Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem

TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 27 Abr. 2013 18:14 #1

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Boas, mais uma vez venho aqui pedir ajuda para ver se consigo reparar uma TV Mitsai Techno 70 com chassis PT92. A avaria inicial era que quando se ligava a televisão ela tentava arrancar duas vezes e depois entrava em standby. Depois verificar vários pontos sugeridos aqui no site cheguei á conclusão que teria de arriscar a mudar o TDA6107Q. Mas quando fui comprar deram-me um equivalente o TDA6107JF. Substitui o integrado e a partir dai a Tv já se mantém ligada mas só dá som e o ecran fica escuro. Será que é do TDA6107JF? Vou ter que arranjar mesmo um TDA 6107Q?

Obrigado.

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 28 Abr. 2013 16:47 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega clipept , bom dia !!! B)

Não sendo um componente da série CHING-LING ( FALSIFICADO ) não tem problema, podem ser usados normalmente um no lugar do outro e vice-versa.
Sugiro que verifique a linha de ABL e o circuito de EHT.
É muito comum a alteração de resistores de valores elevados.
Verifique,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 29 Abr. 2013 15:58 #3

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Muito obrigado pela resposta.
Mas como não tenho experiência em reparação de TV's podia-me dizer qual é a linha de ABL e o circuito de EHT? Já agora como regulo o G2 ( Tensão de screen), è o Potênciometro de baixo do transformador de linhas?

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 29 Abr. 2013 17:12 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega clipept , meus cumprimentos. B)

Sendo assim,recomendo que pesquise um pouco,veja este exemplo:
Circuito ABL
O circuito de ABL ou Limitador de Brilho Automático tem por função principal , limitar a corrente máxima circulante pelo cinescópio,protegendo-o.
O circuito EHT ou de Tensão Extra Alta se refere às tensões secundárias do T.S.H. ( Transformador de Saída Horizontal ),principalmente as de Fóco , G2 ou Screen e a MAT ( Muito Alta Tensão ) do Anôdo do cinescópio.
Sim,é o potenciômetro de baixo no corpo do T.S.H.,deve de estar inscrito em relevo no mesmo e acima fica o de Fóco.
Querendo uma melhor ajuda,diga ou poste aqui o diagrama elétrico que você está usando para sincronizarmos os raciocínios.
Valeu , aguardo seus apontamentos.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!
Última Edição: 24 Nov. 2015 20:47 por Rui.

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 29 Abr. 2013 21:21 #5

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Muito obrigado pela ajuda. Vou tentar assimilar tudo, e partir para a pesquisa da avaria. Entretanto vou anexar o esquema que estou a seguir.

Inté :)

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Esquema_chassis_PT92g___Plano_Geral.pdf
Tamanho do Ficheiro: 577030

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 30 Abr. 2013 11:53 #6

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Nota: O ecran só fica totalmente escuro quando passo um video através do canal de AV. Se estiver selecionado um canal de RF aparece flashs de imagem de estática e também se consegue ver o OSD. Não sei como reagiria se captasse um sinal de TV. Mas como agora só há transmissões de TDT só dá para usar o canal de AV. Ainda não tive oportunidade de ir mexer no bicho, penso que só amanhã vai ser possível. Entretanto vou estudando um pouco e fazer um plano de verificações.

Mais uma vez obrigado colega Vosdor!
Última Edição: 30 Abr. 2013 11:58 por clipept.

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 30 Abr. 2013 17:32 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega clipept , boa tarde !!! B)

Obrigado por postar o diagrama , já o baixei e arquivei .
Como você trocou o C.I TDA6107Q , conferiu se o mesmo está sendo alimentado no pino 6 ???
Seria bom postar as tensões dos pinos deste C.I.,ajudaria mais à raciocinar o problema.
Tem tensão de screen nas grades G2 no ponto VG2 S004 ??
Valeu,aguardo seu retorno.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Abraços.
Fui !!

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 06 maio 2013 20:52 #8

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Olá amigo Vosdor, desculpe não ter respondido mais cedo mas não tenho tido tempo para organizar as ideias. Como tinha dito eu realmente mudei o IC TDA 6107Q pelo TDA6107JF e a TV só não dava a imagem dava só o som. Agora quando voltei a ligar a tv voltou a avaria inicial. Tenta arrancar duas vezes (led fica verde) e depois volta para standby. Agora já não sei para que lado me virar. Se calhar o novo IC também já foi á vida... Obrigado.

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 07 maio 2013 18:03 #9

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega clipept , boa tarde !!! B)

Sim , é bem possível que o C.I. TDA 6107Q tenha entrado em curto e consequentemente gera o desarme pelo circuito de proteção.
Desligue o pino 6 do mesmo e verifique a estabilização da fonte de alimentação,caso isso ocorra , é a confirmação do curto-circuito no C.I..
Caso contrário,poderá ser curto na saída horizontal provocando o desarme da fonte , para confirmar , basta desligar o pino 2 do T.S.H. ( Transformador de Saída Horizontal ) e verificar o valor da tensão do +BOUT em cima do capacitor CD01 de 10uF ou (47uF) /250volts.
OBSERVAÇÃO : Se mexeu no potenciômetro de G2 ( screen ) ,reduza o ajuste,pois também gera o desarme quando muito excitado.
Se possível poste as tensões verificadas,elas são de fundamental importância em qualquer análise em Eletrônica.
Valeu ,aguardo seu retorno.
Abraços.
Fui !!

Re:TV mitsai Techno 70 - Chassis PT92 - Sem imagem 09 maio 2013 21:56 #10

  • clipept
  • Avatar de clipept
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 25
Olá colega Vosdor, mais uma vez desculpe a minha demora. Mas estou com algumas dúvidas:

1ª - Qual melhor método para desligar os pinos quer do TDA quer do transformador, retirar a solda com o chupa soldas, assegurando que deixa de haver contacto entre o pino e a pista?

2ª O T.S.H. é o transformador de Flyback? (WD2)

Sendo assim, desligando o pino 6 do TDA6107Q, fica tudo na mesma, quando ligo o led fica verde durante 3 seg. ouve-se o cinescópio ligar por duas vezes e volta a standby.

Depois desliguei o pino 2 do WD2 e medi a tensão no condensador CD01 = 146VDC.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema