Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Vibração em Plasma Panasonic TH-42PZ70

Vibração em Plasma Panasonic TH-42PZ70 14 Ago. 2008 17:44 #1

  • nvdias
  • Avatar de nvdias
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Tenho o plasma referido em assunto.

Desde algumas semanas comecei a notar uma vibração na coluna esquerda em frequências baixas.
Tem vindo a aumentar ao ponto de nos últimos dias se tornar bastante irritante.
Correndo um CD de testes, corri várias ferquências até validar que as vibrações / ruído no altifalante esquerdo só ocorre entre os 120Hz e os 200Hz.
Se fizer pressão com a mão, no lado esquerdo do chassis, de baixo para cima, o ruído desaparece.


Este modelo de plasma está assente num suporte de mesa que entra no chassis da TV através de 2 pinos metálicos.
Já desapertei e re-apertei todos os parafusos do chassis incluíndo os que estão a apertar os pinos de suportes - mas a vibração / ruído mantém-se.

Desconfio que o problema poderá vir de o altifalante estar mal preso ao chassis:
O que acham ?
Dado o tamanho e peso televisor, não tentei abrir o chassis sem um manual técnico - alguém tem acesso ao manual técnico deste modelo ou outro de chassis semelhante que possa facultar-me ?


Muitíssimo obrigado
Nuno Dias
Última Edição: 14 Ago. 2008 17:45 por nvdias.

Re: Vibração em Plasma Panasonic TH-42PZ70 14 Ago. 2008 22:11 #2

  • djalma milan
  • Avatar de djalma milan
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • DJALMA MILAN--TÉCNICO EM ELETRÔNICA
  •   
  • Mensagens: 1537
  • Agradecimentos 1
Tudo indica que não é problema mecanico, e sim ,problema elétrico ,eu começaria por resoldar o circuito,pois ,nos equipamentos modernos ,essa anomalia é quase uma epidemia.

Re: Vibração em Plasma Panasonic TH-42PZ70 19 Ago. 2008 23:41 #3

  • nvdias
  • Avatar de nvdias
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Obrigado pela sugestão.
Entretanto tive oportunidade de abrir o chassis e reparar que se tratava realmente de um problema de montagem:

Existe uma série de "esponjas" para separar a traseira do chassis da estrutura de montagem dos altifalantes da TV.

Do lado direito estava em falta (ou mal montada) uma espnja.

Limitei-me a colocar uma esponja na zona aparentemente em falta para garantir que a vibração dos altifalantes, não passava para o chassis.

Efectuei seguidamente vários testes enviando sinusoidais entre 100hz e 200hz pelo SCART1 e confirmo que O PROBLEMA FICOU RESOLVIDO !

Espero que a sugestão que aqui deixei possa vir a ser útil a mais alguém.

Obrigado
Nuno Dias

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema