Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Sony KDL-40R450B

Sony KDL-40R450B 12 Fev. 2021 21:24 #1

  • Bigs
  • Avatar de Bigs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Tenho uma TV Sony KDL-40R450b. Modelo da board é BIL 1-889-355-12 (173463312). Infelizmente não consigo encontrar o esquema elétrico da mesma.
Em novembro do ano passado ao ligar uma pen a TV desligou se completamente e não ligou mais. O led standy nao pisca e não liga.

Eu cheguei a levar para um técnico e ele achou que o problema da board seria o processador principal e encomendou um novo e trocou o mas sem qualquer efeito (Mediatek arm MT5561TUHT). Eu verifiquei que o técnico não sabia mais por onde se virar e também já estava sem a tv há cerca de 3 meses por isso acabei por a trazer embora e comprei uma nova.

Agora com o confinamento acabei por abri-la e tentar diagnosticar a avaria visto que o resto da televisao esta boa e poderia ficar num dos quartos cá de casa.
Isto foi o que consegui descobrir até agora:

Eu descarreguei o manual de serviço da TV e verifiquei as voltagens e os fusiveis que ele me aconselha e todos os fusiveis estavam bem e quase todas as voltagens deram certo exceto uma voltagem de 12V. Pelo o manual de serviço nesta zona deveria haver 2 zonas de teste, uma que daria me uma voltagem de 3.3v e uma que daria 12v.
Voltagens testadas segundo o manual serviço:

imgur.com/a/nk2TSDV

imgur.com/a/E1Syko1

Verifquei que esta voltagem era produzida por um IC6010 composto por alguns inductores,capacitancias e um dc/dc converter (RT8288AZSP). Este conversor recebia a voltagem de input 18.8v mas nao recebia a voltagem EN para se activar no pino 5 dele.

imgur.com/a/umx1gBD

Como não tinha o esquema elétrico da board, segui visualmente e com ajuda do multimetro a sua origem que passa por um dos pinos do transistor (t08) e depois segue passando por uma resistência em serie que vai ter ao processador principal (MT5561TUHT).

imgur.com/Wk9lbP4

verifiquei a zona a beira da usb drive e a fonte de 5v que tinha a beira dela e o regulador (power switch) que controla a voltagem para a usb drive :
imgur.com/a/KtQNBOp

Tudo me parece indicar que ou o novo processador não a funcionar corretamente ou então algo está a impedi lo de iniciar ( ou nao ficou bem soldado no lugar, ou então esta a receber os inputs que precisa ou então esta estragado de alguma forma). Queria dicas para poder verificar o processador ou qualquer outro componente que acham que pode estar na causa disto.

Sony KDL-40R450B 12 Fev. 2021 22:09 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6425
  • Agradecimentos 1568
esse modelo tem o chassis ITC3 é idêntica à 420B e 470B, o manual de serviço e esquema estão disponíveis na área de downloads

Sony ITC3

Os equipamentos recentes têm inúmeros sistemas de proteção não significa que determinado componente está avariado, pode estar em proteção. A mesma coisa acontece com as fontes comutadas, se for solicitado um consumo acima, deixam de funcionar sendo a avaria a montante. A tensão não existe como medida de proteção. Antigamente as TVS chegavam a arder internamente, hoje, raramente acontece porque as proteções atuam
Última Edição: 12 Fev. 2021 22:15 por Rui.

Sony KDL-40R450B 13 Fev. 2021 14:53 #3

  • Bigs
  • Avatar de Bigs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Rui escreveu:
esse modelo tem o chassis ITC3 é idêntica à 420B e 470B, o manual de serviço e esquema estão disponíveis na área de downloads

Sony ITC3

Os equipamentos recentes têm inúmeros sistemas de proteção não significa que determinado componente está avariado, pode estar em proteção. A mesma coisa acontece com as fontes comutadas, se for solicitado um consumo acima, deixam de funcionar sendo a avaria a montante. A tensão não existe como medida de proteção. Antigamente as TVS chegavam a arder internamente, hoje, raramente acontece porque as proteções atuam

Pois acredito, por isso é que acho que existe algum componente que esta a prevenir soic de iniciar mas nao consigo entender onde. Percebo que aquele buck deveria me dar os 12v o que nao acontece porque nao recebe o sinal EN do processor que passa por aquele componente t08. Já testei as voltagens todas que o manual de serviço tem e só essa é que nao tenho (JL6007) que diz respeito ao tal conjunto que produz os 12v (IC6010).

Só queria algumas dicas sobre o que posso verificar para conseguir detetar a avaria.
Última Edição: 13 Fev. 2021 14:55 por Bigs. Motivo: esqueci me de cotar a mensagem que estava a responder

Sony KDL-40R450B 13 Fev. 2021 16:21 #4

  • Bigs
  • Avatar de Bigs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Só consegui encontrar os manuais de serviço e não encontro o esquema elétrico da board (ou similiares chassis ITC3-ME) nessa secção de downloads @Rui. Poderias me por aqui o link para o esquema/diagrama elétrico de qualquer modelo KDL-*R4**b.

Com ele sempre poderia indo verificar os outros componentes

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema