Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: problema com módulo receptor 4 canais/ central q26a proteco

problema com módulo receptor 4 canais/ central q26a proteco 26 Jan. 2018 21:38 #1

Boas !

Tenho um portão de batente com duas folhas já há vários. Sem grandes problemas até á data com excepção de alguns inconvenientes por causa das fotocélulas, porque com lixo ou outras coisas deixavam de dar sinal constantemente. Outro problema é que os pilares não eram de esquadria e os ângulos de abertura não eram os ideiais e começavam as folhas a ficar dessincronizadas com o tempo.

Entretanto esses problemas pioraram no último ano, entretanto consegui resolver o problema dos pilares mas não os das fotocélulas. Resolvi desativar as fotocelulas e cometi o erro de desligar os fios sem tirar uma foto antes e para além disso desprogramei o comando. Entretanto agora consegui pôr os portões a funcionar como queria, o problema é que agora a placa não reconhece os comandos remotos, isto porque também desliguei ,sem saber o que fazia, o módulo receptor de sinal, e deduzo que seja por isso que o sinal não chega. Entretanto não sei como o voltar a ligar

A Central é um modelo Q26a da Proteco, não consigo encontrar manuais on-line para ela mas é muito similar á Q60a. Eu conseguir memorizar o comando, e quan do carrego no botão do comando pisca levemente a led na central mas não há o clic habitual nem qualquer movimento dos motores.


As minhas perguntas são duas :

- Dá para funcionar com os motores sem as fotocelulas certo? é que dão mais trabalho do que o que valem!



- o receptor tem 10 pernos de ligação (2 por cada canal) e mais dois que serão da alimentação. na central para dar sinal para abrir os portões basta unir os pernos 1 e 7. então como seriam as ligações no receptor para dar o sinal. e a alimentação achoq eu antes vinha das fotocélulas! sei que é dificil mas conseguem ajudar-me assim? e ainda faltaria programar o receptor para o comando. será melhor comprar outro? é que não consigo encontrar este modelo na net para perceber como fazer


Obrigado desde já !

problema com módulo receptor 4 canais/ central q26a proteco 26 Jan. 2018 22:17 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Bem-vindo.


Veja se é isto que precisa.
Anexos:
Última Edição: 26 Jan. 2018 22:24 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, Electrohd

problema com módulo receptor 4 canais/ central q26a proteco 27 Jan. 2018 20:51 #3

esses esquemas são da central de comando. a que eu tenho é uma q26a que é praticamente igual a esse esquema da q60a. E eu tenho as ligações da central como pede aí. e neste momento se eu conectar o borne 1 com o borne 8 o portão abre ou fecha como é suposto. O problema é não funcionar com o comando. E o comando eu memorizo-o como explica aí no esquema do q60a e a central assume o comando na memória dos comandos gravados. mas depois ao tentar abrir o portão com o comando ela não faz nada , embora pisque a luz do menu.

e eu não percebo nada disto , mas se para abrir o portão preciso que haja conexão entre o borne 7 e 8 suponho que tenha que conectar alguns fios nesses bornes ligados ao tal modo receptor que eu retirei por engano.


como disse antes esse modulo receptor tem 4 canais e 2 bornes por canal e depois mais dois bornes para a alimentação (24V /GND). Então suponho que teria que ligar os bornes 1 e 8 da central a alguns dos bornes do modulo e depois ligar a alimentação do modulo possivelmente aos bornes das fotocelulas. mas não tenho a certeza se é assim e quais os bornes certos para ligar os vários fios. para além disso o módulo receptor tem depois 1 botão preto e um vermelho que servirão para sincronizar com o comando , mas sem manual de instruções não será fácil fazê-lo.


o que pedia , a quem pudesse , era que olhassem para esse esquema do q60a, e ver como posso fazer essa quebra nas ligações entre o borne 1 e 8. porque se estiver sempre um fio a liga-los o portão vai estar sempre a abrir e a fechar sem parar. Têm que ser ligados ao tal modulo receptor certo? E só actuam quando o comando der sinal ao receptor ou não ? Ou há forma de a central trabalhar directamente com o comando? Como fazer as ligaçoes então para o portão estar sempre em standby ? essa é a minha principal dúvida.


Anexo uma foto do modulo receptor , pra terem melhor ideia. obrigado
Anexos:

problema com módulo receptor 4 canais/ central q26a proteco 28 Jan. 2018 22:58 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Aqui tem os manuais RX 4331/RX 4333 e dos transmissores.
Anexos:
Os seguintes utilizadores Agradeceram: blackbass

problema com módulo receptor 4 canais/ central q26a proteco 03 Fev. 2018 20:56 #5

obrigado pelos esquemas . esse primeiro é muito parecido com o receptor que tenho. Ainda assim persistem as dúvidas de como fazer as ligações á central. especialmente a alimentação.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema