Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: DVD Grundig GDP1400 - Não liga

DVD Grundig GDP1400 - Não liga 12 Abr. 2013 09:59 #1

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Boas, precisava de uma ajuda para ver se conseguia reparar a placa da fonte do DVD Grundig GDP1400.
Já troquei o Integrado ICE2A0565 só não troquei o transistor NPN 2N5551 porque está esgotado. Mas tirei-o fora e com o multímetro ele parece estar a funcionar não está em curto e conduz e corta nos sentidos corretos. Eu só fico desconfiado porque a placa de baquelite está queimada á volta dele o que sugere um sobre aquecimento. Já estive a a seguir o esquema e a medir o diversos componentes mas estou completamente sem ideias do que possa estar mal.
Obrigado.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: DVD_GRUNDIG_GDP_1400___Imagens.pdf
Tamanho do Ficheiro: 427912
Última Edição: 12 Abr. 2013 10:07 por clipept.

Re:DVD Grundig GDP1400 - Não liga 12 Abr. 2013 11:45 #2

  • varandas
  • Avatar de varandas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • -- Keep your Mind Open -- The Truth is Out There
  • pt  
  • Mensagens: 142
  • Agradecimentos 4
:) Bom dia colega clipept
Não sei se o amigo tem multimt. com a função teste de transístores. Em caso afirmativo meça o hfe do 2N5551 (pelo que disse o teste que fez não é o mais fiavel) Quanto ao transistor pode encontra-lo aqui
Verifique bem os electrolitricos e limpe cuidadosa/ a placa à volta do transístor com uma escovinha macia (poderá ter algum carvão ou sujidade). Veja tb os zeners Z901/902.
Faça uso da Lâmpada Série e sec. Transf em aberto.

Bom trabalho

Re:DVD Grundig GDP1400 - Não liga 12 Abr. 2013 14:54 #3

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Muito obrigado pela resposta. Eu já medi o hfe do transistor e deu-me 137 os electrolítico também parecem estar dos OK. Os Zener parecem estar bons. O uso da lâmpada em série não é só para quando existe algum curto circuito? Eu consigo alimentar o circuito, e consigo medir +309VDC no perno 5 e 4 do transf. em relação à massa.

Re:DVD Grundig GDP1400 - Não liga 12 Abr. 2013 17:13 #4

  • varandas
  • Avatar de varandas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  • -- Keep your Mind Open -- The Truth is Out There
  • pt  
  • Mensagens: 142
  • Agradecimentos 4
Boas
O pino 4 nunca pode ter os 309 VDC com o integrado a oscilar.
Este integrado, que já inclui um MOSFET, no momento de condução é quase um “curto” e coloca o terminal 4 do trf com uma tensão próxima de 0.
Verifique todos os componentes passivos à volta do IC incluindo o fotoacopulador. Pelo que a entender na foto o IC esta montado num suporte. Verifique os contactos.
A lâmpada em série é para prevenir "curtos", pode e deve ser usada sempre.
Bom trabalho
Última Edição: 12 Abr. 2013 17:15 por varandas.

Re:DVD Grundig GDP1400 - Não liga 17 Abr. 2013 13:46 #5

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Boas, sempre havia algo de errado à volta do IC, era o condensador C908 de 47uF que baixava a tensão do zener para os 12v que não eram suficientes para o IC trabalhar. Substitui o condensador e a tensão subiu para os 15v e já está tudo a trabalhar. Apesar disso noto um grande aquecimento no IC, no transistor Q901 e no transformador. Mas esteve cerca de uma hora a trabalhar e não rebentou com nada...
Muito obrigado pela ajuda amigo varandas.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema