Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador

Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador 08 Set. 2015 20:56 #1

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Olá amigos e colegas. Se acreditasse nisso ia á bruxa, pois desde que mudei de instalações só me aparece lixo. Aqui vai mais um: Este tv tinha falhas, e ao analisar o chassis notei várias soldas gretadas que ressoldei, e o tv ficou a funcionar bem durante + - 10 minutos, mas depois desse tempo começou a mudar de canais sozinho. Pensei serem os pulsadores p+ p- tendo constatado que realmente um deles tinha fugas e mudei os 2 por outros novos, mas para meu espanto, passados 2, 3 minutos começou a mudar os canais de novo! retirei os pulsadores mas mesmo assim muda os canais! Lavei o chassis, ressoldei o uP, a memoria, o cristal tudo sem resultado. Vi na net alguem que disse que teve o mesmo, mas que removeu as resist. smd junto aos pulsadores, limpou o chassis nesse sitio, tornou a colocar as smd e resolveu. Eu fiz o mesmo, ficou toda a noite a secar, e hoje com o chassis limpo e seco verifico que está igual! Algum amigo já teve um caso igual? O cliente vem sempre com a "cantiga" que não quer gastar muito, e tou a ver que é mais um que não reparo pois está a ficar caro! Agradeço qualquer ajuda e muito obrigado. Electronico (azarado) :huh:

Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador 08 Set. 2015 22:54 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Benvindo .

Remova as baterias do controlo remoto, não vá este ter problemas.

Essa parte do circuito funciona como um divisor de tensão que gera o sinal keyb.

O sinal keyb liga também ao conector ss07. Limpe este conector.

Verifique os +5 V que ligam a R002 ( Ruido ).
Verifique R002 e más soldaduras

Se continuar, faça curto a R002 e verifique, assim terá +5V no sinal keyb e deverá desaparecer .Isto serve para ver se tem alguma resistência de fugas que altere a tensão.

Aqui tem o valor de keyb quando prime as teclas.

Volt

1,2 vol +
1,6 vol -
2,1 ch +
2,9 ch -
4 eject
Última Edição: 08 Set. 2015 23:09 por zurca1599.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: electronico

Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador 10 Set. 2015 15:38 #3

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
zurca1599 - Obrigado por responder. Vou analisar as sugestões e depois direi algo. Muito obrigado pelas dicas.

Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador 10 Set. 2015 15:54 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Fico à espera .

Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador 11 Set. 2015 18:47 #5

  • electronico
  • Avatar de electronico
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 146
  • Agradecimentos 7
Finalmente!!Estes chassis serie PT cada vez surpreendem mais! O que provocava o tv mudar de canal,era um pulsador de....som! Já os tinha tirado fora e testado na escala mais sensivel do multimetro,e não apresentavam a mais minima fuga,tornando a coloca-los no lugar! Hoje sexta feira,por volta das 14 horas,decidi pegar no tv pela ultima vez,e deu-me para soldar os 2 pulsadores em paralelo nas pontas do multimetro na escala X 1M. Enquanto reparava outro tv,ia olhando para o multimetro durante toda a tarde sem ver nada de anormal,mas por volta das 19.15 horas,(5 horas depois!!) o multimetro "mexeu-se",primeiro,mal se viu o movimento, mas depois deu uma guinada brusca para curto total,voltando para "bom" logo de seguida,não voltando a mexer-se mais,e foi descoberto o"criminoso"! Agora,digam lá os colegas,porque é que o defeito não se notava no som,como já tive casos,e sim nos canais?!Eu tambem não sei! só sei que está resolvido.Assim que "olho",se lhes aparecer este defeito,nesta ou em qualquer outra marca,pois eu passo a desconfiar de todas! Obrigado.

Mitsai Focus AV37CM - Chassis PT90J - Muda canais só e não é pulsador 11 Set. 2015 21:02 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Bem simples.

Se leu acima

"
Essa parte do circuito funciona como um divisor de tensão que gera o sinal keyb.
"

Basta ter uma resistência de fuga no pulsador de V- de 1k e o sinal key vai ter o valor 2,1 V.

Isto é 2,1V para o micro é o mesmo que CH+.


Por isso coloquei:

"
Se continuar, faça curto a R002 e verifique, assim terá +5V no sinal keyb e deverá desaparecer .Isto serve para ver se tem alguma resistência de fugas que altere a tensão.
"
Última Edição: 11 Set. 2015 21:05 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema