Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E

Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 06 Mar. 2011 17:45 #1

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Olá prezados membros, sou novato neste fórum, como tal, ainda não sei bem por onde caminhar, assim, peço desculpa de algum erro cometido ou como me dirigir a quem me possa ajudar.

Tenho este aparelho que deixou de trabalhar de um dia para o outro, já o abri, o fusivel e a corrente chegam até ao interior mas não liga nem diz nada e como também não tenho o esquema, não posso seguir o circuito, peço então, a quem me possa ajudar quer na reparação quer em obter o esquema. Cumprimentos.

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 06 Mar. 2011 20:49 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Omkimar ,meus cumprimentos.

Bom dia para você.
Meu caro,se o amigo já possuir experiência com este tipo de equipamento,beleza,ótimo,se não tiver,aconselho-o à levar o aparelho à uma Assistência Técnica Autorizada ou Especializada de sua confiânça.
Todo o tipo de aparelho de vídeo cassete é muito complexo,pois trabalha com fonte bi-vot automático com um sistema de chaveamento PWM e o microprocessador monitora o tempo todo,tanto o sistema eletrônico como o sistema mecânico.
Debaixo da mesa na parte mecânica existe uma chave multipólos,é a chave de modo,é atravéz dela que o micro fica sabendo o posicionamento exato do sistema mecânico .
Como se trata de um componente mecânico,geralmente e já é de praxe,sempre desmontá-la e efetuar a devida limpeza de seus pontos de contatos,pois qualquer falha desta chave,o microprocessador mandará o sistema desligar-se como medida de segurânça ( proteção ).
A própria fonte de alimentação ,independentemente do microprocessador,também possui malhas destinadas à proteção,que quando ativadas por excesso de consumo ou mesmo pela falta de consumo,fazem o aparelho desligar-se como medidade de segurânça (proteção).
Como o amigo pode observar, o aparelho em questão é um tanto complexo,em face desta complexidade,pense bem nas minhas frases iniciais e não se exponha à riscos de descargas elétricas (choques),ok.
Valeu,qualquer coisa posta aqui no fórum.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 06 Mar. 2011 21:11 #3

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Boa noite meu Caro Amigo,
Antes de mais os meus agradecimentos por tão pronta resposta contudo, embora não seja técnico de eléctrónica, sou-o de electromedicina onde está incorporada uma boa parte da electrónica como deve calcular, porém totalmente diferente de aparelhos domésticos como este meu VHS Sony. Depois, porque me encontro isolado no meio de uma povoação e longe muito longe de qualquer colega ou entendido em reparações de televisão e outras afins, nesse sentido, será que me poderia dizer o que devia fazer pois creio estar à altura de resolver o problema com uma ajuda de quem sabe no campo da matéria de videos e não só.

Será que me pode ajudar? Já agora, poderá indicar-me onde poderei obter um esquema do meu video VHS?

Desde já, os meus antecipados agradecimentos e um grande abraço...

Omkimar

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 06 Mar. 2011 22:55 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega Omkimar ,meus cumprimentos.

Meu caro, agora entendo sua posição e sua condição,porém,pesquisei aqui neste fórum e em outros, e infelizmente não encontrei o diagrama do seu VHS para orientar-lhe corretamente.
De qualquer forma ,se o amigo quiser tentar fazer a limpeza da chave de modo do VHS,pode ser que o mesmo volte a funcionar corretamente.
Há de se tomar muito cuidado,pois esta chave tem ponto de trabalho e como já expliquei,qualquer falha de contato entre as suas lâminas faz com que o micro ative a proteção gerando o desligamento total, até mesmo o mostrador da hora deixa de aparecer.
Você é quem decide,continuarei a pesquisar os sites de eletrônica e tentar conseguir baixar o diagrama,acho mais prudente,pois, técnico ou engenheito sem ele é como cégo sem bengala,ok.
Qualquer novidade eu postarei aqui para você .
Valeu desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 07 Mar. 2011 01:34 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Disponibilizei o esquema na área de downloads podem baixar de:

Sony SLV-SE820E

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 07 Mar. 2011 11:07 #6

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Bom dia Amigo?
Mais uma vez os meus respeitosos agradecimentos pela sua prontidão, como tal, aqui vão mais umas perguntinhas...
1º) já baixei o esquema contudo, à cautela ainda mais nada fiz senão abrir o aparelho e retirar o tabeleiro macânico dos quais mando fotos em anexo para se for caso disso me devolver com algum modo de marcador onde estão as tais ditas chaves para desbloquear ou activar.

2º) Antes de procedor às medições de tensões no circuito impresso e não só, elas podem ser feitas sem o tabeleiro macânico instalado ou tenho que por tudo como estava de origem.

3º) Talvez esta seja uma pergunta de algibeira, mas para quem não sabe!!! Qual é a melhor forma de limpar o tambor das cabeças do video? Existe algum produto, pano, etc, para o fazer?

4º) É bom estar a dialogar com alguém que sabe mais do que eu, nesse sentido, não sei se é permitido perguntar-lhe de onde está a ajudar-me, se em Portugal; Brasil ou outro País...

Um grande abraço meu amigo.

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 08 Mar. 2011 05:23 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Omkimar ,meus cumprimentos.

Meu caro, em manutenção o primeiro passo é a observação,depois, diagrama, instrumentos de medidas,ferramentas e muito raciocínio lógico.
Recoloque a mecânica no seu devido local e deixe tudo como estava antes,agora que já temos o diagrama graças ao esforço do amigo moderador Rui,podemos antes de mais nada, verificar-mos o setor da fonte de alimentação.
Começando por medir os pontos de saída da fonte no sencundário do transformador chopper(PT1SS1),mais precisamente nos capacitores C1SS31,C1SS32,C1SS34.C1SS36, depois poste aqui no fórum.
Não manipule o tambor porta cabeças de vídeo(motor drum) com as mãos,pois a gordura e o ácido húrico contido na péle humana pode danificá-lo deixando-o abrasivo e poroso.
A limpeza das cabeças rotativas e o cilindro inferior, geralmente são limpas com um pedaço de camurça ou pelo de malta bem macios embebidos em alcool isopropílico ou freon,postes e guias passantes com cotonete embebido em alcool isopropílico.
Isso tudo contando com a limpeza da chave de modo e outras mais,é para a parte final da manutenção,ok.
Vamos tentar colocá-lo para funcionar primeiro,depois vamos checando ponto a ponto até terminar.
Valeu ,aguardo seu retorno com as tensões.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom .
Sou brasileiro com muito orgulho,adoro meu país,mas, também sou um cidadão do mundo !!
Um abraço brasileiro para o amigo !!
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 10 Mar. 2011 17:47 #8

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Boas Caro Amigo,
Antes de mais, diga-me como está por aí o Brasil com o Carnaval, espero que bem, então vamos lá.
Primeiramente quero expressar o seguinte, embora não pareça sou um jovem que vai fazer 67 primaveras, como tal, também um pouco confuso e nesse sentido, assim estou como me dirigir ao forum da ELECTRÓNICA, pois nunca sei como entrar e comentar ou perguntar.

Sobre o meu problema com o gravado Sony, medi as tensões tal como me indicou embora para já esteja também um pouco confuso, isto é, como medir tensões sem que o aparelho esteja ligado, pois devia ter um interruptor de corte para ligar ou desligar a corrente de entrada no aparelho e não ser só pelo micro interruptor de contacto no painel frontal, mas voltando às tensões, só consegui ler nos pontos referenciados no esquema do secundário do transformador ou seja os o nº 6 e 7 com medições positivo ou negativo nesses dois pontos em relação à massa entre os 25,7 / 25,9 V.

Sobre os condensadores nada de suspeito de fuga ou curto-cicuito, etc.

Aguardo novas orientações para este jovem aprendiz de gravadores!!!

Um grande abraço aqui de Portugal, já agora uma outra pergunta, não podemos dizer os nossos verdadeiros nomes ou comunicar tambem por email?

Bem-Hajam.

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 10 Mar. 2011 18:41 #9

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Omkimar ,meus cumprimentos.

Amigo,entendo sua situação,também passei uns tempos nesta condição,mas,aos poucos você irá pegar o jeito e lógo estará surfando pela NET.
Com relação aos nomes é uma decisão pessoal de cada um,eu sempre uso meu próprio nome.
Voltando ao vídeo gravador,amigo,é importante aquelas medidas que recomendei.
Coloque a ponta de prova preta (negativo) na carcaça da fonte e a ponta vermelha (positivo) nos catodos dos diodos D-1SD31(AL33V) / D-1SS31(AL24V) / D-1SS32(AL15V) / D-1SS33(AL5,8V) / D-1SS40(AL-33V) / D-1SS41(VF+)
Verifique com o seu voltímetro e anote os valores,depois poste aqui no fórum,ok!!
Como você mesmo notou,não existe chave mecânica para acionamento do aparelho.
Uma vez espetado a ficha na tomada,a fonte de alimentação trabalhará em repouso para alimentar o microprocessador que ficará esperando um comando externo vindo do controle remoto ou do painél frontal de controles,uma vez recebido este comando ele mudará a polarização do circuito eletrônico para ativar outras fontes que são essênciais ao funcionamento geral do sistema eletrônico e mecânico.
Valeu,aguardo suas medidas...
O carnaval passou,o povo agora cai na real e rala ,se não o bicho pega !!
Um abraço brasuca para você !!
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 12 Mar. 2011 07:00 #10

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Bom dia Caro Amigo,
Então é assim, seguindo as suas indicações detectei as seguintes com o meu multimetro UniVolt DT-280

D-1SD31=31,3V / D-1SS31=23,7V / D-1SS32=11,3V / D-1SS33=5,6V /
D-1SS40 = Catodo 0V e Anodo 24,9V / D-SS41 (VF+) = Catodo 14,8V e Anodo 18,6V

Um grande abraço do velhote.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema