Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Tv Sony KV-X2521D

Tv Sony KV-X2521D 30 Jan. 2013 22:52 #1

  • J. Brás
  • Avatar de J. Brás
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 39
Boa noite amigos! Por favor, preciso de ajuda para este problema.
Ao ligar, a fonte faz dois ou três impulsos de sobrecarga e vai para standby.Ao arrancar com um canal, na fonte volta a ouvir-se uns impulsos de sobrecarga mas após dois ou três segundos arranca e um pouco atrasada aparece no êcrã apenas uma estreita faixa vertical próximo da margem esquerda (visto de frente),
conforme a foto anexa.O transformador de linhas grila um pouco.Levantando a chupeta de MAT esse grilar desaparece.A forma de onda na base do transistor de linhas é um pouco distorcida,ao ritmo do grilar do transformador e fica limpa ao levantar a chupeta de MAT.
Substitui o tranformador de linhas sem êxito.Não consegui deflectoras para substituir,mas fiz um exame minucioso e parecem em perfeito estado. Os 135 volts do B+ estão certos e sem riple.Tentei aumentar a tensão da screen,a ver se apareciam linhas de retorno em todo o ecrã, mas não acontece nada,nem sequer aumento de luminosidade naquele fragmento de imagem.
Por favor,será que alguém me pode dar uma ajudinha?
Um abraço e bom trabalho
J.Brás

Re:Tv Sony KV-X2521D 31 Jan. 2013 01:41 #2

  • inadim
  • Avatar de inadim
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top10 em número de mensagens
  • uy  
  • Mensagens: 1879
  • Agradecimentos 270
Boa noite:
Essa falha é caracteristica da linha dos 180V (electrolítico seco).
Tem certeza que o B+ (pino do transf. de linhas) nao tem ripple?
"grila".
Recomendo verificar o ripple em tudos os B+.
Sorte.

Re:Tv Sony KV-X2521D 01 Fev. 2013 21:16 #3

  • J. Brás
  • Avatar de J. Brás
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • pt  
  • Mensagens: 39
Amigo Inadim,boa noite.Muito obrigado pela sua colaboração.
Fala em 180 volts ? O +B deste modelo é 135 volts.A situação mantém-se e agora tenho mais dúvidas.Substitui C621,C810, C604,C518 ,Q805 e R822. Sobre esta última, peço o favor de me ajudar.Está muito chamuscada e não dá para identificar.No esquema é de 1K mas está com 2.2K.Terá alterado ou é mesmo este o valor?
As formas de onda 12 e 13 estão com forma e níveis certos,apenas com ruideira.O +B no pino 4 do flyback tem 137 volts em stby e vai a 133 volts em funcionamento.Não tem ripple anormal.
Lamento que a foto não tenha passado, mas eu acho que o varrimento cobre o ecrã, pois além da tal faixa vertical de 10 cm do lado esquerdo, aparecem picos em vários pontos e ao ligar, o dígito do canal (OSD) aparece do lado direito,embora deformado.Depois vai desaperecendo lentamente e ao fim de 10 segundos é apenas um ponto cintilante.Ao desligar, a imagem extingue-se no centro do ecrã,como é normal. Julgo que aquela faixa visível à esquerda é apenos o vídeo.
Ao ligar a power a fonte faz dois ou três tac-tac-tac antes de ir a stby.Depois ao ligar os canais por vezes é rápido,outras vezes ouve-se a fonte a patinar tac-tac-tac até que levanta a alta tensão, que fica sempre com bastante fritadeira.
Com mais estes pormenores será que o meu amigo me poderá dar mais algumas dicas?
Obrigado e bom fim de semana
J. Brás

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema