Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 12 Mar. 2011 09:24 #11

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Omkimar ,meus cumprimentos.

Meu caro,bom dia para você.
Verificando as tensões medidas,noto que as mesmas estão dentro da normalidade,exceto,as três últimas.
Péço-lhe que me confirme novamente as tensões AL-33V / VF+ e VF-.
Mantenha a polaridade do multímetro da mesma forma que tirou as outras medidas,desconfio que você tenha cometido um êrro.
É melhor pegar a referência dos capacitores ou medir diretamente no slot de saída da fonte,pois estas tensões são isoladas do terra,isto confunde um pouco,note que o trafo ( p 7 e 11 / p 8 e 10 ) não tem ligação à massa.
Valeu,aguardo seu retorno.
Um abraço de seu amigo brasuca.
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 12 Mar. 2011 11:32 #12

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Mais uma vez, bom dia Amigo,
Então é assim, retifiquei as tensões medidas com o dito multimetro digital e acabei por confirmar com um outro analógico ou de agulha um IOKY AS 1000, ou seja:No transformador, Pino 7 = 18,6/7V; Pino 8 as mesmas medidas seja com uma ou outra polaridade de pontas do multimetros; Pino 9 0,1V; Pino 10 0,2V; Pino 11= OV; Pino 12 = massa ou blindagem.

Diodo D-1SD31 = 31,3V e o D-1ss31 = 23,7/8V

Aguardo as suas orientações e um Bom domingo para si e para o Brasil daqui de Portugal

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 13 Mar. 2011 04:07 #13

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Omkimar ,meus cumprimentos.

Prezado colega,boa noite para você.
Meu caro.tenho que ser um pouco mais objetivo,só oque lhe péço é que me mande os valores das tensões contínuas VDC presentes no conector de saída da fonte AL-33V / VF + e VF -.
Nos pinos do transformador de força as tensões são alternadas AC,somente após os diodos retificadores é que aparecem as tensões contínuas DC.
Aproveite e verifique a R1SS40 de 1R desconfio de que esta resistência esteja aberta,se assim constar,troque-a e ligue o aparelho,acho que seu problema estará resolvido.
Valeu,aguardo seu retorno...
Um abraço brasuca para você e para Portugal inteiro.
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 13 Mar. 2011 17:13 #14

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Boa tarde Amigo,
Mais uma vez rectifiquei as tensões que são:
VF - e VF + com qualquer das pontas dá 18,5 V sem polaridade
Em -33V nada parece está a zero V e na dita resistência R1SS40 está boa, para confirmar levantei uma ponta e media está boa além que, quer de um lado quer de da resistência dá-me tambem 18,5V

Esta é a opinião de um leigo, creio que o problema está na falta dos 33 V no pino 9 do transformador onde não aparece nenhuma tensão...

Um grande abraço e Bem Haja Amigo.

Miguel Martins

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 13 Mar. 2011 23:53 #15

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Miguel Martins,meus cumprimentos.

Meu caro, o circuito está aberto,é por isso que está nos colocando em confusão.
Note que estas tensões são isoladas do massa (terra) e se o circuito abrir irá gerar um desiquilíbrio geral nas tensões de saída,como de fato está ocorrendo.
Devido a isto,analisei as tensões que você mandou lógo de início e dizia que no diodo D1SS41 estava medindo Catodo 14,8V e Anodo 18,6V.
Veja que nesta condição o diodo estaria mais doque polarizado,pois a tensão de anodo é maior que a tensão de catodo,condição ideal para a condução do diodo,o problema é que ele conduzindo pegaria para si uma queda de tensão de 0,6V ou 0,7v,lógo se calcular,este está pegando para si uma queda de tensão de 3,8V oque me leva à conclusão de que ele está aberto,gerando toda esta confusão.
Verifique e depois me dê notícias.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço verde e amarelo para você .
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 14 Mar. 2011 06:09 #16

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega Miguel Martins,meus cumprimentos.

Só para complementar a mensagem anterior,pois tentei edita-la, mas,já era tarde.

Note que você mediu a tensão sobre a resistência R1SS40 de 1R de lado à lado e o valor encontrado foi os mesmos 18,5V,não há queda de tensão nesta resistência,isto porque não há corrente circulante, oque comprova que o diodo D1SS41 está aberto.
Pois é amigo,troque este infeliz e corra para o abraço.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço,verde,amarelo ,azul e branco para você e para Portugal inteiro.
Fui !! B) B)

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 16 Mar. 2011 22:38 #17

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Boa noite meu Caro Amigo,
Tenho estranhado a ausência da sua resposta ao problema que lhe tinha apresentado, isto é, diodos, capacitores e resistencias tudo à volta do transformador levantei e medi, estando tudo correcto, penso que, talvez a tensão que falta virá de outro lado porém, aguardo uma sua resposta para o caso de não se ter aborrecido comigo e com este meu aparelho que nos está a dar mais trabalho do que ele vale, caso seja isso, de se ter aborrecido comigo, peço desculpa e caso nada me diga respeitarei o seu silêncio e não o maçarei mais, todavia um grande abraço e os meus agradecimentos pela sua atenção e pelo tempo que dispensou comigo.

Bem Haja.

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 17 Mar. 2011 17:49 #18

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
Olá colega Miguel Martins,meus cumprimentos.

Bom dia para você e para todos que aí se encontram.
Não sei oque houve,acho que deve ter ocorrido algum problema na transição de dados do site,pois lhe mandei a resposta do tópico de pronto,assim que recebi a mensagem via email.
Bem,deixa para lá,estas coisas devem ocorrer com uma certa frequência mesmo.
Amigo Miguel,não tem essas de se aborrecer contigo e muito menos com o aparelho,reconheço que a orientação à distância é uma tarefa complicada ,ainda mais se tratanto de aparelhos complexos como no caso de um VCR.
Trabalhei por muitos anos em assistência técnica de fabrica e por algum tempo prestava o mesmo serviço aos postos autorizados do país inteiro,isto para evitar vários custos (frete ,taxas e etc..) com o deslocamento do aparelho.
Voltando ao aparelho em questão,estive analisando tudo e cheguei à conclusão de que realmente este circuito está em aberto,e tenho certeza de que se trata de uma medida de segurança imposta pelo microprocessador.
O amigo lembra oque eu disse lógo no início do tópico ??
""Debaixo da mesa na parte mecânica existe uma chave multipólos,é a chave de modo,é atravéz dela que o micro fica sabendo o posicionamento exato do sistema mecânico .
Como se trata de um componente mecânico,geralmente e já é de praxe,sempre desmontá-la e efetuar a devida limpeza de seus pontos de contatos,pois qualquer falha desta chave,o microprocessador mandará o sistema desligar-se como medida de segurânça ( proteção )"".
É justamente o que está acontecendo,perdi um bom tempo analisando este circuito com a intenção de evitar que o amigo tenha que mexer nesta chave,mas me parece que não tenho saída,isso terá que ser feito de qualquer forma.
Antes,porém,vamos dar uma verificada no esquema elétrico,veja que a chave de modo(SW601) está ligada aos pinos 63/64/65 e que de acordo com o posicionamento mecânico irá gerar um código que será interpretado pelo microprocessador (IC601).
Este por sua vez ,estando tudo em ordem irá liberar o comando POWER CTL no pino 42 e o comando ECO CTL no pino 32,ambos em nível alto(5,0V) são enviados para a PCI POWER DRIVE(PS2 E PS3),repare que o comando ECO CTL também vai à R6E03 e polariza o transistor Q6E02 para a saturação levando o catodo do diodo D6E01 à massa,este ficando diretamente polarizado gera a queda de tensão na base do transistor Q6E03 que conduzindo leva o transistor Q6E01 à saturação fechando o caminho e a passagem da tensão VF+ para o filamento do display.
Dirigindo-se à PCI POWER DRIVE repare que o comando POWER CTL vai á dois caminhos,polariza via R6E03 o transistor Q6E02 para a saturação que conduzindo deixa o diodo D6E01 diretamente polarizado gerando uma queda de tensão na base do transistor Q6E03 provocando sua condução entre o E/C saturando via R6E01 o transistor Q6E01,este por sua vez conduzindo de coletor para emissor fecha e dá passagem à tensão VF+ que vai ao coletor do transistor Q6E01 que conduzindo polarizará o filamento do display.
Notamos então que há duas chaves eletrônicas para a tensão VF+,o Q6E01 comandado pelo POWER CTL no bloco POWER DRIVE ("B") e o Q6E01 comandado pelo ECO CTL na PCI de SISTEM CONTROL/SERVO ("B").
O outro caminho do comando POWER CTL vai à R1P106 onde carrega o capacitor C1P103 e polariza o transistor Q1P105 que conduzindo gera a condução do transistor Q1P104 levando a alimentação AL15 para os estágios subsequentes e ativando praticamente todo o aparelho.
Parece complicado não?,Um verdadeiro show de trabalho em equipe.
Se o amigo quizer pode verificar a ação dos pinos 32 e 42(ECO CTL e POWER CTL) diretamente no IC 601 ou nas referências PWR CTL e ECO CTL no bloco POWER DRIVE,mas acho desnecessário,teremos mesmo é que remover a chave de modo e executar o trabalho de limpeza da mesma.
Como já disse,no cotidiano de uma oficina isto é uma tarefa já de praxe,evitamos muitos problemas de retorno com este procedimento.
Por enquanto é só,depois nos comunicamos,ok.
Também estou atarefado por aqui,e oque não me falta é PEPINO para resolver,
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço verde,amrelo,azul e branco para você
Fui !!
Última Edição: 17 Mar. 2011 17:52 por Vosdor.

Re:Gravador de cassetes VHS da marca Sony modelo SLV-SE820E 20 Mar. 2011 18:02 #19

  • Omkimar
  • Avatar de Omkimar
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 9
Boa tarde meu Amigo,
Certamente quem achou agora estranho de eu nada dizer foi o amigo... Mas existe uma explicação, primeiro tenho que informar que a minha vista já não é muito boa ou melhor está gasta... Também porque uso ócilos desde criança com elevada graduação mas isso não é desculpa pois sempre os usei, a verdade é que estive à espera que uma pessoa amiga que disse iria emprestar-me uma lupa e só ontem é que veio, todavia, quer eu, quer a dita pessoa não conseguimos detectar os tais pontos de referência no chassí do aparelho, pois tive que o desmanchar todo para procurar os tais pontos quer no IC 601 quer ainda o pontos CTL e Power CTL, no esquema tudo bem, mas depois seguir as linhas do circuito???? Enfim 2 velhadas que mesmo juntos nada veem. Como tal, se não lhe der muita maçada, poderia indicar-me outros pontos de detecção para ver se chego lá, sinto-me um pouco desconfortado por não conseguir fazer o que me mandou e espero toda a sua compreensão.

Um grande abraço e como diz o Brasileiro inté ou fui...
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema