Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown

Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 01 Fev. 2013 15:55 #1

Boas, alguém sabe qual a avaria de uma CROWN model CTV - 7296 e o chassi: 11AK12-9.
O problema é no primário e arrebenta a resistência 0,47. Meti o transformador do primário novo e tornou arrebentar, medi os componentes todos e parecem estar bem? Não sei qual o problema. Agradecia que me ajuda-sem. :(

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 01 Fev. 2013 20:35 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa noite Luis Rodrigues.

Na minha pesquisa, este TV utiliza o chassis 11AK19, mas com material VESTEL, tudo é possível.

No entanto há uma diferença em relação ao circuito em análise (fonte de alimentação).

Como apenas refere que uma resistência de 0R47 no circuito primário queima, tecnicamente falando não deu informação nenhuma.

Presumo que esteja a falar da resistência de proteção que vai da retificação ao chopper e por sua vez ao transístor MOSFET de potência.
Mudar o transformador como primeiro suspeito, foi precipitado da sua parte, porque há outro percurso a investigar (mais simples e económico) ; antes de ter que fazer essa substituição.

Independentemente do circuito em análise (11AK12 ou 11AK19) deve ter o transístor MOSFET de potência em C.C.
Esse transístor deve ser mudado, mas como ele não queimou por mero acaso, deve mudar o IC por precaução, condensadores electrolíticos do primário (presumo que não tenho equipamento de teste para os confirmar com segurança) e deve medir as resistências desse circuito ( em circuito aberto) e mudar as que estiverem fora da tolerância.
Confirme também o condensador de amortecimento diretamente ligado ao MOSFET.

P.S. : nas próximas intervenções deve ser mais preciso para que todos entendam os conteúdos técnicos.

Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 01 Fev. 2013 21:38 #3

Agradeço a sua resposta, eu não tenho nenhum curso para falar em termos técnicos mas já arranjo televisões já alguns anos. Mas como diz o outro até velhos estamos sempre aprender, e como é a minha TV em questão eu estou a insistir, porque se fosse de um cliente dizia que não tinha arranjo.
Em relação aos pormenores que eu fiz basicamente mudei tudo no primário e como vi que o transformador estava queimado mandei vir um e pensei que resolvesse o problema mas não? As resistências foram todas novas e os condensadores também, o TDA4605-2 tinha aqui um medi os valores um com o outro estava igual em principio estão bons a não ser que estejam os dois queimados? Até no secundário já verifiquei os componentes tanto o transístor de alta tensão os díodos todos em volta, resistências etc. Está tudo bom a única coisa que falta fazer é desligar a sapata do meio do transístor de alta tensão e experimentar para ver se queima a resistência do primário.
Agradeço que me explique sem essas palavras técnicas para eu perceber. Obrigado

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 02 Fev. 2013 17:56 #4

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde Luis

O método utilizado na reparação (mudar componentes aleatoriamente) não é boa prática e o resultado está à vista.

Neste caso, vai ser difícil solucionar o problema porque não resolveu e tem grandes probabilidades de ter o circuito alterado com tantos componentes mudados.

Para não ter que substituir infinitamente componentes queimados, utilize o teste com lâmpada série.

Teste de bancada com lâmpada em série

Como o esquema do 11AK12 não está percetível, usei o esquema utilizado no datasheet que deve imprimir e comparar com o seu esquema.

Componentes críticos: C1; C2; C6; R4; R11; R13; T1 (MOSFET); IC TDA4605-2.
Os componentes a mudar devem ser novos e de confiança.
Certifique-se de que o transformador que mudou é igual ao original.


Recomendo que leia atentamente o que indiquei na minha primeira intervenção, apenas para não ter que repetir.
Boa sorte

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: PWM_QRICTDA4605_2.pdf
Tamanho do Ficheiro: 99319
O trabalho dignifica o Homem
Última Edição: 02 Fev. 2013 17:58 por Electrohd.

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 02 Fev. 2013 18:10 #5

Obrigado Sr. Neves,
Assim que fique reparada lhe direi.

Cumps.

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 02 Fev. 2013 21:40 #6

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Faltou referir o condensador de amortecimento C3 (220pF/2KV), muito importante.
Boa sorte
O trabalho dignifica o Homem

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 06 Fev. 2013 15:26 #7

Boa tarde Sr. Neves,
Já resolvi o problema e de facto como você disse e bem, que eu devia utilizar componentes novos e não usados e não é que o TDA4605-2 (CI801) estava queimado e logo por azar o outro que eu tinha aqui também estava e como medi um e outro e estavam iguais os valores e foi por isso que me levou a errar, é que eu tenho varias placas e vou tirando os componentes que preciso.

Obrigado pela ajuda.

Cumps.

Re:Peço ajuda em reparar a minha TV - Crown 06 Fev. 2013 15:58 #8

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa tarde Luis.


Não tem que agradecer, pelo facto de informar a solução, eu é que agradeço.

Infelizmente muitos utilizadores não o fazem e não consigo entender porquê.

O tempo dá-nos lições como esta. Em reparação devemos sempre utilizar componentes de confiança, para não haver dúvidas.

Nos tempos que correm, componente novo não é sinónimo de confiança, mas isso daria para um debate mais alongado.

Continuação de boas reparações.

Bem haja
O trabalho dignifica o Homem

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema