Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Samsung CB-5062A

Samsung CB-5062A 19 Ago. 2012 15:10 #1

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
Ex.mos Srs.

Tenho andado às "aranhas" com o modelo em questão do tópico... Após algumas pesquisas, obtive a informação que é o chassis P68SA, se bem que não sei se assim será, pois o meu chassis tem o IC - TDA 8361 e o do esquema diz ser um TDA 8362.
Poderá ser outro chassis :(

Peço a vossa ajuda para a seguinte avaria.
O aparelho liga e tem som, mas tela escura, pelo que após abrir ligeiramente a screen, verifiquei o traço horizontal...
Assim comecei a procurar a avaria no circuito vertical, tem os 25V no pino do IC, troquei o KA2131, verifiquei julgo que todos os componentes periféricos (seguindo as pistas), inclusive o IC 101 - TDA 8361... Já retirei a deflectora e visualmente aparenta estar bem, também na medição ohmica tenho cerca de 15 Ohms na espira do vertical.
Rectifiquei soldaduras, etc.
Já não sei mais onde procurar... No pino 43 do TDA 8361 tenho 0.02V e acho que deveria ter mais, mas revi tudo de novo e não encontro nada danificado... Puxa vida, será que alguém já encontrou este problema, ou alguém com outras ideias de forma a dar uma ajuda?

Desde já o meu muito obrigado
PG
um abraço

bem hajam

Re:Samsung CB-5062A 19 Ago. 2012 17:12 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde chip.

Nesta avaria o osciloscópio faz a deferença, para verificar se o gerador de rampa está a funcionar e seguir o sinal.

Também quero referir que num TV com 20 anos deve passar os eletrolíticos um a um, para não haver dúvida.

Quanto aos periféricos, confirme a R307 - 51K (problemática).

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 19 Ago. 2012 17:13 por Electrohd.

Re:Samsung CB-5062A 20 Ago. 2012 11:22 #3

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
Caro Amigo Electrohd

Pois!! o osciloscópio avariou (fuga de alta tensão no transformador de linhas), como não encontrava à venda isto, mandei para o representante (NIPOSOM)... Ao fim de muito tempo disseram que não tinha arranjo (danificaram o meu Kiotto e também estragaram a placa do reedout que estava boa quando enviei para lá)... Mas isto é uma história complexa que fica para outra altura.

Como eu dei baixa de actividade da minha ofocina de reparação de TV, Video e HI-FI, não voltei a comprar outro... Mas volta e meia faz falta. Há sempre familiares e amigos a solicitar reparações, :unsure:
Pronto!! os Euros não abundam... Quando tiver oportunidade vou equacionar a compra de outro osciloscópio.

Fico muito grato pela informação e irei ver essa "menina" (R307)... Quanto aos electroliticos estão bem, se visualizei bem, são 3 neste circuito.

Saudações
um abraço

bem hajam

Re:Samsung CB-5062A 20 Ago. 2012 22:47 #4

  • chip
  • Avatar de chip
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • vamos tentar ajudarmo-nos
  •   
  • Mensagens: 379
  • Agradecimentos 1
Olá de novo Amigo Electrohd

O Amigo tinha toda a razão em me chamar à atenção para a R307... Confesso que eu não vi isto antes direito... Ou seja: medi ela soldada no circuito e deu 44ohms e eu passei à frente :( Errado e já me "castiguei" por isso :huh:

Bom!! hoje e após a Sua dica de ouro, eu retirei ela e medi... Estava a zero... Após substituição, voilá!!! :)

Também não tinha o verde... A R522 de 4,7K, também estava aberta... O que poderia ter acontecido para isto? :huh:

Já tinha verificado antes alguma oxidação nesta zona e FI, bem como o tuner com alguma ferrugem superficial, pelo que fiz uma limpeza antes da Sua dica de ouro.

Há!! :dry: Constactei ainda que o Transf. de linhas tinha umas estaladelas no plástico envolvente (zona dos pontenciometros), não verifiquei qualquer fuga de alta, mas estive a limpar isto e a dar um epóxido nele. Será que houve alguma descrga para o ocorrido?

Pelos vistos a R307 é problemático, mas a R522 também aberta? Extranho não acha? :(

Qualquer explicação é óptimo para tentar compreender melhor (se bem que às vezes o melhor é não pensar muito nisso :) )

Só me resta agradecer e do fundo de mim desejar tudo de bom
Deus o abençoe junto de Quem Lhe é Querido
PG
um abraço

bem hajam

Re:Samsung CB-5062A 21 Ago. 2012 07:40 #5

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Bom dia.

Agradeço o retorno e fico contente com o seu êxito.

Quanto às causas, conforme referi na minha intervenção esse TV tem 20 anos e na abordagem deve ter isso em conta.

Um abraço
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 21 Ago. 2012 07:40 por Electrohd.

Re:Samsung CB-5062A 26 Nov. 2012 20:33 #6

  • NHML
  • Avatar de NHML
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Olá

Tenho uma TV Samsung CB-5062A do qual o fio proveniente do transformador de linhas para o cinescópio derreteu junto à ventosa do cinescópio.
Poderá ser considerado que o cinescópio encontra-se avariado, ou será o transformador de linhas?

Obrigado

Re:Samsung CB-5062A 26 Nov. 2012 21:22 #7

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa noite Nuno.

Deveria abrir um novo tópico para não confundir os casos.

Quanto à sua questão, deve mudar o transformador de linhas.

A "ventosa" ou chupeta de MAT, é parte integrante do transformador.

Atenção: Se não domina esta área, deve proceder conforme as regras de segurança.
Leia esta informação relacionada:

Choques eléctricos Alerta.

Boa sorte
_______________________________________________________________________________
Por motivos óbvios, toda a informação prestada por mim, é da inteira responsabilidade de quem a executa.
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 25 Nov. 2015 14:21 por Rui. Motivo: retificação link

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema