Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: TV Samsung cb-20f12t

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 11:58 #1

  • rafa805
  • Avatar de rafa805
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 2
Boas. Ora tenho esta TV avariada, e depois de abrir vi que onde a "ventosa" do transformador de linhas encaixa no CRT, estava com bastantes faiscas. Pensei que fosse o transformador em si, até porque quando desliguei a "ventosa" já tinha ferrugem naquelas duas pontas de ferro que tem, e então calculei mesmo que fosse o transformador. Como tinha um igual aqui troquei logo, mas depois de montar fazia faisca na mesma, em menor quantidade mas fazia na mesma. A minha questão é se pode ser o proprio ecrâ, o vidro digamos assim, que esteja estragado? É uma coisa que possa avariar?

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 12:25 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde.

Nesta situação, não era necessário proceder à substituição do transformador.

Havendo falta de isolamento e mau estado geral da chupeta de MAT (Muito Alta Tensão), deveria mudar apenas a chupeta.

No entanto há um teste que deve ser feito para ter a certeza de que a tensão de MAT não está acima dos valores recomendados; que é medir o valor do B+ (alimentação do coletor do transistor de saída de linhas).
Deve baixar o esquema do TV e proceder a esta medida. Penso que a fonte não está a regular, sendo a possível causa do seu problema.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 13:41 #3

  • rafa805
  • Avatar de rafa805
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 2