Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: Falando ainda de diodos schootky em paralelo

Falando ainda de diodos schootky em paralelo 15 Set. 2018 09:24 #1

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: AN599.pdf
Tamanho do Ficheiro: 155 KB

Como já foi relatado aqui os diodos schootky em paralelo nas fontes de varias marcas mas do fabricante vestel, aquilo é uma fonte de problemas, (ver o pdf anexo).
Tenho aqui relatos de clientes com tvs que vão 2 e 3 vezes á garantia com o mesmo problema e ao verificar a tv só vejo os tais diodos substituídos, (e alguns de bons fabricantes) e lá está um em curto circuito. Tenho substituido estes 3 diodos somente por 1 com no mínimo 3 vezes mais corrente e acrescentando um pequeno dissipador em alumínio. Até ver ainda não tive fedback negativo mas também ainda é cedo para conclusões.
Por acaso anda alguém a utilizar a mesma tecnica?
Última Edição: 15 Set. 2018 09:29 por Divercentro.

Falando ainda de diodos schootky em paralelo 27 Set. 2018 14:14 #2

  • mjoao
  • Avatar de mjoao
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 222
  • Agradecimentos 43
boa tarde, eu penso que o problema dos diodos neste tipo de montagens é mais a frequência a forma de onda de entrada (dos diodos) que a corrente que é apenas de 220mA em stby e de 680mA em funcionamento normal, a frequência ronda os 66khz e a capacidade parasita dos diodos a essa frequência é bastante importante
lembra-me a muitos anos (35 ou mais) no inicio deste tipo de alimentações ter de escolher os transístores (but12a) pois o resultado nas saídas era muito diferente
eu compro diodos de marca e nas dezenas de fontes que reparei só tive conhecimento de uma que voltou a avariar passados 3 anos
mas na minha opinião reitero que o problema vem do primário da fonte, a forma de onda que ataca os diodos esta muito amortecida , pode-mos imaginar a corrente
Manuel Joao

Falando ainda de diodos schootky em paralelo 27 Set. 2018 14:43 #3

  • Divercentro
  • Avatar de Divercentro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 1587
  • Agradecimentos 317
Mas tenho reparado que o pessoal nas garantias também usa díodos de marca e no entanto também entram em curto
Última Edição: 27 Set. 2018 14:44 por Divercentro.

Falando ainda de diodos schootky em paralelo 27 Set. 2018 15:40 #4

  • mjoao
  • Avatar de mjoao
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 222
  • Agradecimentos 43
já testei vários diodos 5/10/15a 100v e os que deram melhor resultado (no aquecimento) foram os SB5100, também já me apercebi que quando ponho um quarto em paralelo o o aquecimento diminui
a única vantagem que os diodos em paralelo trazem é a capacidade interna, pois no instante
T=0 a capacidade de corrente dos diodos não se adiciona pois um pode conduzir uns micro segundos antes do outro
a vantagem dos schottky é o efeito de avalanche quase nulo

Falando ainda de diodos schootky em paralelo 27 Set. 2018 19:50 #5

  • lmgon
  • Avatar de lmgon
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos
  • pt  
  • Mensagens: 36
  • Agradecimentos 25
Boa noite já reparei muitas fontes de alimentação dessas mesmo de outras marcas com esse problema as duas primeiras passados poucos dias voltaram com o mesmo problema comecei a montar um condensador cerâmico de 1000pf 3kv a 4700pf 3kv em paralelo com os diodos e tem resultado

Falando ainda de diodos schootky em paralelo 28 Set. 2018 16:00 #6

  • mjoao
  • Avatar de mjoao
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 222
  • Agradecimentos 43
boa tarde, já reparou na alteração da forma da onda depois de adicionar o condensador em paralelo sobre os diodos ?
pois um de 1nF traz 2,5K de resistência e o de 4,7nF 0,625 K na saída do transformador o que modifica o ataque dos diodos e na minha opinião é a melhor solução
Z=1sobre c ómega (ómega=2pi.F) como todos sabemos

Manuel Joao

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema