Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão?

Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão? 06 Abr. 2011 16:57 #1

  • jrvf
  • Avatar de jrvf
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Viva

Tenho um problema numa pequena instalação eléctrica e não tenho conhecimentos suficientes para terminar com segurança. Penso que a dúvida é simples e que para a maioria de vocês é mesmo banal.
Peço desde já desculpas pelo meu mau vocabulario técnico no que respeita a electricidade (sou apenas um utilizador e curioso).

Problema: Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão?
Proposito: Desligar um conjunto de de aparelhos de outra ponta de quarto com um interruptor!

Material Adquirido:

- um cabo (3 fios)



- uma extensão



- um interruptor



De facto comprei 3, mas todos "ofereciam" o mesmo problema. É o que dá ir aos AKI e Max-Mat sozinho!
Mostro agora imangens deste exemplo de interruptor "por dentro"






Podemos verificar que ele só tem "um corte". Como se trata de uma extensão, nunca sabemos qual "fio" estamos a cortar, se o fase ou se o neutro, (verdade?!) uma vez que depende da posição que ligamos a extensão à tomada.
Pensando um pouco no assunto, isto parece-me ser inseguro, uma vez que estando a cortar apenas o fio neutro, os aparelhos continuam a receber tensão ainda que se corte corrente (verdade?!)
Uma vez que não quero nenhum tipo de explosão, alguém sabe qual o procedimento correcto numa situação destas?

Qual uma solução simples para este problema?!

Desde já, muito obrigado pela atenção!

Re:Como colocar um interruptor "no inicio" de uma extensão? 06 Abr. 2011 19:26 #2

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
Olá colega B)