Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 04 Set. 2017 23:00 #1

Olá pessoal. Tenho um Walkman antigo da Sony que parou de sintonizar as estações de FM por conta de uma queda. Já mexi nas bobinas de sintonia (aquelas com parafuso na parte de cima), na bobina de recepção (aquela de cobre enrolada), mas não resolveu. As estações de AM até funcionam alguma coisa, mas a FM não. Quando coloco uma chave de fenda num determinado contato do CI CXA1238M até surge um sinal de alguma estação, mas não segura. Já tentei ressoldar o CI, mas também não deu resultado. Alguém sabe onde mais posso mexer para sintonizar o FM? Aguardo sugestões e agradeço antecipado.

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 05 Set. 2017 13:01 #2

Olá Mauricio.

Coloque o modelo do rádio para ficar mais fácil dar sugestões de teste.Este Sony Sports parece ter vários modelos. Veja o modelo no gabinete ou na placa. Deve estar escrito em algum lugar.
Por causa da queda, pode ter trilhas rompidas e terminais de componentes soltos.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.
Última Edição: 05 Set. 2017 13:03 por Técnico Rodrigues.

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 05 Set. 2017 15:09 #3

Bom dia Rodrigues. O modelo escrito na placa, abaixo da marca SONY, é TH-12A 94HB. Como falei, o CI que dá sinal quando encosto uma chave de fenda é o "grande", nos terminais 13 e 14 (total de terminais são 30). Inseri umas fotos do equipamento e da placa (frente e verso). Já comprei um novo CI 1238M, mas antes de fazer esta sensível "cirurgia" de troca, gostaria de tentar outra provável solução. Antes, também, vou testar todas as trilhas além das do CI e das bobinas. Agradeço muito pela sua atenção. Abraços


Placacomasbobinas.jpg


PlacacomCI1238M.jpg


WalkmanSonySports.jpg
Última Edição: 05 Set. 2017 18:37 por Rui.

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 05 Set. 2017 16:37 #4

O modelo é SRFM70. Não encontrei esquema.
Verifique as trilhas e componentes em busca de algum com quebras ou trincas.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 05 Set. 2017 18:45 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Aqui está o esquema
Sony SRF-M70

Tenho aqui um boletim técnico que diz o seguinte,
Quando existem falhas de receção em FM ou AM, verificar IC1 (CXA1238M) e Q2 (DTC144EK) na placa principal.
IC1 é FM/AM, RF, IF Amp Mix, Det chip, Q2 é transistor que comuta entre AM e FM. (pode ser só isto)
SRF-M70 é um modelo dos anos 90, eu tinha um que seria supostamente resistente à água, um dia fui à pesca, caiu na água... afogou-se
Última Edição: 05 Set. 2017 18:47 por Rui.

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 06 Set. 2017 13:40 #6

Caro Rodrigues. Até achei um esquema na internet, só que estava em japonês (impossível a interpretação para mim... rs). Nosso companheiro Rui passou um esquema espetacular. Vou estuda-lo e trabalhar com suas dicas e as dele. Assim que tiver resolvido, posto aqui no fórum. Obrigado mais uma vez pela atenção, valeu e abraços.

Rádio não sintoniza a FM - Walkman Sony Sports 06 Set. 2017 13:45 #7

Caro Rui. Seu esquema é muito melhor dos que achei na internet em japonês. Vou estuda-lo e seguir suas orientações e as do nosso colega Rodrigues. Assim que resolver o problema, posto aqui no fórum. Obrigado pelo seu tempo, esquema e atenção. Valeu e abraços.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema