Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: usar lampada série

usar lampada série 27 Jun. 2010 12:31 #1

  • zizinho
  • Avatar de zizinho
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 27
Bom dia amigos,gostaria de uma dica de como fazer e usar uma lampada série pois numca usei antes,a minha rede elétrica aqui é 110v,tentei fazer uma não sei se tá certo fiz o seguinte;peguei um cabo normal com a flexa + ou- na metade cortei um dos fios e coloquei o conector da lampada eo outro fio passou pelo lado normal então no fim do cabo coloquei o tomada femea onde vou ligar a tomada da tv será que está certo,com a rede elétrica que tenho posso usar uma lampada de 100w,ao ligar se permanesser a lampada ligada tem algum componente em curto se ligar e desligar não tem componente em curto e assim que uso a lampada ou não?sepuderem me ajudar agradesso.

Re:usar lampada série 30 Jun. 2010 21:36 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá prezado coléga Valdair,bom dia para você !!
Cara,eis aqui um assunto que daria para editar um livro,ontem até cheguei a escrever alguma coisa para você mas,infelizmente o tempo permissível pelo site é muito pequeno,e aí quando fui enviar,já era,a tranqueira me mandou fazer login novamente,porém, hoje redigi o texto no Word e estou anexando para você,ok!!!
Com relação a sua montagem,ela está correta sim,porém é a versão básica,com o passar do tempo notará a necessidade de expandir o seu pequeno sistema para poder utilizar potências maiores.
Cara,como eu disse é um assunto vasto,mas de simples compreensão e de fácil confecção e para mim de extrema importância,acho até que a lâmpada em série chega a ser tão importante quanto um osciloscópio.
Por hora é só,qualquer coisa posta aqui no fórum,ok !!
Bom trabalho e boa leitura !!! B) B)
Última Edição: 30 Jun. 2010 21:53 por Vosdor.

Re:usar lampada série 30 Jun. 2010 22:36 #3

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Opa,e aí Valdair,não lhe disse, a minha ignorância é tanta que tive problemas à serem contornados,mas tudo bem agora acho que vai dar certo,estou mandando o anexo no formato correto (PDF).
Valeu coléga,desculpe a minha ignorância !!!
Qualquer coisa posta aqui no fórum !!!
Agora sim,bom trabalho e boa leitura !!! B) B)

Lâmpada em série Profissional


A lâmpada em série é um dispositivo de segurança de grande valor para o técnico de manutenção de
aparelhos eletro-eletrônicos,sejam estes simples rádios ou sofisticadas fontes chaveadas.
Baseada no conceito de que uma resistência colocada em série a um circuito irá limitar a sua corrente
circulante,a lâmpada em série evita que no caso de um equipamento apresentar um consumo excessivo
ou curto-circuito,a corrente não ultrapasse a um limite de segurança predefinido,garantindo que
nenhum dano seja causado.

A utilização da lâmpada incandescente comum como elemento em série deve-se ao fato da mesma
apresentar potências de dissipação compatíveis com as necessárias para a ligação dos principais
equipamentos eletrônicos,além de serem de fácil obtenção,baixo custo e apresentarem características
especiais.

Quanto a potência da lâmpada a ser utilizada,esta dependerá da potência de consumo médio do
aparelho,devendo ser de aproximadamente duas vezes e meia superior.Desta forma,a resistência
equivalente média da lâmpada será duas vezes e meia inferior à resistência equivalente do
aparelho,fazendo com que a queda de tensão na lâmpada ( caso não haja defeito no equipamento ) seja
de aproximadamente 20% da tensão de alimentação,não comprometendo o funcionamento normal do
equipamento.

Como a queda de tensão na lâmpada nesta situação é baixa,o seu brilho será muito fraco ou inexistente.

Na ocorrência de algum defeito na carga(aparelho) que faça o consumo subir além do normal,teremos
uma diminuição da resistência equivalente interna do aparelho,provocando um aumento da corrente
circulante,aumento este que poderá ser nocivo aos componentes do circuito,principalmente aos
semicondutores.

Neste ponto é que entra em ação a lâmpada em série,limitando a corrente circulante e,devido a
elevação de sua queda de tensão,apresentará um brilho maior.
Portanto,além de proteger o equipamento de um consumo insuportável,a lâmpada também age como
um indicador de estado,sendo que quanto maior for o consumo ,maior será o acendimento da lâmpada.
Há de se deixar bem claro que a correta utilização da lâmpada em série está centrada em se saber o
CONSUMO MÉDIO DO EQUIPAMENTO,preocupando-se sempre em manter a relação de duas vezes e
meia.A utilização da lâmpada em série é uma técinica muito antiga usada não só aqui no Brasil,mas
também em outros países.

Tenho reparado que muitos também se utilizam deste recurso,porém não aproveitam ao máximo por
não saber dimensionar corretamente o valor de potência à ser utilizado.

Exemplo: Vamos supor que tenha um TVC de 14”,geralmente o consumo desses aparelhos modernos
são de baixo valor,aproximadamente uns 60W,logo,a potência da lâmpada à ser utilizada será de
150W.Assim, você notará que o brilho da lâmpada será bem leve e que de acordo com os níveis de
contraste e de brilho ele irá aumentar ou diminuir de acordo com os ajustes,ok,meu caro.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: lps.pdf
Tamanho do Ficheiro: 385774
Última Edição: 30 Jun. 2010 23:12 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema