Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão?

Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão? 06 Abr. 2011 16:57 #1

  • jrvf
  • Avatar de jrvf
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Viva

Tenho um problema numa pequena instalação eléctrica e não tenho conhecimentos suficientes para terminar com segurança. Penso que a dúvida é simples e que para a maioria de vocês é mesmo banal.
Peço desde já desculpas pelo meu mau vocabulario técnico no que respeita a electricidade (sou apenas um utilizador e curioso).

Problema: Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão?
Proposito: Desligar um conjunto de de aparelhos de outra ponta de quarto com um interruptor!

Material Adquirido:

- um cabo (3 fios)



- uma extensão



- um interruptor



De facto comprei 3, mas todos "ofereciam" o mesmo problema. É o que dá ir aos AKI e Max-Mat sozinho!
Mostro agora imangens deste exemplo de interruptor "por dentro"






Podemos verificar que ele só tem "um corte". Como se trata de uma extensão, nunca sabemos qual "fio" estamos a cortar, se o fase ou se o neutro, (verdade?!) uma vez que depende da posição que ligamos a extensão à tomada.
Pensando um pouco no assunto, isto parece-me ser inseguro, uma vez que estando a cortar apenas o fio neutro, os aparelhos continuam a receber tensão ainda que se corte corrente (verdade?!)
Uma vez que não quero nenhum tipo de explosão, alguém sabe qual o procedimento correcto numa situação destas?

Qual uma solução simples para este problema?!

Desde já, muito obrigado pela atenção!

Re:Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão? 06 Abr. 2011 19:26 #2

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
Olá colega B)

Por o que percebi querer criar uma extensão, mas esta com problemas no tipo de botão, como já comprou de contacto simples não tem solução a não ser interromper o fio castanho a não querer dizer que vai interromper a fase tudo depende da fixação dos fios na tomada da parede.
E como disse e disse bem se inverter a tomada macho vai trocar as fases, ai todos os aparelhos que estão ligados vão estar com tenção e corrente.
A solução para resolver isso e um interruptor de contacto duplo assim corta as duas fases.
Em geral todas as extensões só têm um corte de fase. Todo depende do que pretende ligar na extensão que tipo de aparelhos?

Re:Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão? 06 Abr. 2011 22:18 #3

cuidado se não sabe não mexa já arderam casas por extensões mal construidas ou mal utizadas. nos supermercados
e por a lgums € existem extensões com tomadas multiplas e com protecções.


cumpts

Re:Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão? 06 Abr. 2011 22:43 #4

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
ola colega
esse tipo de acidentes e uma realidade mas se for material de qualidade e dificil isso acontecer.
nao use nada dos chinas
abraço

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema