Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 13 Nov. 2019 19:07 #1

  • xeco
  • Avatar de xeco
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • pt  
  • Mensagens: 4
Boa tarde a todos!

Estou a tentar construir uma plataforma, em que tem um braço onde se anexa uma câmara e depois gira em torno da(s) pessoa(s). No fim envia a filmagem/fotos para o computador/tablet e é possível enviar para email ou redes sociais.
Algo deste género



A minha questão prende-se apenas com a parte eléctrica/electrónica, encarregando o software e estrutura para outras pessoas.
O que pretendo é que seja possível accionar o motor do braço da câmara remotamente (wireless) e também por comando (para também ser possível utilizar em zonas que não tenha wifi (se assim penso correctamente)), ao mesmo tempo que é accionada a câmara e seja possível ajustar a velocidade desse mesmo motor.
O braço da câmara poderá girar algum tempo, mas tem de reconhecer o ponto de partida, 180º e 360º, ou seja, se só se pretender fazer meia volta, uma ou 2 voltas, etc.
Depois a informação da câmara é enviada para o computador/tablet, de forma a poder ser tratada e enviada para email/redes sociais.
Parece-me um sistema que não é demasiadamente complexo, mas não sei como raio irei fazer isto.
Desde a comunicação do pc até ao controlador, até a ligação ao motor em si, assim como fazer o trigger à câmara e poder enviar os vídeos/fotos em tempo real para o pc/tablet.
Encontrei um vídeo que também pode dar umas pistas, mas como não sou um expert no assunto, todas as ideias/sugestões serão bem-vindas!:)



Desde já o meu muito obrigado!
Abraço,
Nuno
Última Edição: 14 Nov. 2019 11:06 por Rui. Motivo: Colocação de vídeo direto na mensagem

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 13 Nov. 2019 19:23 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Bem-vindo.

Uma sugestão.
Porque não manter a câmara fixa e rodar a pessoa através de plataforma rotativa.

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 13 Nov. 2019 19:42 #3

  • xeco
  • Avatar de xeco
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • pt  
  • Mensagens: 4
Muito obrigado! :)
A meu ver, acho que será mais fácil rodar o braço da câmara, primeiro pelo peso em si (o braço será mais leve que a estrutura com pessoas em cima), e também para evitar enjoos.

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 13 Nov. 2019 22:06 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Para controlo dos motores, posicionamento, comando remoto ou direto terá de usar sempre um interface. A única coisa que conheço que facilmente permite este controlo é o arduino ou o raspberry, o último enquadra-se melhor no controlo (wi-fi,eth etc etc). Vejas as possibilidades do arduino nesta introdução

www.electronica-pt.com/arduino
Última Edição: 14 Nov. 2019 11:10 por Rui. Motivo: remoção de vídeo já publicado no primeira msg do tópico

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 14 Nov. 2019 10:56 #5

  • xeco
  • Avatar de xeco
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • pt  
  • Mensagens: 4
Obrigado pela resposta Rui.
Okey, já estou a entender. Então tanto um, como o outro interface, é necessário programação, certo?
A título de curiosidade, tendo um Arduino já programado, é possível retirar o código do mesmo e copiar/colar noutro Arduino?
Esse vídeo está na minha descrição feita anteriormente :) Esse concerteza também terá esse tipo de interface, certo?
obrigado mais uma vez e um abraço

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 14 Nov. 2019 11:10 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Foi colocado o vídeo a abrir diretamente no primeiro post.

Sim é possível ler ou gravar o código do arduino embora existam alguns casos de código encriptado e ou código protegido mas que, no caso do arduino, são raros. O arduino é por defeito código aberto.

Aliás, já há código feito para o arduino para controlar um motor 360º, veja este tópico noutro forum

forum.arduino.cc/index.php?topic=317702.0

Embora neste casos seja melhor um motor continuo(passadeira de ginásio por exemplo), aliás, todo o circuito da passadeira pode ser usado neste projeto, a única coisa que mudará será a "esteira".
Última Edição: 14 Nov. 2019 11:18 por Rui.

Projecto para construir uma cabine de filmagem 360º 14 Nov. 2019 17:18 #7

  • xeco
  • Avatar de xeco
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • pt  
  • Mensagens: 4
A parte do Arduino irei investigar melhor..
Ficará mesmo só a faltar o resto :D
Muito obrigado!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema