Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: reparação LG mod: RP-21FB32

reparação LG mod: RP-21FB32 17 Ago. 2010 14:34 #1

Bom dia! estou c/ um problema em uma tv lg mod: RP-21FB32, defeito só fica em standbay, troquei o micronas mas continua em standbay, o que pode ser alguem pode dar uma dica, grato.
Última Edição: 17 Ago. 2010 15:34 por Rui. Motivo: titulo

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 18 Ago. 2010 12:59 #2

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Verifique o C835 e o D 806 que fazem a alimentação de 115 volvts para o transformador de linhas.

Se a alimentação não sair destes componentes o Tv não consegue arrancar. Veja por fim o C814 que faz de filtro para o díodo 806.

Abraço.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 19 Ago. 2010 11:55 #3

Bom dia! já testeios 115 volts, está correto, mesmo assim continua em stand bay, não arranca, troqei o
regulador de voltagem dos nove volts, a alimentação do processador que é de +5 volts está correto /
troquei tambem o eepron, 24C04 mandei reprogramar ainda assim continua em stan bay, grato pela dica
abraços!

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 23 Ago. 2010 17:25 #4

está tudo OK, mas a saida horizontal nao sai. O que pode ser?

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 23 Ago. 2010 18:34 #5

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Caro amigo nesse caso só pode ser uma coisa o circuito horizontal encontra-se em protecção daí que vai ter que ver no esquema qual o díodo que está ligado ao circuito integrado micro e qual o pino que tem a opção PROT ou X-RAY no circuito integrado micro porque pode muito bem ser esse díodo que está em curto devido a uma avaria do circuito horizontal. Desde que a MAT ou o brilho fiquem elevados as fontes activam logo de imediato o circuito horizontal que é neste caso desligado.
Normalmente esse dito díodo está protegido com uma Resistência que vem do circuito de 100 volts do flyback e tem um díodo zener de 8 volts no seu pino para protecção.

Abraço.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares
Última Edição: 23 Ago. 2010 18:37 por Joãombs.

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 26 Ago. 2010 21:51 #6

Boa noite, ainda estou c/ problema nessa tv , ela não tem o circuito X-ray, desliguei o sistema de proteção
mesmo assim ela não arranca, medi c/ o osciloscópio e o pulso do horizontal chega até a base do transistor
da saida horizontal quando desligo o coletor, grato

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 26 Ago. 2010 22:40 #7

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Então faça o seguinte caro jorge digital.

Retire o transistor de alta para fora e teste-o a frio, dá-me a entender que ele deve estar aberto, algo que acontece muito pouco, visto que devido às elevadas tensões acaba sempre por entrar em curto-circuito.
Se entre a base e o colector der infinito em sentido directo e em sentido inverso está aberto, se marcar infinito entre a base e o emissor em sentido directo e sentido inverso encontra-se aberto, se marcar resistência alguma entre o emissor e o colector nos dois sentidos encontra-se em fuga.

Depois de verificar o transístor se ele estiver bom verifique se o condensador 417 (100pF 2kv) não está partido, estalado ou desfigurado, se estiver também terá de o trocar.


Depois diga algo.

Abraço.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares
Última Edição: 26 Ago. 2010 22:48 por Joãombs.

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 27 Ago. 2010 20:45 #8

ainda estou com problema nessa tv já troquei os capacitores, o transistor é original, o flay-back é novo , só
que estou analizando pelo esquema o sinal que sai do coletor é parecido as orelhas do batman, tensão de
115vpp, frequencia de 15,7440HZ, só que quando ligo o sinal sai todo distorcido e entra em standbay no caso proteção, não sei mais onde recorrer grato.

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 27 Ago. 2010 22:26 #9

  • Joãombs
  • Avatar de Joãombs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • Técnico de Electrónica e Micro-Electrónica
  •   
  • Mensagens: 622
  • Agradecimentos 13
Meu caro amigo jorge digital, isto o sinal sair distorcido pode muito bem ter a ver com o circuito de desacoplamento da bobina deflectora, se possui uma bobina deflectora que tenha aí e que seja compatível com o canhão do tubo tente testar com ela.
Pois parece-me que a bobina deflectora também está tendo um problema de espiras, daí que ao sobre aquecer o circuito o transistor entre em saturação e faça entrar em protecção todo o circuito horizontal.
Se depois de testar com outra bobine acontecer o mesmo deverá ver se os componentes que compõem o circuito de desacoplamento do horizontal estão bons, os componentes são os seguintes:
C413, 412; L401, 402; R413.

Depois diga alguma coisa.

Abraço.
João Soares
Reparação de TV e Outros Bens de Consumo Similares

Re:reparação LG mod: RP-21FB32 28 Ago. 2010 13:02 #10

Bom dia joão! fiz as medições dos componentes troquei o drive horizontal medi de novo o transistor que é
original estou fazendo as medições tudo com osciloscópio, e em lampada em série p/ não queimar a saida
troquei o processador novamente por via das dúvidas , medi tudo que se possa imaginar nunca peguei uma
tv c/ esse problema , já estou entregando os pontos abraços.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema