Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 14 Ago. 2020 12:42 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Bom dia.

Fiz um eletrocutor para apanhar vespas asiáticas, com condensadores e diodos, igual ao esquema que envio, mas não está a resultar muito bem, pois, elas caem lá, ficam a espernear durante algum tempo, mas depois recuperam e vão-se embora. Pelas pesquisas que fiz a tensão de saída deve andar à volta de 1200 volts. Será que não é suficiente para as matar? Ou terei de trocar os condensadores por uns de maior capacidade para debitar maior corrente?

Bino.
Anexos:

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 14 Ago. 2020 21:14 #2

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Coloque uma foto do sistema pf

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 15 Ago. 2020 02:03 #3

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8048
  • Agradecimentos 3192
Bino escreveu:
Bom dia.

Fiz um eletrocutor para apanhar vespas asiáticas, com condensadores e diodos, igual ao esquema que envio, mas não está a resultar muito bem, pois, elas caem lá, ficam a espernear durante algum tempo, mas depois recuperam e vão-se embora. Pelas pesquisas que fiz a tensão de saída deve andar à volta de 1200 volts. Será que não é suficiente para as matar? Ou terei de trocar os condensadores por uns de maior capacidade para debitar maior corrente?

Bino.

Na entrada do circuito tem 220V .
Ligação a rede elétrica ?

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 16 Ago. 2020 21:15 #4

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite.

Amigo Divercentro, por incrível que pareça, ainda uso um telemóvel que não dá para tirar fotos. Por isso não posso pôr a foto aqui. Tenho que modernizar as minhas comunicações. Mas vou tentar colocar aqui um desenho do que fiz.

Também para responder à pergunta do amigo zurca 1599. Sim, está ligado à rede de 220V.

Como eu já mencionei no meu post acima, elas tocam na armadilha, caem no chão, estão um minuto ou dois espernear, depois começam a andar e pouco depois levantam voou e vão-se embora. Não sei se irão morrer noutro lado, mas não me parece.

Como se vê no desenho, fiz um aro em madeira, no qual teci fios de arame tipo arpa distanciados cerca de um centímetro uns dos outros. Os fios não são de cobre, são de arame que os apicultores usam nos quadros de cera das colmeias. Não sei se a resistência desse arame seja a causa de não estar a dar certo.

Obrigado a todos pela colaboração.

Bino.
Anexos:

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 16 Ago. 2020 21:43 #5

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Penso que o circuito na teoria quadruplica a tensão na pratica dá menos, deve ser pouco para as matar. O ideal seria aplicar um transformador de um equipamento microndas mas cuidado. Ou usar uma armadilha química existe explicações de como fazer no youtube
Última Edição: 16 Ago. 2020 21:44 por Divercentro.

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 16 Ago. 2020 22:51 #6

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite.

Obrigado, Divercentro. Essa é a minha opinião, aquilo deve ser fraco para as matar. Vou comprar uns condensadores de 470uF 680V para ver se a corrente é maior ou adicionar mais um condensador e um diodo para aumentar mais a tensão. O transformador de microondas além de pesado torna-se muito perigoso.

Bino.

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 18 Ago. 2020 12:40 #7

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1584
  • Agradecimentos 316
Parece que há no mercado uns equipamentos para as matar e funciona a 1250 volts. No entanto quem já experimentou disse-me que algumas ficam śomente atordoadas, algum tempo depois levantam voo de novo

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 18 Ago. 2020 15:30 #8

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358


Boa tarde Bino.

Eu penso que tem uma boa armadilha, só lhe falta o "fuzilamento"!

Tem dois aspetos:
1.º É de louvar as tentativas para dizimar esta praga, mais uma "asiática" e que está a destruir uma grande percentagem de colmeias.

2.º O circuito que montou, é de alto risco para os utilizadores, porque está ligado diretamente à rede eletrica 220V e também por estar exposto à intempérie. Vai ter problemas!

Mesmo assim, dou uma solução:

Por baixo da armadilha,onde elas caem, coloque um tabuleiro onde vai aplicar uma cola especial para ratos e insetos. As que cairem, jamias consguirão voar.

Cola para ratos e insetos

Encontra esta cola com facilidade.

Poderia dar-lhe outra ideia de um circuito alimentado a 12V e que produz tensão suficiente para matar a vespa, com uma corrente baixa.

Boa sorte

O trabalho dignifica o Homem

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 18 Ago. 2020 21:31 #9

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Um vizinho meu que tem abelhas, comprou um que funciona com uma célula solar de 6V e ele diz exatamente isso que o Divercentro escreveu. Mas ao invés do que foi sugerido pelo Electrohd usando cola, tem por baixo um tabuleiro com água.

Agradeço a preocupação do amigo Electrohd com a segurança das pessoas, mas o circuito tem um interruptor duplo que desliga os dois fios de saída quando tiver de ser manuseado. Além disso o circuito não está colocado ao ar livre, está junto a um telhado de uma varanda velha onde elas tentaram fazer um pequeno ninho. Está colocado a uma altura onde nenhuma criança lá chega e até mesmo um adulto só com um banco, mas se puder enviar o esquema desse tal circuito de 12V, eu agradeço.

Bino.

ELETROCUTOR PARA VESPAS ASIÁTICAS 19 Ago. 2020 00:53 #10

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6424
  • Agradecimentos 1567
Água e detergente. O detergente evita que as asas voltem a funcionar.
Fiquei curioso, os ninhos desta espécie não são sempre a grande altura, mais de 5-6 metros e apenas nas árvores?

O electrocutor não atrai as abelhas de mel e as outras vespas? Ou tem algum dispositivo que permita apenas as velutinas?

Estava convencido que a vespa asiática era maior mas, pelo que consultei agora mesmo não é maior, é ligeiramente mais pequena que a vespa comum mas com uma coloração mais escura. Por curiosidade aqui fica a ficha de identificação do ICNF e uma ilustração da National Geographic.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: identificacao_vespas.pdf
Tamanho do Ficheiro: 406 KB


A Vespa de patas amarelas, também conhecida como a Vespa Asiática, Vespa velutina, é predominantemente preta com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela no primeiro segmento. Quando é observada de frente, a sua cabeça é laranja e as suas patas são amarelas nas pontas. Mede entre 17 e 32mm.

Última Edição: 19 Ago. 2020 01:42 por Rui.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema