Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou +

TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou + 19 maio 2018 22:39 #1

Boas Malta,

Queria ver se conseguia a vossa ajuda, vou ser breve.
Basicamente a minha tv da cozinha, deu um estalo e voltou a ligar, e passado 4min voltou a dar e desligou-se.

Já andei de olho nela, já troquei alguns componentes, em que depois quando troquei uns componentes, quando fui testar queimou o chip integrado, e voltei a troca-lo também tal como outros componentes (transisters, capacitores, resistencias, etc..) Troquei tudo direitinho, mas ainda sem sucesso :/.

Já construir uma lampada em serie, para ver se consegui detectar o problema, mas ainda nada.. retirei um componente ou outro e nada.
Engraçado é que retirei a Bobina que está na entrada, e com a lampada em serie que construi, a lampada mesmo assim fica ligada, como se estivesse em curto.. ok eu ai pensei, hmm deve ser o botão power.. o que é que fiz, chantei os pinos do botão para ficar com ligação directa, sem ter que carregar no botão para ligar, e mesmo assim a lampada em serie liga.. Queria ver se essa parte estava boa, será que mesmo assim o botão não está bom ? mas estranho é que com tudo montado, ele chega corrente até depois do PTC e da Bobina, e quando chega às resistencias passa para os 140V (eu neste caso tenho 250v), ou seja reparei que não chega voltagem à fonte.

Deixo as respectivas imagens

Trocas de Componentes


imagem-1.png


imagem-2.png



Traseira da Placa


imagem-3.png


imagem-4.png



Esquero que me consigam dar uma ajudinha valente ^^


Abraço,
Obrigado.
Última Edição: 19 maio 2018 22:41 por Joobinho. Motivo: Imagens

TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou + 20 maio 2018 00:19 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3196
Bem-vindo.

junto tem o esquema para ajudar e seguir as tensões .

www.electronica-pt.com/esquema/tv/grundig-esquemas-tv/grundig-cuc7303-26681/

TV (crt) Grundig (P37-071 / CUC7303) Estalou e Não Ligou + 20 maio 2018 00:22 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6425
  • Agradecimentos 1568
Caro membro,

No texto que colocou refere que trocou alguns componentes, porque trocou os componentes? Mediu as tensões do circuito? Estavam danificados visualmente e achou que devia trocar?

Que componentes exatamente trocou, refere que trocou vários, quais?
Refere que queimou um chip integrado, qual?

As imagens são da fonte de alimentação que, se existir um qualquer problema, queima embora a causa possa ser posterior.

Aqui fica o link para o esquema para efetuar as medições necessárias à identificação do problema
Grundig CUC7303

TV (crt) Grundig (P 37 - 071 / CUC 7303) Estalou e Não Ligou + 20 maio 2018 00:36 #4

Boas,

Sim o esquema ja tinha.. ate que precisei para ver um componente ou outro..

Nas imagns em anexo, estao la como marcados os que troquei.. o chip que esta marcado, troquei pprque queimou da 2x que tinha ligado a tv apos ter trocado o PTC o Condensador grande e a resistencia ao lado co Condensador grande.

Rui nao sei se consegues ver as imagens em anexo, mas marquei com um circulo a vermelho os componentes que troquei.

Ja usei o truque da lampada em serie, e ainda nada.. ate que ja retirei a bobina de entrada que esta ali ao pe do botao e do condensador branco, para testar a lampada em serie e mesmo assim continua ligada e pensei que fosse provlema do botao power, mas chantei os pinos dos botoes e mesmo assim ficava com a luz ligada.. suppstamente sem a bobina posta, a lampada em serie deveria ficar apagada nao ?

O transister é novo tambem e tem tensao ..

É possivel que seja aquele condensador branco (rectangular) que esta mesmo por cima do chip ?

Obrigado.

Abraco

TV (crt) Grundig (P 37 - 071 / CUC 7303) Estalou e Não Ligou + 20 maio 2018 00:53 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6425
  • Agradecimentos 1568
Desde o mais sofisticado equipamento ao mais elementar brinquedo, desde que ligue ao sector (110/220) tem de ser retificada e filtrada a tensão alternada da rede pública. se o fusivel está queimado a primeira coisa a verificar é a ponte retificadora ou diodos retificadores. Nãõ entendo porque foi trocar uma resistência de 4,7Megas (quase de certeza que não está queimada) e não vai ver e verificar os diodos da retificação.
Aqui fica o link para ver o funcionamento
Diodos retificadores (ponte retificadora)

Troca, por exemplo, o C626 mas não verifica nem troca os diodos anteriores, nem mede esta tensão. Tem de ter mais de 300V contínuos no condensador, não faço a mínima ideia como obteve valores de 140 e 250V que não podem existir nesta área em lado nenhum exceto se trocar o multímetro e fizer medições de tensão alternada em contínua e o inverso.

Se não tem conhecimentos para verificar esta área, dificilmente vai encontrar o problema exceto se for trocando os componentes todos. Sendo assim, não será melhor falar com um técnico de sua confiança em vez de andar a trocar componentes apenas por trocar?
Última Edição: 20 maio 2018 00:59 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema