Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: como ler provador de flyback

como ler provador de flyback 10 Fev. 2010 23:01 #1

Eu gostaria de saber se alguém pode me ajudar, montei um provador de flyback de vu só que não
estou conseguindo entender como leio quando as bobinaas estão boas em cutro etc... me ajudem
por favor.

Re: como ler provador de flyback 11 Fev. 2010 08:31 #2

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Bom dia Miguel

Não informas qual o circuito que estás a utilizar, mas por norma todos acompanham instruções de utilização.
Também é um teste que só com a prática nos vamos adaptando a ele e é aconselhável fazer ensaios com transformadores bons e com defeito.

Por exemplo: nos transformadores para TV de 100Hz o teste dá-te valores disparatados, mas porque está preparado para os 50Hz. (isto só para ficares à defesa).

Consulta este projeto:
www.comunidadelectronicos.com/proyectos/probador-fb.htm

Eu acho este particularmente fácil e muito eficaz, no entanto eliminei a fonte de alimentação para se tornar mais pequeno e como todo o técnico deve ter uma fonte regulável de 0 a 30 ou 50V, é só alimenta-lo a 24 e utilizar um 7812 para o 555.

O facto de estares a utilizar um VU meter, acho bem mas tens que calibra-lo.
Como o projecto determina um miliamperímetro de 500mA, provavelmente terás que utilizar uma resistência shunt para um FS (fim de escala) 500mA e depois marcar as referências 100-200-300-400 e 500, para conseguires ler.

Atenção: tal como o autor teve o cuidado de referir, este teste deve ser feito por técnicos habilitados e respeitando todas as regras de segurança. Qualquer acidente proveniente desta experiência, é da inteira responsabilidade de quem a executar.

Cumprimentos
Jose Luis

Re: como ler provador de flyback 12 Fev. 2010 13:20 #3

EU MONTEI ESTE TESTE DE FLYBACK DA FOTO SÓ QUE ESTOU COM UMA DÚVIDA
COMO LEIO O VU PARA SABER SE AS BOBINAS ESTÃO BOAS EM CURTO ETC...
ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema