Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: (AJUDA!) Driver para fita LED

(AJUDA!) Driver para fita LED 28 Abr. 2020 16:59 #1

  • Possani
  • Avatar de Possani
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 4 anos
  • br  
  • Mensagens: 1
Olá Pessoal.

Alguém poderia me ajudar com esse projeto?

Estou fazendo uma luminária de mesa que irá utilizar fita LED embutida. Acontece que eu não gostaria de colocar uma fonte externa para ligá-la, quero apenas um fio que saia direto para a tomada, mantendo o driver dentro da própria luminária, a maneira que eu encontrei que melhor atende a essa necessidade é fazer meu próprio driver, acontece que eu não possuo conhecimento em eletrônica nem elétrica.

Comecei pesquisando sobre as fitas em si e como elas são ligadas, e também como calcular a tensão e corrente do pedaço que irei retirar do rolo de 5m.

# Fita LED 3528 com 300LEDS (5m)
- LED: 3,2v 20ma
- 100 módulos de 3 LEDS ligados em série (parte onde pode cortar) e os módulos são ligados em paralelo entre si
Total da Fita: 12V 2A

# Irei usar apenas 1m da fita, então calculei o seguinte:
- 1m = 60 LEDS = 20 módulos
- Total: 12v 400ma (+20% de margem de segurança) = 480ma

Agora a parte de montar um circuito que reduza de 110/220v VAC para 12v VDC é que eu não faço ideia de como prosseguir. Encontrei aqui no site mesmo, esse esquema de ligação de LED em 110/220v que usa ponte retificadora (www.electronica-pt.com/luzes/led-220v-110v) mas eu não sei como calcular isso para adequar as necessidades do meu projeto.


Também abri dois drivers de lampadas LED que eu tinha aqui para tentar entender como funcionava o circuito, (vou postar aqui as fotos deles) o primeiro é de uma Lâmpada de LED (aquelas comuns mesmo) que usa os chips fixados numa chapa de aluminio e o segundo de uma luminária de teto que usa fita LED. Achei os dois circuitos bem parecidos e bastante compactos, mas não sei o que cada componente dele faz exatamente.

(circuito da lampada de LED)


1b.jpg


1c.jpg




(Circuito da luminária de teto com fita LED)


2.jpg


2b.jpg



Agradeço muito se alguém puder me ajudar.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema