Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 13 Dez. 2014 18:20 #1

  • HBT
  • Avatar de HBT
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
  • Agradecimentos 1
Boa tarde a todos.

Peguei numa fonte de alimentação simétrica regulável, montada através de esquema obtido numa Elektor. A fonte foi montada em 1997 e peguei nela recentemente para alguns projectos.

Ao finalizar a montagem, consigo ter tensão entre o borne positivo e o negativo de 34V. Em relação à Terra, tenho -34V no borne positivo e tenho 0V no borne positivo.

Após análise do circuito, não consigo perceber onde ou que componente possa estar em falha. Devido a alguma ignorância não consigo calcular tensões de referência no circuito para poder proceder tanto ao cálcula das resistências R4 e R16 do circuito, para definir o máximo de tensão de saída e máximo de corrente. Da mesma forma, não consigo proceder de forma correcta à interpretação das tensões no circuito para detectar onde está a falha.

O utilizador MFM colocou o esquema desta fonte no seguinte link https://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/Fonte_Elektor.pdf , o qual aproveito para agradecer, visto só ter em minha posse parte do artigo.

Caso esteja interpretar mal o esquema e o mesmo não fornecer uma tensão negativa e uma positiva em relação à massa, agradecia se me pudessem dar alguma assistência na alteração da fonte para esse efeito.
Última Edição: 13 Dez. 2014 18:21 por HBT.

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 13 Dez. 2014 20:49 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Típico da confusão entre circuito de protecção e ponto comum de circuito.


Esssa fonte fornece (?) 34V- 3A entre os terminais -U e +U.

Nada tem a ver com a protecção de terra.
Apenas inclui circuito se "sense" para precisão.

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 13 Dez. 2014 21:05 #3

  • HBT
  • Avatar de HBT
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
  • Agradecimentos 1
Obrigado pela resposta rápida, caro Zurca1599.

Haveria uma forma relativamente simples de criar um ponto comum, de forma a conseguir ter -17V / +17V neste circuito?

Também estou com dificuldades em perceber o que devo procurar para calcular os valores de R4 e R16. Tenho dois trimmers inseridos para poder estabelecer a resistência pretendida, mas ainda não percebi quais os valores para que devo apontar.

Se não me engano a R16 controla a saída máxima de tensão e a R4 a saída máxima de corrente, mas não faço ideia para que valores devo tentar apontar.

Desde já agradeço qualquer feedback dado.

Os meus cumprimentos.

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 13 Dez. 2014 21:56 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Para os + e - 17V poderia ser feito ( ? ) com transformador de 34 V com ponto medio.
Este deveria ser ligado ao comum do circuito de controlo.
Claro que teria de ser bem confirmado.

R4 altera a max tensão saída.
R16 altera a max corrente de saída
Feito experimentalmente .
Ver parte final artigo.
Última Edição: 13 Dez. 2014 22:10 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: HBT

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 13 Dez. 2014 22:44 #5

  • HBT
  • Avatar de HBT
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
  • Agradecimentos 1
Mas para esse efeito bastaria substituir o transformador por um com ponto médio?

O segundo transformador é de 12V+12V com ponto médio, mas pelo circuito fico na dúvida se o mesmo é utilizado para fornecimento de tensão de saída ou se é utilizado para alimentação dos componentes activos do circuito.

O transformador de 12V+12V tem o ponto médio ligado à massa do circuito e por sua vez a massa do circuito está ligado à Terra, assim como o chassis da caixa. Se desligar a massa do circuito da Terra, não consigo obter tensão negativa em relação ao chassis e o borne negativo, embora mantenha os 34V entre o borne negativo e o positivo.

O que estranho é o borne positivo estar a zero em relação à massa.
Última Edição: 13 Dez. 2014 22:44 por HBT.

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 14 Dez. 2014 00:32 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
HBT escreveu:
Mas para esse efeito bastaria substituir o transformador por um com ponto médio?

Não lhe posso garantir isso.
Só vendo muito bem o circuito e experimentando.


O segundo transformador é de 12V+12V com ponto médio, mas pelo circuito fico na dúvida se o mesmo é utilizado para fornecimento de tensão de saída ou se é utilizado para alimentação dos componentes activos do circuito.

Pelo circuito o secundário de 12V apenas é usado no circuito de controlo.

O transformador de 12V+12V tem o ponto médio ligado à massa do circuito e por sua vez a massa do circuito está ligado à Terra, assim como o chassis da caixa. Se desligar a massa do circuito da Terra, não consigo obter tensão negativa em relação ao chassis e o borne negativo, embora mantenha os 34V entre o borne negativo e o positivo.

Pelo que vi no esquema a massa do circuito não está ligado à Terra

O que estranho é o borne positivo estar a zero em relação à massa.

Só analisando a montagem real se pode ver .
Tem de verificar o circuito, pinos dos componentes trocados, etc .
Não esqueça que a tensão da fonte deve ser verificada entre U- e U*.

No fim do pdf tem omo fazer as ligações , incluindo o Sense do - e do +
Faça as ligações como indicado e verifique.
Ver figura.


Anexos:
Última Edição: 14 Dez. 2014 00:42 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: HBT

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 14 Dez. 2014 01:50 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Como disse antes a massa do circuito não está ligado à Terra.

Mais a a massa do circuito funciona como massa flutuante e esta ligada a U+ através de R21 ou US+.

Se ligar , o que é errado, vão ficar ao mesmo potencial.
Aqui deve estar o seu problema.

Desligue a massa do circuito do terminal de Terra.
Faça a ligação da uma carga entre U- e U+ e verifique se consegue alterar a tensão na carga.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: HBT

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 15 Dez. 2014 13:28 #8

  • HBT
  • Avatar de HBT
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 9 anos
  •   
  • Mensagens: 4
  • Agradecimentos 1
Caro Zurca1599,

Agradeço toda a informação prestada.

Efectivamente desligando a massa da Terra e mantendo-a como flutuante, a tensão entre a Terra e U+/U- fica a 0V.

Consigo regular a tensão como anteriormente, mas sem ter uma tensão negativa entre U- e a Terra.

Terei de implementar uma fonte nova simétrica, que necessito para testes de circuitos com OPAMPS. Mantenho a da Elektor na bancada, que apesar de tudo parece-me funcionar bem e penso num circuito regulável simétrico com 2 reguladores de tensão e díodos zener nas saídas para tentar com que a fonte varie entre os 0V e os 24V entre massa e saída positiva e entre os -24V e os 0V entre massa e saída negativa.

Ainda quanto ao circuito da Elektor, visto a saída de tensão poder ser regulada pela R4 entre os 30V e os 38V, só não percebo em que me devo basear para regular a tensão máxima de saída.

Obrigado mais uma vez por toda a ajuda prestada.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599

VERIFICAÇÃO FONTE DE ALIMENTAÇÃO ELEKTOR 15 Dez. 2014 18:33 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Ok, a sua fonte esta a funcionar correctamente.

Quanto a R4 e R16 use um trimer de 100k.
Ajuste estes para o máximo valor.
Agora coloque carga na fonte e regule o potenciómetro da fonte para o máximo valor possível.

Meça a tensão e vá ajustando o valor do trimer ate ter os 34V na saída.
O valor de R4 será o valor da resistência do trimer.

O mesmo deve ser efectuado para R16 .


Quanto á fonte simétrica pode contruir com por exemplo os velhinhos LM317 e LM337 ou semelhantes.
Última Edição: 15 Dez. 2014 18:35 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema