Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas

Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 16 Abr. 2013 13:13 #1

  • jota25
  • Avatar de jota25
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 7
Boas pessoal,

Tenho o seguinte LCD Samsung:

Model: LE40A536T1F
Model code: LE40A536T1FXXC
Type No: LE40A536

Recentemente começou a ter algum problema com as cores, aparecem cores saturadas (tons cinzento). Das primeiras vezes que isso aconteceu era aleatório, por vezes estava boa outras vezes tinha esse problema, ultimamente está sempre com as cores alteradas.
Já experimentei as várias entradas (HDMI, SCART, Antena...etc) e acontece o mesmo em todas.
Já experimentei tambem mexer nas configurações das cores, saturação, brilho...etc e nada feito.

Sendo eu novo neste tipo de reparações, agradecia da vossa parte umas dicas para saber por onde começar o troubleshooting.

Nos últimos dias tenho feito algumas pesquisas sobre este assunto e reparei que isto acontece em algumas TVs samsung, mas nenhuma é o mesmo modelo. Segundo o que li aqui no site/forum, noutros modelos a solução é trocar um chip IC 6002 - LM358D ou AS15G, será a mesma situação?

Obrigado a todos

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 16 Abr. 2013 18:25 #2

Boas amigo eu já troquei vários AS15F que fica na placa T-Con e ficou bom.

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 16 Abr. 2013 19:07 #3

  • jota25
  • Avatar de jota25
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 7
Obrigado pela breve resposta.
Neste momento estou longe da TV só no fim de semana é que consigo fazer um melhor diagnóstico.

No entanto gostaria de saber se há alguma forma de testar se é esse AS15F que está estragado?
Que testes posso fazer? Medir tensões?...etc

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 17 Abr. 2013 15:21 #4

  • helderasf
  • Avatar de helderasf
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 147
  • Agradecimentos 5
boa tarde a todos!!

diogovalentim, poderias explicar melhor como se chega à conclusão que é o AS15, é que tenho precisamente uma tv lcd desse modelo na bancada e parece-me ter este defeito... e a t-con é cara e pelo preço do IC dá vontade de arriscar mas...

obrigado

cumprimentos

boas reparações

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 18 Abr. 2013 11:51 #5

Bom dia, os af15f que eu apanhei aqueciam demasiado, experimentei trocar e resolveu o problema.
cumprimentos

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 18 Abr. 2013 13:44 #6

  • jota25
  • Avatar de jota25
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 7
Obrigado diogovalentim ;)

No fim de semana vou fazer o diagnóstico e quando tiver novidades partilho aqui.


@ helderasf, mandei-te pm

Cumps pessoal

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 23 Abr. 2013 19:55 #7

  • jota25
  • Avatar de jota25
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 7
Boas pessoal,

No fim de semana tive tempo para dar uma olhadela à TV, aproveitei a ajuda do helderasf e fui à placa t-con (ref: T400HW01 V4), fui ao pequeno chip que 'normalmente' queima (tal como referiu tambem o diogovalentim ) e assim que liguei a TV ele ficou extremamente quente.

Relativamente a isto, gostaria de vos colocar duas perguntas:

1 - O chip tem a referência AS19-H1G, alguém me sabe dizer se é a mesma coisa que o tal AS15? (não consegui encontrar datasheets)

2 - O facto de estar extremamente quente é o suficiente para admitir que é ali que está o problema?

Obrigado pela ajuda ;)

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 24 Abr. 2013 09:32 #8

  • helderasf
  • Avatar de helderasf
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 147
  • Agradecimentos 5
viva,

ainda não resolvi o problema do LCD, embora acho que seja a t-con... deixo abaixo um link com um pequeno video que demonstra o defeito, diogovalentim se poderes confirmar se era este o defeito quando os AS15F aqueciam ou se alguém me poder dar uma ajuda agradeço... jota se poderes faz um video para vermos o teu defeito...



ou



acho que estamos no topico errado vou passar para os LCD's

cumprimentos
Última Edição: 24 Abr. 2013 09:55 por helderasf.

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 30 Abr. 2013 13:39 #9

Boas, sim é mesmo da t-con esse defeito na imagem, troque o as15f.

Re:Samsung LE40A536 - Com problema na imagem, cores saturadas 04 maio 2013 11:19 #10

  • helderasf
  • Avatar de helderasf
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 147
  • Agradecimentos 5
Viva,
Obrigado pela ajuda, vou trocar o ic, depois dou noticias...

boas reparações :)

HF
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema