Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Samsung CB-5035Z_Chassis P69SA_NÃO AJUSTA SATURAÇÃO

Samsung CB-5035Z_Chassis P69SA_NÃO AJUSTA SATURAÇÃO 27 Abr. 2013 12:32 #1

  • hcruz
  • Avatar de hcruz
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 128
  • Agradecimentos 3
Boa tarde colegas,

Estou com uma tv samsung cb-5035z, que não ajusta a saturação, ou seja, embora no menu a escala varie de 0 a 100 a cor mantém-se igual.
No pino 4 do microcontrolador a tensão varia entre 0v e 3.2v conforme a escala no menu aumenta ou diminui.
Esta variação de tensão chega até ao pino 26 do TDA8631 embora aqui a tensão varie entre os 0v e os 0.21v.
Creio ser normal já que vai havendo alguma atenuação no caminho entre os dois devido aos resistores que se encontram no caminho.
Após ter verificado isto, reprogramei a eeprom e substituí o TDA8361. Em nenhum dos casos o problema desapareceu.
As tensões RGB estão lá, a rondar os 1.2v, e chegam até ás bases dos transístores na placa do tubo.
Além me sabe dizer o que me poderá estar a escapar?

Um abraço e desde já um excelente fim de semana!

Hélio Cruz

Re:Samsung CB-5035Z_Chassis P69SA_NÃO AJUSTA SATURAÇÃO 27 Abr. 2013 15:03 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega hcruz , meus cumprimentos. B)

Imagino que o amigo já tenha testado o aparelho em PAL-M via RF,como também em NTSC-M via AV.
Por outro lado,analisando as tensões postadas pelo amigo,acho estranho,pois se considerarmos o pino 4( PWM ) do microprocessador desligado, teremos que obter exatamente 4,76volts em cima da RR14 de 7,5ohms e abaixo da mesma 4,33volts sobre a RR15 de 82Kohms desprezando a carga do capacitor RC06 de 10uF/16V.
Esta queda de tensão é transferida via RR10 de 2Kohms ao pino 26 do IC-101 onde ainda recebe um reforço na integração final proporcionado pelo capacitor C-507 de 10uF/16V.
Não acha que as afirmações :
""Esta variação de tensão chega até ao pino 26 do TDA8631 embora aqui a tensão varie entre os 0v e os 0.21v.
Creio ser normal já que vai havendo alguma atenuação no caminho entre os dois devido aos resistores que se encontram no caminho.""
São contraditórias e equivocadas ??
Verifique o capacitor eletrolítico RC06 de 10uF/16v,creio estar com fuga ,atenuando a tensão e gerando o problema citado.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom .
Abraços.
Fui !!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema