Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Programador de PICs

Programador de PICs 16 Jan. 2012 18:27 #1

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Mais uma vez aqui estou eu a chatear o pessoal com as minhas montagens. Desta vez montei o programador de PICs que se encontra aqui no site, na área de microcontroladores. É logo o primeiro esquema, aquele que tem 5 transístores (3 BC547 e 2 BC557). Depois de ter tudo ligado preparei-me para programar um PIC16F84 e o resultado foi a mensagem: (pic não conectado). Já revi as ligações e penso que está tudo conforme o esquema. Tenho dúvidas se não haverá algum erro no esquema nas ligações da ficha DB9 da porta série, pois o LED vermelho deveria acender quando se liga ao computador e não acende, a não ser que o programa que tenho instalado não seja compatível. Se eu ligar uma fonte externa de 5V ao pino 3 dessa ficha o LED acende e tenho as alimentações todas corretas. Peço uma possível ajuda aos amigos deste fórum.


Bino

Re:Programador de PICs 23 Jan. 2012 19:46 #2

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
Ola caro bino

Também já construi esse programador mas não obtive resultado. Não sei bem porque =), penso que no meu caso foi por a porta serial estar com algum problema não sei bem. Mas se alguém poder dar mais alguma explicação do programador que esta no site agradeço.
Se for para programar o pic 16f84 existe um programador muito mais simples e funcional que eu já utilizei montes de vezes nunca me deu qualquer problema só tem uma questão no pino 3 da porta serial ao programar tem que ter 10 a 12 V. Esta é a tenção que o mclr do pic 16f84 necessita para programa por isso que esse programador do site tem alimentação separada e não alimentação do PC como este que vou deixar aqui.
o esquema que falo e exemplo 1

abraço espero ter ajudado

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: microcontroladores_pic.pdf
Tamanho do Ficheiro: 541757
Última Edição: 23 Jan. 2012 19:53 por enot.

Re:Programador de PICs 23 Jan. 2012 22:42 #3

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Obrigado pela resposta e pelo esquema. Analisando o esquema que me enviou e outros que já vi na net, em nenhum deles encontrei o pino 6 da ficha DB9 da porta série (DSR) ligado. Este que está no site tem os pinos 6 e7 ligados um ao outro. Já estive para desligar esse fio para ver o resultado, mas ainda não o fiz, pois estava à espera que alguém especializado em informática me desse alguma dica.


Bino

Re:Programador de PICs 24 Jan. 2012 21:29 #4

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
Olá caro bino

Já agora também fiquei com essa curiosidade essa ligação deve ser para informar o soft que o programador esta ligado penso eu, tenho essa duvida vamos ver se temos esclarecimento, agradeço quem poder ajudar.
Se esse programador vir a funcionar podes me dizer? Ficou agradecido.

Abraço fica bem
;)

Re:Programador de PICs 24 Jan. 2012 22:51 #5

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Olá amigo, eu andei a pesquisar na net as funções dos pinos da ficha DB9 (porta série), e a função do pino 6 (DSR) é isso mesmo, informar o computador que o programador está ligado, (penso eu, que não percebo nada de informática.) mas ele está ligado ao pino 7 (RTS) que é solicitação de envio, ou seja, o programador solicita o envio de dados através do pino 7. Agora o porquê de estar ligado ao pino 6 é que eu não sei.
O pino 3 é a transmissão de dados. Os impulsos deste pino deveriam ativar a fonte de alimentação, mas ativam pois o led vermelho não acende indicando tensão de 13V.

Bino

Re:Programador de PICs 24 Jan. 2012 22:59 #6

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Olá amigo, eu andei a pesquisar na net as funções dos pinos da ficha DB9 (porta série), e a função do pino 6 (DSR) é isso mesmo, informar o computador que o programador está ligado, (penso eu, que não percebo nada de informática.) mas ele está ligado ao pino 7 (RTS) que é solicitação de envio, ou seja, o programador solicita o envio de dados através do pino 7. Agora o porquê de estar ligado ao pino 6 é que eu não sei.
O pino 3 é a transmissão de dados. Os impulsos deste pino deveriam ativar a fonte de alimentação, mas não ativam pois o led vermelho não acende indicando tensão de 13V.

Bino

Re:Programador de PICs 26 Jan. 2012 22:48 #7

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
Ola caro amigo


Pois foi isso que eu pensava, e em relaçao ao programador continua com mesmo problema nao e?
vou tentar pesquisar mais sobre ele . eu mandei vir um programador usb por ebay mas ainda nao me chegou deve estar a chergar ate e porreiro

abraço B)

Re:Programador de PICs 26 Jan. 2012 23:17 #8

  • enot
  • Avatar de enot
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 4
olá caro amigo

andei procurando e encontrei este programador muito idêntico a este deve lhe agradar foi testado ok B)

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: gravadorPIC.zip
Tamanho do Ficheiro: 861144
Última Edição: 26 Jan. 2012 23:20 por enot.

Re:Programador de PICs 27 Jan. 2012 11:43 #9

  • 2207
  • Avatar de 2207
caro enot:

Será possivel indicar-nos o link do projeto que menciona?
Gostaria de obter mais informações, tais como PIC's que pode programar, software que usa, etc.

Obrigado

Re:Programador de PICs 27 Jan. 2012 16:28 #10

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Respondendo ao amigo 2207, o programador de PICs encontra-se, tal como eu disse no primeiro post, aqui no site na área de “microprocessadores”. É logo o primeiro esquema. Não lhe posso dar muitas informações sobre PICs porque também não percebo muito disso, sei que dá para programar PICs de 8, 18, 28 e 40 pinos, mas nunca programei nenhum, queria agora programar o primeiro para montar uma mira técnica a cores para tv, mas com este programador parece que não vou lá. O programa que tenho instalado no PC é o PICPgm, mas há outros para o efeito.
Mais uma vez agradeço ao amigo enot por mais este esquema que me enviou. Hoje desliguei o pino 6 da ficha DB9 e o resultado foi o mesmo. No instante que se dá ordem para programar o PIC ou para ler o seu conteúdo o led vermelho acende instantaneamente mas apaga logo de seguida e aparece a mesma mensagem: “No PIC connected”

Bino
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema