Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 00:38 #1

Iniciei os trabalhos hoje:19/09/2015 - 21:25.

Obs: esse aparelho é um combo (vídeo cassete acoplado), vulgarmente conhecido com TV-canguru.

Def. Ao acionar a tecla liga, o equipamento liga e oscila e apaga em 2 seg. Nem chega a clarear a tela. Faz-se o mesmo procedimento novamente e liga e a tela já clareia mas desliga. Assim a medida que vai repetindo o processo a liga, a tela abre com chuvisco e tudo mais, porém permanece ligada por aproximadamente uns 4 segundos, não mais que isso. Esse é o sintoma.

Observações iniciais: Liguei e antes que desligasse, ou seja, assim que oscilou medi a tensão de 180V e OK;
Levantei o pino 1 (Vin1) do IC-803 (KA7631) e liguei novamente. O aparelho oscilou, imagem abriu e não desligou, porém, a tela ficou esbranquiçada e quadro ondulado na laterais.

1) Ainda não concluí o trabalho e nem posso ainda atribuir a anomalia ao IC... Mas já deu uma luz...

Caso alguém já tenha alguma informação desde já agradeço e caso eu resolva, de imediato posto aqui os passo-a-passo.

Segue Arquivo do esquema elétrico para consulta e análise dos demais colegas...
Anexos:
Última Edição: 20 Set. 2015 01:04 por winstontec-GV.

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 01:02 #2

winstontec-GV.

Eu testaria a saída de tensões nos pinos 8 e 9 do IC-803.

Se estiverem alteradas, ou o CI está ruim ou há curto nas cargas destas fontes de 5V e 9V.

Boa sorte.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.
Última Edição: 20 Set. 2015 01:12 por Técnico Rodrigues. Motivo: melhorar o texto
Os seguintes utilizadores Agradeceram: winstontec-GV

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 01:11 #3

Caríssimo Sr. Rodrigues, me perdoe... Corri aqui para corrigir o meu equívoco, o pino que levantei foi o Pino 1.
Obrigado pela orientação... Vou fazer isso agora e informo aqui os resultados.

Esse IC tem dois pontos de entrada de alimentação 1 e 2 e três saídas 8, 9 e 10. O pino 1 parece ser um comparador de corrente.

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 01:13 #4

Não tem problema, já corrigi também o meu post.

Não encontrei o pino 10 olhando o esquema.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.
Última Edição: 20 Set. 2015 01:34 por Técnico Rodrigues. Motivo: melhorar o texto
Os seguintes utilizadores Agradeceram: winstontec-GV

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 03:39 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Se permitem parece-me que podem estar a olhar para o ponto errado .

O aparelho deve estar a entrar e protecção .

O ci KA7631, em condições normais, é difícil avariar ( tem protecção de corrente, tensão temperatura...).

Se querem verifica-lo deviam:

Verificar a tensão de entrada e filtragem dos 13V .
Verificar as correntes de saída < 500ma.
verificar as tensões de saída.

Mesmo que as tensões de saída estejam alteradas ainda deverá ser verificada a tensão no pino 4 pois esta entrada do ci desliga as saídas de 5 e 9 V.

Alem disto se a tensão de saída variar abaixo do valor especificado ainda produz um sinal de Reset ( pino 6 ) vai actuar nos controladores.

Mas claro isto não quer dizer que não possa ter avariado.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Técnico Rodrigues

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 14:55 #6

Olá Zurca.

Eu fui ver o datasheet do KA7631, e é como você está explicando. Eu agradeço a explicação, porque este CI eu não conhecia.

O que eu não consegui entender é porque o aparelho ligou quando se levantou o pino 1.

Outra dúvida: O pino 29 (X-RAY) do IC200 detecta avarias em várias partes da saída horizontal, como o transistor de saída horizontal, por exemplo?
Se estiver em proteção a tensão neste pino será maior que 0V, mesmo em stand-by?

Estas perguntas não são para levantar polêmicas, mas simplesmente motivadas pela minha ignorância e vontade de aprender.
Estou curioso também para ver o resultado que o winstontec-GV conseguiu.
Se for possível, analise antes de trocar as peças.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: winstontec-GV

RESOLVIDO DESLIG. AGORA SEM COR. Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 16:17 #7

Esse pino fica desligado. Desculpe... Mais um descuido.

Defeito Resolvido em 20/09/2015 - 13:15.
Obs.: Está em teste e refazendo as aferições das principais tensões. (Já, já, posto o passo-a-passo e imagens).

Falta corrigir agora: Defeito de falta de cor... rsrs... pois até então não era possível perceber tal anomalia. Mas é assim mesmo. Relaciono equipamentos eletrônicos a um paciente ``humano´´. Rs...
Última Edição: 20 Set. 2015 16:26 por winstontec-GV.

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 16:24 #8

winstontec-GV escreveu:
Iniciei os trabalhos hoje:19/09/2015 - 21:25.

Obs1: esse aparelho é um combo (vídeo cassete acoplado), vulgarmente conhecido com TV-canguru.
Obs2: O IC-803 dispõe de 10 pinos, porém, apenas 9 é conectado à placa, o pino 10 fica desconectado.

Def. Ao acionar a tecla liga, o equipamento liga e oscila e apaga em 2 seg. Nem chega a clarear a tela. Faz-se o mesmo procedimento novamente e liga e a tela já clareia mas desliga. Assim a medida que vai repetindo o processo a liga, a tela abre com chuvisco e tudo mais, porém permanece ligada por aproximadamente uns 4 segundos, não mais que isso. Esse é o sintoma.

Observações iniciais: Liguei e antes que desligasse, ou seja, assim que oscilou medi a tensão de 180V e OK;
Levantei o pino 1 (Vin1) do IC-803 (KA7631) e liguei novamente. O aparelho oscilou, imagem abriu e não desligou, porém, a tela ficou esbranquiçada e quadro ondulado na laterais.

1) Ainda não concluí o trabalho e nem posso ainda atribuir a anomalia ao IC... Mas já deu uma luz...

Caso alguém já tenha alguma informação desde já agradeço e caso eu resolva, de imediato posto aqui os passo-a-passo.

Segue Arquivo do esquema elétrico para consulta e análise dos demais colegas...

RESOLVIDO: DEFEITO DE DESLIGAMENTO, porém, imagem sem COR.
Aparelho em teste para avaliação e tomadas de tensões (preventivo). Já, já posto o passo-à-passo e imagens registradas durante o processo de reparo e o que fora observado. Desde já agradeço a atenção, também do Sr. Rodrigues.


SEM COR (reparo em andamento):

Ao ligar funciona e desl. Samsung - Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 16:49 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Técnico Rodrigues escreveu:
Olá Zurca.

Eu fui ver o datasheet do KA7631, e é como você está explicando. Eu agradeço a explicação, porque este CI eu não conhecia.

O que eu não consegui entender é porque o aparelho ligou quando se levantou o pino 1.

Outra dúvida: O pino 29 (X-RAY) do IC200 detecta avarias em várias partes da saída horizontal, como o transistor de saída horizontal, por exemplo?
Se estiver em proteção a tensão neste pino será maior que 0V, mesmo em stand-by?

Estas perguntas não são para levantar polêmicas, mas simplesmente motivadas pela minha ignorância e vontade de aprender.
Estou curioso também para ver o resultado que o winstontec-GV conseguiu.

Ao desligar o pino pino 1 vai alterar a tensão de 5 V.
Logo vai afectar todo circuito alimentado por esta tensão, inclusive os sistemas de protecção.

A qualidade do pdf é muito má e torna difícil verificar o sistema como um todo.

Esperemos que o winstontec-GV diga algo mais do que "está resolvido".
Os seguintes utilizadores Agradeceram: winstontec-GV

RESOLVIDO DESLIG. AGORA SEM COR. Model: CXD-1333 - Ch: KH1/KCV12C 20 Set. 2015 16:54 #10

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
winstontec-GV

Espero que entenda que para quem está deste lado a tentar ajudar dizer :

"
Defeito Resolvido em 20/09/2015 - 13:15.
"

significa nada.

Se quer que se possa ajudar deveria no mínimo dizer o que fez.
Desta forma só por pura "adivinhação" .
Os seguintes utilizadores Agradeceram: winstontec-GV
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema