Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Reflexão sobre a realidade.

Reflexão sobre a realidade. 28 Out. 2012 13:27 #1

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Reflexão sobre a realidade.

É sabido que estamos a enfrentar uma crise mundial nunca vista e talvez por este motivo, são cada vez mais os tópicos a pedir ajuda técnica por utilizadores que não estão minimamente habilitados para o efeito.

Acontece também que por vezes são atendidos nas suas solicitações, mas como não conseguem resolver o problema, acabam por deixar comentários ofensivos, chegando mesmo à provocação.

Havendo um espaço reservado para quem não é técnico, é frequente encontrar tópicos nas áreas reservadas a técnicos e apresentarem-se como profissionais.

Eu adotei um método de responder apenas a quem reúne as seguinte condições:
1.º Se apresente no espaço próprio “APRESENTAÇÂO”.
2.º Já prestou pelo menos uma ajuda com algum sentido de conhecimento técnico.

Tal como referi, foi um método que adotei e não é regra deste FORUM.

Termino como iniciei, lembrando a situação económica atual e como é transversal, é obvio que nos afeta também.

Um abraço e bem hajam
O trabalho dignifica o Homem

Re:Reflexão sobre a realidade. 29 Out. 2012 12:58 #2

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Bom dia amigo Electrohd:

Concordo totalmente com sua reflexao,a tarefa nao é facil,novos membros sem o conhecimentos
básicos que nao colocam seus tópicos no setor correspondente.
O que tambem devemos perceber é que muitas pessoas com um JACARÉ NO BOLSO,pensam que
temos a soluçao de seus problemas sem gastar.
O técnico sabe falar como técnico de qualquer area,torna-se dificil explicar com outros termos
o que tem denominaçao técnica.
Penso que devemos responder com cortesia dizendo que deve levar seu aparelho a um técnico
de sua confiança.
Em uma crise economica,ninguem é a salvo,por isso devemos de cuidar o TRAVALHO de nossos
colegas e sobretudo pensar que temos em este fórum um espaço de total LIBERTADE que devemos
de cuidar sem importar o esforço.
Um forte abraço para o amigo em Portugal.

Re:Reflexão sobre a realidade. 29 Out. 2012 15:33 #3

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas...

Agora percebo o porque de nao responderem as perguntas dos recem amigos do forum mesmo quando a resposta á pergunta é obvia... e que qualquer um dos veteranos do forum sabe a resposta sem ter que fazer contas.
Tenho que enfiar a carapuça pois aprendi muito aqui apesar de ter tido muita leitura... mas foi essencialmente aqui que fui aprendendo e melhor que tudo ajudado por todos, sinto muito que tenha que ser assim, mas é a meu ver um mal necessario uma ajuda aqui são € em prejuizo a um tecnico que perdeu anos a estudar. Facil perceber não?

Fico grato por sempre que poderam terem ajudado, mas não fiquem á espera que sempre que necessite pedir uma ajuda
B)

Abraço a todos e continuação de bom trabalho
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Reflexão sobre a realidade. 29 Out. 2012 17:48 #4

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde aos colegas

juan bonet cabrera (INADIM) Uruguai
e Fernando Simões (kikoakanando) Portugal

Agradeço o vosso comentário à minha reflexão.

Este FORUM é para mim do melhor que há e como foi referido pelo colega Inadim, existe total LIBERTADE e deve ser preservado com esforço de todos.

O colega Fernando, é um membro bastante activo, que pede ajudas e esclarecimentos com os conhecimentos que tem, mas não deixa de ajudar nas áreas que melhor domina.

O que me deixa desiludido é o facto de surgirem pedidos de ajuda não fundamentados, sem a devida apresentação e mesmo assim, quando são ajudados, acabam por deixar comentários ofensivos, chegando mesmo à provocação.

Seria normal que quem entra de novo se apresente (poucos o fazem)
Um pedido de ajuda, deve estar fundamentado com:
Marca
Modelo
Chassis (se possível)
Circuito com defeito ( descrição da avaria)
Leituras feitas na pesquisa previa.
(poucos o fazem)

Na parte que me toca, não são os €, mas o comportamento dos intervenientes e fico incomodado por verificar tópicos sem resposta (porque não respeitaram o verdadeiro âmbito do FORUM).

Um abraço aos colegas Juan, Fernando e em especial ao administrador Rui.
A união faz a força
O trabalho dignifica o Homem

Re:Reflexão sobre a realidade. 29 Out. 2012 22:11 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6428
  • Agradecimentos 1569
Caros membros e participantes

Quando decidi lançar o site num dia de Natal durante a tarde, tive de pensar em algumas vertentes,
Para que serviria o site ? Quem participaria ? Quem teria acesso à informação ? Que áreas deveriam estar no site ?

Se formos ler os avisos legais aparece logo no inicio que não se destina ao público em geral, no entanto, se eu tiver um problema no carro se calhar entro em algum fórum auto e fico com uma noção do que se passa e levo o carro ao mecânico que me deu a informação, será útil deixar livre o acesso ou colocar restrições? Se colocar o registo, por exemplo, com um formulário de perguntas de eletrónica (inicialmente pensei muito se deveria ou não usar este processo), abro o acesso apenas a técnicos mas, e aqueles que pretendem aprender ? (não será o objetivo do site prestar informação tanto para aqueles que sabem e têm muita experiência mas também aos iniciados). Pessoalmente acho que a informação deve ser partilhada e que a partilha de informação levou e leva à evolução, levou-me a deixar o fórum aberto. Para minorar, criei uma área de “não técnicos” mas há casos curiosos. Há algum tempo atrás recebo um email de um membro que colocou um pedido de ajuda nessa área, ou seja, ele não se considerava um técnico de TV mas tem conhecimentos avançados a nível de eletrónica.
Existe ainda outra questão, quem é o técnico ? Aquele que sabe muito ? Aquele que trabalha na área mas que se limita a trocar uns componentes? Aquele que trabalha à muitos anos e tem muita experiência ? Aquele técnico que se limita a trocar a placa ? O engenheiro de telecomunicações para quem flyback é aquela coisa que está lá dentro e tem alta tensão ?

Há 20 anos atrás fui trabalhar para uma multinacional e fazia-me uma confusão trocar uma fonte de alimentação porque tinha a ponte retificadora estourada, sempre tinha reparado aquelas fontes porque não se reparava em vez de colocar uma placa toda nova ? (está acontecer agora com os LCD) o tempo de reparação (trabalho do técnico) é mais caro do que a placa nova.
A principal questão é…. quem é técnico ou não ?

Com todas estas variantes optei por deixar o fórum aberto e a tentar moderar este tipo de acessos, não são muitos.

Em relação à atitude no fórum, colocar modelo... o que foi feito o que não foi... pela experiência que tenho (tenho outros sites não tenho apenas este de eletrónica), nunca funciona, a principal causa é a dificuldade que alguns utilizadores têm em perceber o funcionamento a outra, a dificuldade em escrever o que pretendem.

Muitos dos tópicos são editados para colocar o modelo... Quase desisti de solicitar o modelo e marca, se existir referência eu mesmo coloco. Verifico, por outro lado, que existe uma melhoria acentuada devido à maior facilidade com que os utilizadores mexem no computador.

Existem várias formas de gerir fóruns e blogs, a mais comum é ter um protagonismo exagerado com um conjunto de regras muito rígidas, aqui tento não intervir e as principais regras são o bom senso e a boa educação.

Durante os quase 6 anos que o site tem, é para mim um privilégio, poder contar com todos vocês, verificar a disponibilidade de ajudar colegas que muitas vezes são concorrentes. Estas observações sobre funcionamento são muito úteis, tento sempre melhorar às vezes não de forma tão rápida como seria desejável.
Última Edição: 29 Out. 2012 22:37 por Rui.

Re:Reflexão sobre a realidade. 30 Out. 2012 09:59 #6

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Bom dia Rui, um abraço

Agradeço a sua avaliação e a análise.

Eu não mudaria nada e repito o que já disse: O site é excelente, tem bastante informação técnica, material didáctico, material auxiliar de grande utilidade, completamente livre e aberto para quem quiser desfrutar; só poderia nascer num dia de Natal.

Não fiz nenhum pedido de alteração, nem pretendia avaliar o nível técnico de cada um.

Na minha reflexão, eu adotei um método, informei o Forum e referi que NÃO É REGRA DO FORUM.

Contem comigo no que eu puder ajudar.
Um abraço
O trabalho dignifica o Homem

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema