o 3 igual a 2.51v
1 mais o 3 igual a 5.05v

na posição máxima para a frente.
1 mais o 2 igual a 3.28v
2 mais o 3 igual a 5.05v
1 mais o 3 igual a 1.76v

na posição máxima para trás .
1 mais o 2 igual a 1.76v
2 mais o 3 igual a 5.05v
1 mais o 3 igual a 3.28v


NOTA: não consegui enviar mais cedo porque sempre que tentava enviar não dava ,ate descobrir que não podia usar os sinais de "mais" e "igual" na mensagem , mas que dor de cabeça já não sabia mais o que fazer enfim, mas aqui tem os valores espero que seja isto Obg.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 07 Fev. 2018 22:27 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Ok.

Experimente o circuito que lhe indiquei.

Penso que irá dar resultados que podem ser semelhantes e mais importante se o principio funciona.
Última Edição: 07 Fev. 2018 22:29 por zurca1599.

Converter volante e pedais pc/ps2 em controle para carro RC. 08 Fev. 2018 19:19 #10

sim funciona ,só tive foi que trocar os fios das pontas do potenciómetro do travão para fazer a inversão do sinal mas quanto aos valores são um pouco diferentes:

na posição neutra.
1 mais o 2 igual a 2.48v antes 2.54v
2 mais o 3 igual a 2.56v antes 2.51v
1 mais o 3 igual a 5.05v mantem-se igual

na posição máxima para a frente.
1 mais o 2 igual a 1.39v antes 3.28v
2 mais o 3 igual a 3.66v antes 5.05v
1 mais o 3 igual a 5.05v antes 1.76v

na posição máxima para trás .
1 mais o 2 igual a 2.82v antes 1.76v
2 mais o 3 igual a 2.24v antes 5.05v
1 mais o 3 igual a 5.05v antes 3.28v
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema