Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Pioneer DEH-P4180SD não liga

Pioneer DEH-P4180SD não liga 20 Dez. 2017 16:28 #1

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Tenho Esse toca cd DEH-P4180SD, e não está ligando. O problema se deu que ao conectar o aparelho ao carro, estava funcionando corretamente. Porém, o fio da antena não estava totalmente isolado. Queimou o fusível do carro, e o aparelho não está ligando. Nem sinal de luzes nada. O fusível do aparelho já certifiquei que não queimou ? Alguma dica inicial da manutenção ? diodo ? transistor regulador de tensão ?
Última Edição: 20 Dez. 2017 16:29 por nelnar.

Pioneer DEH-P4180SD não liga 20 Dez. 2017 17:30 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6425
  • Agradecimentos 1568
Terá de verificar o circuito de funcionamento... Quando um carro não funciona pode ser falta de gasolina, bateria, fusivel queimado... etc etc

Tal como em outra qualquer reparação terá de ser verificado o circuito e nunca por suposição... tentar adivinhar em eletricidade e eletronica é queimar o que ainda estava bom
Última Edição: 20 Dez. 2017 17:31 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: nelnar

Pioneer DEH-P4180SD não liga 20 Dez. 2017 17:48 #3

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Obrigado por sua resposta. Não sou técnico em eletrônica. sou sim curioso e não tenho preguiça em tentar corrigir um problema elétrico. Tenho multímetro, capacímetro, ferro de solda e muita paciência. Porém, o que você disse, com certeza tem que se levar em consideração e muito. Porém, talvez, alguém, tivesse uma luz certeira para substituição de um componente.

Pioneer DEH-P4180SD não liga 20 Dez. 2017 18:15 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6425
  • Agradecimentos 1568
Algumas vezes à dicas de problemas que aparecem de forma frequente mas, essas dicas, exigem sempre que se faça a leitura dos parâmetros de funcionamento. Se tem multímetro, deve seguir a tensão de entrada e verificar onde ficou interrompida. Só depois solicitar uma dica.. Tipo, "vamos supor que tem um fusível interno", a tensão chega ao FUS. e não passa dali. ou, troco o fusível e volta a queimar.

Pioneer DEH-P4180SD não liga 04 Jan. 2018 00:43 #5

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Começando os testes para tentar identificar o componente com problema:
Abri o aparelho, retirei o toca cd.
Alimentei o aparelho com uma fonte de 12v e 1 amper.
Com saída positiva da fonte alimentei os fios amarelo e vermelho do aparelho, e o negativo alimentando o carcaça negativa do aparelho (terra).

os primeiros componentes testados:

NJM2388F tem 4 termnais, sendo
1 - V (in)
2 - V (out)
3 - GND
4 - ON/OFF CONTROL

Com a ponta de prova vermelha do multimetro (positiva) mediu 12V
já no pino 2 - mediu 0v.
Pergunto, será o problema nesse componente ? Não teria que ter uma saída maior ?

Testei dois outros transistores NPN 2SD2396: sendo
1 - B
2 - C
3 - E

O primeiro transistor mediu 5v.
No segundo transistor mediu 0v.

Agora, não sei se um componente depende do outro a alimentação ?

Medi também a tensão em alguns diodos, alguns tinham vontagem 12v, outros, 5v, e outros, não havia passagem de energia.

Com muito cuidado e sem danificar as trilhas da placa, retirei os transistor NPN 2SD2396 para fazer os testes mais precisos, porém, aparentemente estão normal, pois, somente condus com a ponteira vermelha do multimetro digital na base para o emissor e o coletor, e os números que aparecem no múltimetro são quase semelhante entre os dois transistor ?

Nota: tenho o manual de serviço do aparelho.

Pioneer DEH-P4180SD não liga 04 Jan. 2018 01:05 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Coloque aqui o manual de serviço que está a seguir pois assim alguém poderá tentar ajudar

Pioneer DEH-P4180SD não liga 04 Jan. 2018 01:21 #7

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
segue fotos do manual, vou ver se consigo colocar o pdf inteiro.
Anexos:

Pioneer DEH-P4180SD não liga 04 Jan. 2018 15:33 #8

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Incluindo o pacote inteiro do manual de serviço:
Anexos:

Pioneer DEH-P4180SD não liga 04 Jan. 2018 18:53 #9

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Ainda sem respostas !!! mas, tenho esperanças que virá. Com referencia a CI PAL007C MOSFET, tem como testar se está funcionando corretamente ? de preferencia na placa ? Será que poderia ser esse componente que não faria ter o retorno para o componente NJM2388F84, considerando que esse componente são interligados.

Pioneer DEH-P4180SD não liga 05 Jan. 2018 00:26 #10

  • nelnar
  • Avatar de nelnar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • br  
  • Mensagens: 7
Pronto. Resolvido. Troquei a CI PAL007C,por PAL007A, é que encontrei esta CI em minha cidade, e pelo que pesquisei é equivalente e o aparelho está funcionando. Imaginei que o curto do fio de antena é ligado diretamente nessa CI, diante disso arrisquei substituir e deu certo. Obrigado a todos.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema