Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO)

AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO) 07 Mar. 2014 21:19 #1

Tenho uma TV Toshiba 2083BAV - U10. As vezes liga normalmente, porém após algum tempo some a imagem, ficando uma lista branca ao centro (horizontalmente) e a tela preta, som funcionando normalmente.

AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO) 07 Mar. 2014 21:30 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6427
  • Agradecimentos 1568
Se a risca é horizontal é o circuito vertical que tem problema não o do horizontal.
Consulte um técnico de sua confiança, se o problema não for resolvido rapidamente, a avaria que pode ser de fácil resolução, tem uma enorme possibilidade de se agravar.

Vertical - Abre a imagem na vertical, se não funcionar aparece isto



Horizontal - Abre a imagem horizontalmente e possibilita o funcionamento de vários circuitos, se não funcionar o aparelho não vai funcionar

Apenas nos casos de saída para as defletoras é possível verificar uma falha na abertura horizontal, nos outros casos o aparelho nunca funciona ou funciona com falhas graves.
Última Edição: 07 Mar. 2014 21:35 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Mauricio Cruz

AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO) 07 Mar. 2014 22:01 #3

Estimado Rui.

Seria também ser problema de solda fria?

Grato.

AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO) 07 Mar. 2014 22:06 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6427
  • Agradecimentos 1568
Poder pode, agora é comum existirem tentativas de reparação ressoldando que vão criar problemas mais graves e, sem ser verificado, o problema pode ter outras origens, placa partida(estalada), semicondutor intermitente, falha nas defletoras etc etc.

Se achar que tem conhecimentos para mexer, o aparelho é seu, no entanto fica o alerta que os danos que pode causar podem transformar uma avaria mínima em algo caro de difícil resolução.

Não esquecer que na placa das TVS existem tensões muito elevadas que podem por em risco a sua própria vida... vale a pena arriscar ?
Última Edição: 07 Mar. 2014 22:07 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Mauricio Cruz

AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO) 07 Mar. 2014 22:12 #5

Prezado Rui.

Como se trata de um aparelho antigo, e eu estou iniciando meus estudos nessa área, creio que seria interessante arriscar.

Grato.

AS VEZES AO LIGAR SÓ FICA COM UMA LISTA NO MEIO(HORIZONTAL FECHADO) 07 Mar. 2014 22:20 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6427
  • Agradecimentos 1568
Comece pela base, existem aqui artigos no site sobre o funcionamento da tv.
Acima de tudo, existem coisas básicas que deve entender, Lei de ohm, funcionamento dos circuitos cc, como funcionam os díodos, condensadores, resistores.

Repare, consegui ter a noção apenas pelo tópico que não tinha conhecimentos de eletronica e do funcionamento da tv. A eletrónica exige alguma formação antes de mexer, existe coisas básicas sem que, sem o seu conhecimento, apenas vamos reparar alguma coisa por acaso. Perder umas horas estudando, usar esses conhecimentos para efetuar pequenas montagens é um ponto de partida.
Normalmente faço esta pergunta, se o que eu vou reparar fosse um avião, depois de eu mexer iria voar nele ?
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Mauricio Cruz

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema