Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV AOC modelo L42h831 não tem os 5 v

TV AOC modelo L42h831 não tem os 5 v 14 Dez. 2016 16:49 #1

ola pessoal estou com uma tv aoc que não liga, ao verificar o circuito eu encontrei o fet 901 com fuga, fiz a troca do componente mais a tv não gera os 5 vts do stand by, alguém poderia me ajudar

TV AOC modelo L42h831 não tem os 5 v 14 Dez. 2016 23:46 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6427
  • Agradecimentos 1569
Nota adicional, foi colocada uma resposta sugerindo o uso de fontes externas em detrimento da reparação ou substituição das originais, esta foi a minha resposta, mais tarde foi-me solicitado que esses tópicos fossem removidos, fica aqui a minha resposta a sugestão para utilização de fotnes externas em detrimento do uso das fontes chaveadas, comutadas, smsp usadas atualmente em quase todos os aparelhos.

Caro Lucas,

Usar uma fonte externa é sinal que não se conseguiu resolver o problema, ora... estamos aqui para ajudar.
Há uns anos, um guarda florestal usava esse processo, falhava a fonte do radio e ele usava umas vinte(não sei eram 20, era de certeza uma grande quantidade) pilhas para o rádio funcionar.

A fonte externa deve ser usada, por exemplo, para verificar se o circuito posterior não está a "matar" a fonte. As fontes comutadas controlam não só a tensão mas também a corrente, sendo assim, em alguns casos, se há um excesso de consumo alimentado pela fonte, ela não funciona por proteção, terá que se resolver o problema.

O que está a acontecer com frequência é esta (má) utilização de uma fonte externa, por exemplo, há uma fuga nos suportes das lâmpadas, vai matar a fonte porque consome 400mA e a fonte debita até 200mA, o aparelho não funciona. Vamos colocar uma fonte externa, compra-se um 7805, pode fornecer até 1A, maravilha, a fonte funciona o aparelho de TV até liga, mas o problema não foi resolvido e vai queimar mais tarde ou mais cedo... isto é apenas uma exemplo, muitas destas asneiras estão a ser feitas.

A culpa é, na maior parte das vezes, das marcas por dificultarem o acesso aos componentes, pelo preço ou por qualquer outro motivo. Estamos cá todos para ajudar e, exceto se não conseguirmos encontrar a origem do problema ou se a alteração for melhor que o circuito original, fazer estas emendas(remendos) nunca foi um bom processo, apenas adia um problema/avaria ainda maior.
serjoney escreveu:
...eu encontrei o fet 901 com fuga, fiz a troca do componente mais a tv não gera os 5 vts do stand by...

Onde faltam os 5V? já desligou a proteção da fonte?
Última Edição: 17 Dez. 2016 00:04 por Rui. Motivo: alteração da resposta por remoção de respostas intermédias

TV AOC modelo L42h831 não tem os 5 v 22 Dez. 2016 14:35 #3

os 5 volts que falo é o de partida, pra ligar a tv power, a onde fica a proteção dessa fonte?

TV AOC modelo L42h831 não tem os 5 v 22 Dez. 2016 15:29 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6427
  • Agradecimentos 1569
Verifique e siga os procedimentos no manual de serviço que pode baixar de



AOC L42H831
Os seguintes utilizadores Agradeceram: serjoney

TV AOC modelo L42h831 não tem os 5 v 22 Dez. 2016 19:47 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
serjoney escreveu:
ola pessoal estou com uma tv aoc que não liga, ao verificar o circuito eu encontrei o fet 901 com fuga, fiz a troca do componente mais a tv não gera os 5 vts do stand by, alguém poderia me ajudar

Para ter os +5v tem de verificar a parte do circuito correspondente como :


B+ Q931 R926 D935 c926 C928

Ic931 Ic932 IC933

E toda essa parte do circuito.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: serjoney

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema