Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: TV Samsung cb-20f12t

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 11:58 #1

  • rafa805
  • Avatar de rafa805
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 2
Boas. Ora tenho esta TV avariada, e depois de abrir vi que onde a "ventosa" do transformador de linhas encaixa no CRT, estava com bastantes faiscas. Pensei que fosse o transformador em si, até porque quando desliguei a "ventosa" já tinha ferrugem naquelas duas pontas de ferro que tem, e então calculei mesmo que fosse o transformador. Como tinha um igual aqui troquei logo, mas depois de montar fazia faisca na mesma, em menor quantidade mas fazia na mesma. A minha questão é se pode ser o proprio ecrâ, o vidro digamos assim, que esteja estragado? É uma coisa que possa avariar?

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 12:25 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde.

Nesta situação, não era necessário proceder à substituição do transformador.

Havendo falta de isolamento e mau estado geral da chupeta de MAT (Muito Alta Tensão), deveria mudar apenas a chupeta.

No entanto há um teste que deve ser feito para ter a certeza de que a tensão de MAT não está acima dos valores recomendados; que é medir o valor do B+ (alimentação do coletor do transistor de saída de linhas).
Deve baixar o esquema do TV e proceder a esta medida. Penso que a fonte não está a regular, sendo a possível causa do seu problema.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 13:41 #3

  • rafa805
  • Avatar de rafa805
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 2
Eu achei estranho continuar com aquela fuga porque o transformador que lá montei no televisor onde se encontrava não tiha fuga. Então significa que aquela fuga pode ser derivada da corrente no B+ estar mais alta do que é normal? Peço desculpa por alguma bacorada mas eu não sou bem tecnico.

TV Samsung cb-20f12t 31 Mar. 2014 18:59 #4

  • Manuel Cunha
  • Avatar de Manuel Cunha
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • PARTILHA DE SABERES.
  •   
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 21
Por vezes substituir os componentes não basta. É necessário limpar muito bem o vidro à volta do orifício onde encaixam as molas da ventosa. Com o tempo vai ganhando uma crosta que humedecendo provoca as tais descargas.
Para uma boa limpeza poderá usar lixa 0.
Boa Sorte.
Cumprimentos.
M.C.

TV Samsung cb-20f12t 01 Abr. 2014 01:44 #5

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite Manuel Cunha:
Nao podia deixar de intervir neste tópico depois de
ver as excelentes recomendaçoes do meu colega e amigo
Electrohd.
Recomendar nada menos que no espaço " NAO SOU TÉCNICO"
utilizar LIXA O para limpar o ánodo do TRC e realmente
um despropósito.
Agradeço verifique suas dicas,para nao desacreditar
o nosso fórum.
Meus cumprimentos.

TV Samsung cb-20f12t 01 Abr. 2014 08:21 #6

  • Manuel Cunha
  • Avatar de Manuel Cunha
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • PARTILHA DE SABERES.
  •   
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 21
inadim escreveu:
Boa noite Manuel Cunha:
Nao podia deixar de intervir neste tópico depois de
ver as excelentes recomendaçoes do meu colega e amigo
Electrohd.
Recomendar nada menos que no espaço " NAO SOU TÉCNICO"
utilizar LIXA O para limpar o ánodo do TRC e realmente
um despropósito.
Agradeço verifique suas dicas,para nao desacreditar
o nosso fórum.
Meus cumprimentos.
Caro colega:
Não vou entrar em discussões técnicas e melhores soluções para cada caso.
Mas deixe que lhe diga que ao longo da minha carreira profissional de décadas de técnico e formador, depararam-se-me dezenas de casos de soluções aberrantes para "isolarem" fugas de M.A.T., aplicando colas, e que por vezes uma boa limpeza da área envolvente da tomada do ánodo resolvia.Para o efeito nada melhor que algo abrasivo.
Mas pronto, cada um faz o que sabe e como pode.
Cumprimentos.
Manuel Cunha (TEVELUX).

TV Samsung cb-20f12t 01 Abr. 2014 12:39 #7

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Olá, boa tarde ao Rafa805, Manuel Cunha e Inadim;

A minha intervenção teve como objetivo alertar o Rafa805 de que existem riscos no manuseamento e teste em TV CRT que vão para além do choque elétrico, a saber: as radiações de RAIO-X.

Sempre que um "meio" (superfície interna do cinescópio) é bombardeado por um feixe de elétrons , existira a emissão de radiações , dentre elas a conhecida por RAIO-X . Obviamente que seus efeitos no organismo dependem de dois fatores: a INTENSIDADE , e a PERMANÊNCIA da exposição. A intensidade de raio-x emitida por um cinescópio de TV bem ajustado pode-se afirmar que é MUITO PEQUENA (mas ela existe sim) . Por outro lado , é uma boa prática manter-se sempre a "distancia" do cinescópio , especialmente se vc vai permanecer nesta posição por "longos períodos" (idem para o monitor do computador) , pois além da "exposição" as emissões , o "stress" visual pode também ser prejudicial .

Se a tensão de B+ estiver acima do valor recomendado, terá como consequência um incremento na tensão de MAT.
Tecnicamente, deve começar por confirmar esta tensão (B+) para ter a certeza de que está a trabalhar em segurança.

Aguardo a resposta do Rafa805.

Um abraço a todos
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Manuel Cunha

TV Samsung cb-20f12t 02 Abr. 2014 15:23 #8

  • rafa805
  • Avatar de rafa805
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 2
Eu peço desculpa por algumas lacunas no meu conhecimento, mas só para ver senão me engano, para medir esta tensão, meço entre a terra do televisor e aquele pin mais isolado do transformador de linhas correcto?

Cumprimentos.

TV Samsung cb-20f12t 02 Abr. 2014 16:07 #9

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde rafa805,

Se não tem os conhecimentos básicos para intervir com segurança neste circuito do TV, aconselho-o a encaminhar o seu TV para uma assistência da sua confiança.

Este circuito envolve tensões que podem ser superiores a 30 000V e é melhor não arriscar.

Um bem haja
O trabalho dignifica o Homem

TV Samsung cb-20f12t 02 Abr. 2014 18:53 #10

  • rafa805
  • Avatar de rafa805
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 2
Eu compreendo, apesar de ter bastante cuidado quando mexo nesto tipo de coisas percebo o seu ponto de vista. Contudo também tenho bastante vontade de aprender, e algum dia terá de ser a primeira vez, e gostava bastante de conseguir ser eu a reparar a televisão, se me poder dizer apenas como fazer esta medição eu agradecia, contudo senão se sentir a vontade eu compreendo perfeitamente e desde já agradeço toda a ajuda prestada.

Cumprimentos.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema