Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Preço Justo

Preço Justo 17 Out. 2012 20:14 #1

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Caros amigos...

Aproveito e coloco a pergunta aos tecnicos aqui do forum que ganham a vida nisto das reparações...

Como já (penso eu) viram, acabei de reparar um sitema "Xing-Ling" Karaoke 2.0 que apresentava som disturcido, cujo culpado era falta de terra na entrada do pré, além disso tinha os condensadores visualmente tao feios que os troquei todos (enfim quem nunca "pegou" material xing-ling assim?) mas porque tambem pensei que a avaria podesse vir deles.
Outro problema foi o do modulo MP3 que era reconhecido (afirmo porque usei uma pen usb com ficheiros mp3 que ao ser ligado no modulo o led da pen piscava mas na hora de reproduzir que até era automatico esta parava de piscar e nada de som).
Verifiquei as soldas, repuz soldas, verifiquei tensões no modulo,na fonte dedicada da mesma e reparei á lupa numa pequena fenda num dos pernos do cristal ressonador... ressoldei, liguei e está a bombar até agora.
lista do que foi colocado:

Electroliticos
C470uFx25v - 2
C10uFx63v - 2
C2.2uFx100v - 6
C47uFx35v - 2
C2200uFx35v -4
Ressonador - 1
Connectores RCA Femea - 2

O que cobrei por lista de componentes foi aproximadamente 28€
Mao de obra cobrada a 3,5€ á hora x 10

fazendo á volta de 61€ em reparação sem IVA.

Agora eu pergunto tendo em conta, o tempo dispendido, a falta de auxilio do SM ou esquema acham que cobro caro pela REP?
Pelos vistos o cliente acha que sim... bem ele costou-lhe (ao cliente á volta de 200€) e modestia á parte agora sim tem um som muitissimo bom sobretudo nos graves pois em media o valor de capacitancia é 15% maior do que os originais assim como a tenção dos mesmos que é entre 5 e 15% maior que os originais... e tanto quanto sei são de marca!

agora peço aos colegas que comentem e digam com sinceridade se é cara a REP.

Abraço e Boa continuação
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Preço Justo 17 Out. 2012 21:59 #2

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Bem... normalmente diria-se quem cala consente...ou então sou um caso perdido :dry:
Bem, só espero não estar a infringir regras do forum... e se estiver amigo Rui peço desculpa pois acho pura estupidez (peço desculpa o palabrão) a mentalidade das pessoas quando pensam que o trabalho do Tecnico é só "botar" a funcionar e nem pensam no tempo que se perde sobretudo com o material made in china e esse sim é o factor que consome mais, pelo menos a meu ver a carteira do cliente.

Amigos preciso de uma opinião... estarei eu a sobrevalizar o meu trabalho? :(

abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Preço Justo 17 Out. 2012 22:30 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Não está a infrigir nenhuma regra do fórum.
O ingrato de ser técnico de reparação é que, em alguns casos, o valor da reparação não paga o trabalho que temos.
Existem várias formas de classificar o valor de uma reparação, quase sempre, falo por mim, umas reparações compensam outras.
Cada um terá um critério, pessoalmente... considero que... se o valor é de 30% o valor de novo, apenas é executado se um cliente aprovar antecipadamente a reparação.
Em quase todos os casos utilizo o que se chama uma "Flat Rate", ou seja, existe sempre uma taxa única seja o equipamento reparado ou não reparado, no caso de reparações excederem o valor de 50Euros, o cliente tem de pré-aprovar antecipadamente.
Quando deixa o equipamento sabe que terá de pagar a taxa de serviço(normalmente paga quando entrega o equipamento para reparação) e que a reparação poderá ir até 50 Euros, tudo o que exceda, não é reparado sem pré-aprovação.

Mas cada empresa, cada um deve gerir e fixar o preço que achar que se ajusta... o caso referido é pessoal e pode não se enquadrar em função do local, tipo de equipamento etc etc.
Última Edição: 17 Out. 2012 22:32 por Rui.

Re:Preço Justo 17 Out. 2012 22:37 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá amigo kikoakanando , boa noite. B)

Oquê está havendo com o amigo hoje ?
Não se aborreça com estas coisas,isso tudo é a consequência do capitalismo que vigora atualmente.
O amigo sabe quanto está custando o valor da mão-de-obra dos postos autorizados ??
Não queira saber,do jeito que você está ,iria cometer suicídio !!
O negócio é termos jogo de cintura,flexibilizar os orçamentos e diversificar os trabalhos,deixando de cobrar alguns e cobrar em outros.
A concorrência de preços em ofertas nos grandes magazines nos forçam cada vez mais à reduzir o valor da mão-de-obra e não tem como escapar.
Não é à toa que não vemos mais grandes postos autorizados abertos.
Valeu,descanse um pouco.
Esfrie sua cabeça e agradeça à Deus,ele nunca abandonará nenhum de nós.
Um abraço de Urso Panda para você.
Fui !!
Última Edição: 17 Out. 2012 22:38 por Vosdor.

Re:Preço Justo 17 Out. 2012 23:26 #5

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Agradeço muito a opinião de ambos.

A unica coisa que tenho a dizer é que poderia ter evitado a troca dos condensadores pois se tivesse o medidor de SCR talvez não tivesse ido só pela avaliação a olho e ai teria de certa forma certeza de colocar ou não mais um valor á factura escusadamente...
Outro problema é que se não convenso o cliente terei mesmo por optar retirar os componentes que coloquei e deixar como brinde o modulo mp3 a funcionar pois retirar o XTAL é uma forma de Rebeldia da minha parte que quero nem sequer pensar.
Ou terei de certeza de repensar o valor da mao de obra a fim de pelo menos ganhar para colocar os componentes em stock... acho que é a unica opção viavel ( para mim :unsure: )

Obrigado pelas dicas da proxima já sei o que fazer

Boa continuação a todos e se for o caso resto de um bom trabalho! ;)
Errando é que se APRENDE!!!
Última Edição: 17 Out. 2012 23:28 por kikoakanando.

Re:Preço Justo 18 Out. 2012 19:04 #6

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Boa tarde amigo Kiko

Não sei se meu procedimento é correto mas tenho na entrada de minha oficina os preços de mão de obra já pré selecionados.
Aí só acrescento o preço dos materiais empregados.
Alguns serviços demoram várias horas para serem resolvidos, porém alguns, vc sabe disso, demoram somente alguns minutos.
Um compensa o outro.
Uso como exemplo um televisor 14" CRT com o fusível queimado.
Mão de obra= R$40,00
Fusível = R$ 0,50
Preço do serviço R$ 40,50
Sem inventar....

Abraços
paulorusso

Re:Preço Justo 18 Out. 2012 20:07 #7

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas,

Respondendo ao amigo paulorusso, acho que é uma boa forma de evitar problemas destes, mas... eu não sou tecnico em electronica sou tecnico de hardware informático... para ser considerado um tenho muito que caminhar nesta longa estrada do que é o mundo da electronica, sou apenas "hobbysta" nestas andanças que ou tenho tido muita sorte ou tenho usado muito bem a as tecnicas que os colegas empregam nos mais diversos problemas que vão surgindo nos sistemas electronicos...
Quanto ao preço que aplica na mao de obra eu diria que é caro, mas de certeza que muito provavelmente vc encontraria o culpado mais rapido que eu portanto... Não quero que se sinta ofendido pois sei de casos no mundo da reparação(troca de placas e afins pois hoje em dia não existe isso na informatica) informatica em que um simples flat do HP serie 6000 que liga o painel á board cobram 50€ + os 5 do flat cable todo isso em menos de 15 minutos...
Agora não percebo a sua ultima frase... Sem Inventar? :blink:
abraço
Errando é que se APRENDE!!!
Última Edição: 18 Out. 2012 20:08 por kikoakanando.

Re:Preço Justo 18 Out. 2012 22:57 #8

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Olá.

Sem inventar quer dizer ser honesto e informar ao cliente exatamente onde estava o defeito.
Outro poderia dizer ao cliente de um aparelho de TV com fusível queimado que o defeito era o flyback para poder cobrar mais caro ou justificar o valor cobrado.

Boa sorte a todos.

Re:Preço Justo 19 Out. 2012 11:24 #9

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas amigo VIP

Mas como sem inventar?
Eu ja referi que não tenho tanta facilidade de encontrar um possivel culpado para o defeito como os colegas pois não temos o mesmo grau de "conhecimento" nem grandes aparelhos que me auxiliem na detecção da avaria somente um multimetro analogico, digital e um sinal tracer que construi apartir de um esquema que o amigo ELECTROHD me arranjou que e referi tambem que as componentes que troquei, as do AMP pensei serem tambem culpadas do defeito... mas até ter descoberto o verdadeiro problema levou tempo, tempo esse que gostava de ver reembolsado... ja para não falar de que não tive praticamente ajuda a não ser um topico que eu coloquei no post do AMP.

Abraço amigo
Errando é que se APRENDE!!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema