Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Estabilizador "Explodiu"

Estabilizador "Explodiu" 20 Nov. 2012 19:32 #1

  • aguch
  • Avatar de aguch
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Ola pessoal, obrigado pela atenção de todos. Meu estabilizador da marca SMS "explodiu" hoje deixando aquele cheiro de queimado característico. No principio achei que o problema seria resolvido apenas trocando o fusível de 6A que estava queimado, mas para minha surpresa quando liguei o estabilizador novamente o fusível fritou. Como não sou necessariamente um técnico em eletrônica imaginei que o problema deveria ser no transformador ele esta com cheiro de queimado e aparentemente a parte plastica derretida. Alguém poderia me ajudar se possível, gostaria de saber como testar com multímetro analógico esse trafo? Apenas complementando, o transformador possui 6 fios azul, vermelho, laranja, amarelo, cinza e preto todos de uma mesmo lado. As características técnicas do estabilizador são: Potencia = 300va, Corrente de entrada = 2.5A, Tensão de entrada= 115v, frequência = 60Hz e fusivel = 6A/220V. Desde já, valeu pela força.

Re:Estabilizador "Explodiu" 21 Nov. 2012 00:45 #2

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas amigo...

Se valer apena comprar só o transformador entao talvez até compense reparar os restantes componentes auxiliares pois acredito que mandou o transformador para o lixo e o mesmo não deve ser barato.

Compre uma nova acho ser mais economico pois podemos ter outra avaria num outro sector da fonte.

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Estabilizador "Explodiu" 21 Nov. 2012 01:00 #3

  • aguch
  • Avatar de aguch
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Ola kikoakanando obrigado pelo retorno. Já cogitei a possibilidade de comprar uma nova, mas como estou aprendendo eletrônica achei legal a oportunidade de tentar reparar esse estabilizador. Conhece algum tutorial ou vídeo tutorial onde explica como testar o transformador? abs.

Re:Estabilizador "Explodiu" 21 Nov. 2012 09:38 #4

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Bom dia amigo...

É bom saber que quer aprender, mas o melhor é começar por baixo uma vez que acho que não vale apena "tentar sequer" reparar essa UPS... um transformador de 300VA mesmo sendo de 12v sem center tap ou simetrico é muito caro, e essa UPS não usa só essa tensão para trabalhar... eu digo isto porque como afirmou antes o transformador derreteu o plastico que protege o enrolamento dos elementos externos e uma vez que isso aconteceu indica que alguma coisa o levou ao extremo ou seja o transformador devitou em algum momento corrente para o qual não estava preparado levando-o a aquecer em demasia... entende?

Mas se quiser verificar se o mesmo está bom basta identificar quais são os fios do primario e os do secundario.

Dica geralmente os do primário tem resistencia mais elevada comparando aos do secundario. Deve saber que o primario recebe tensão mais elevada ou tensão da rede 220v ou 120v, já o secundario indica pouca resistencia no seu enrolamento. Deve verificar com um multimetro na escala de ohms ou resistencia.
Enrolamentos que não apresentem resistencia estão danificados abertos é o termo correcto e dessa forma o transformador esta danificado e bom para ir para o lixo.

Abraço amigo
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Estabilizador "Explodiu" 21 Nov. 2012 11:24 #5

  • aguch
  • Avatar de aguch
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Platinum Boarder, obrigado pela atenção e aprendizado. abs

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema