Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades

CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 24 maio 2011 21:34 #1

Boa noite amigos do forum . esta tv ja esteve anteriormente sendo analizada em outro topico,em que a mesma não ligava. graças a ajuda dos amigos do forum foi resolvido. Mas passado alguns dias notei que a imagem nas extremidades superio e inferior estava um pouco mais alargada . Tentei entrar no modo de serviço para tentar ajustar mas, são tantas siglas que eu me perdi . não tenho certeza se a sigla correspondente seria ( LA ) pois mesmo atuando nela nada consegui. Algum amigo poderia me dar uma dica ? desde ja agradeço.

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 24 maio 2011 22:02 #2

  • tvsantos
  • Avatar de tvsantos
olá carlos responde que componentes estavam avariados na ultima vez? era a linha do +b? atenção a possiveis condensadores no transistor saida linhas.victor

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 24 maio 2011 23:33 #3

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1961
  • Agradecimentos 110
Amigo Carlos, preciso entender, se o defeito é na largura ou na altura. Largura, o defeito pode ser no circuito Horizontal, já na altura o defeito pode estar no circuito Vertical(filtros). Antes verificar o procedimento na programação da tela. Se possível me enviar o manual da TV. Retorne e vamos em frente, Luir Frank. :)

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 25 maio 2011 10:57 #4

bom dia amigo tvsantos , meus cumprimentos.
esta tv eu ganhei com o seguinte defeito ; stand by aceso, porem ao acionar on ,apagava led com leve ruido no falante e acendia led novamente. fis algumas medições e trocas de peças como por exemplo q 805, q802,c836,c834,tl431,dz808 enfim sem sucesso. Foi quando decidi me registrar no forum e postar o defeito. Prontamente auxiliado por alguns companheiros que se nao me engano foram VOSDORe TOM147. Eu havia postado que Havia 132v no tsh mas não tinha as voltagens de51v e13v. Os amigos tom e vosdor me alertaram para o fato de que se não oscilar o horizontal não tem voltagem . Então passei a analisar esta linha e encontrei r 835 5k6/3w aberto fis atroca e a tv passou a funcionar. postei como resolvido . porem quase imperceptivel passei a notar que algumas letras não apareciam na tela quando havia legenda. Verifiquei que o problema e na largura pois entrei no modo de serviço e apesar de pouca experiencia pude notar em alguma funções que a altura estava normal.Vou tentar fotografar e postar novamente. abraços Carlos vieira

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 25 maio 2011 11:02 #5

Caro amigo Luir meus cumprimentos . se vc tiver acesso tambem a resposta que enviei ao amigo tv santos me de tambem sua opinião. pois e muita coisa para escrever ufa.desde ja agradeço a atenção abraços.

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 25 maio 2011 23:37 #6

]
Última Edição: 25 maio 2011 23:51 por Carlos Vieira.

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 26 maio 2011 02:27 #7

CARLOS , ESTE SINTOMA É DE MODO DE SERVIÇO ALTERADO O TRAPÉZIO FAÇA O AJUSTE , CASO NÃO RESOLVA SUBSTITUA A DEFLETORA

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 30 maio 2011 21:30 #8

  • tvsantos
  • Avatar de tvsantos
olá,eu não conheço este tv mas quando a largura a mais nos tv,s mas isto é valido para todos pode-se trabalhar com o condensador que está á massa e o colector do tr

O circuito de deflexão horizontal tem duas funções principais: movimentar o feixe eletrônico da esquerda para a direita na tela e produzir alta tensão (MAT) para o tubo acender. Este circuito tem três componentes principais fáceis de achar na placa do televisor: 1° Fly-back (transformador de saída horizontal), de onde sai o cabo de MAT para o tubo, 2° Saída horizontal, transistor grande ao lado do fly-back, 3° CI faz tudo, CI grande com muitos componentes em volta. Veja abaixo o princípio de funcionamento do horizontal:



CI faz tudo - Gera um sinal de 15.750 Hz da seguinte forma: Dentro dele há um oscilador de 503 KHz controlado pelo cristal ligado no pino 28 do exemplo. O sinal de 503 KHz produzido neste oscilador passa por um divisor interno por 32, resultando numa frequência de cerca de 15.750 Hz que sai no pino 27 do CI.

Pré - Recebe o sinal de 15.750 Hz do CI, amplifica e o envia para o saída horizontal.

Driver - É um pequeno trafo usado para levar o sinal do pré ao saída horizontal e bloquear o +B do coletor do pré à base do saída horizontal.

Saída horizontal - Como já dito é um transistor de potência perto do fly-back. Recebe o sinal do pré na sua base e chaveia (conduz e corta) 15.750 vezes por segundo. Desta forma aparecem pulsos de 15.750 Hz e com tensão de 1.000 V no seu coletor. Estes pulsos são aplicado no fly-back e no yoke ao mesmo tempo. Observe como tem um diodo dentro do saída horizontal. Tal diodo recebe o nome de diodo de proteção, amortecedor ou damper. Ele conduz para o terra os pulsos negativos de retorno do fly-back com duas finalidades: evitar a queima do transistor e fornecer parte da corrente para o yoke.

Fly-back - Recebe os pulsos do saída horizontal e produz uma alta tensão de 25.000 V (MAT) que será aplicada no tubo para ele atrair os elétrons do canhão até a tela e esta acender. O fly-back também produz outras tensões tais como: foco (7.000 V) com ajuste para controlar a nitidez da imagem; screen (400 V) com ajuste para controlar o brilho da trama; tensões para as fontes de fly-back e para acender o filamento do tubo (cerca de 6 VAC). O filamento do tubo funciona com tensão contínua ou alternada. Como o fly-back funciona com C.A. de alta frequência (15.750 Hz), seu núcleo é de ferrite.

Bobina defletora (BDH ou yoke) e capacitor de acoplamento - A BDH recebe os pulsos do coletor do saída horizontal, os quais farão circular uma corrente dente-de-serra de 15.750 Hz pelos enrolamentos. Assim será criado o campo magnético que movimentará os elétrons da esquerda para a direita na tela. A BDH são as bobinas de dentro do yoke. O capacitor de acoplamento é de poliéster de valor alto (0,22 a 0,82 µF) e de tensão entre 200 e 400 V ligado em série com a BDH. Tem como função bloquear o +B de 100 V do coletor do saída horizontal, impedindo-o de ir para o terra.

Capacitor de largura - É um capacitor de poliéster ligado do coletor do saída para o terra. Controla a largura (tamanho horizontal) da imagem. Este capacitor tem baixo valor (2,2 a 10 nF), porém tensão de trabalho de 1.600 ou 2.000 V). Quando este capacitor está com valor muito reduzido pode queimar o saída horizontal ou aumentar demais o MAT a ponto de trincar o pescoço do tubo em alguns casos. O televisor pode ter vários capacitores de largura.



Vamos navegar pelos detalhes do circuito horizontal nos menus abaixo:

ansistor saida de linhas

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 30 maio 2011 22:39 #9

  • tom147
  • Avatar de tom147
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 42
boa noite amigos gostaria de deixar com a licença dos a migo uma dica polo que eu entendi essa tv está com o tal efeito almofada que acontece principalmente quando a tv não faz a correção leste oeste (ew) é o micro que faz essa função alciliado de alguns poucos componentes no circuito dedeflexão horizontal

verificar possiveis alterações nos componentes:

R851- 1k
R850- 68k
R849- 1k
R852- 100R
R854- 2R2
Q407 - bc846
Q406- ksd1408y
R429- 100R
C441- 4u7/ 100v
L405
D515 -MUR460
C442- 39n/630v

esses são os principais componentes faça uma vareduna no circuito do horizontal
agardo resposta

Re:CCE hps 2971 imagem com excesso de largura nas extremidades 30 maio 2011 23:11 #10

Boa noite amigos do forum. meus cumprimentos e agradecimentos.
Acredito que como eu os amigos ,trabalham durante o dia e somente anoite se conectam. Conectei-me agora e deparei com uma verdadeira aula postada pelos amigos. Consegui navegando na net o roteiro de ajustes desta tv pelo modo de serviço . Verificando os valores e comparando com os da tv pude notar que estavam de acordo com o roteiro.Acredito que então seja mesmo defeito em algum componente. Como cheguei agora do trabalho e muito cansado vou adiar para amanhã qualquer medição que seja necessária.
Mas não posso deixar de agradecer de coração o interesse dos amigos em me ajudar.Espero que seguindo o raciocinio dos amigos eu chegue a solução , pois acho que deve ser tambem de interesse didatico para todos .abraços e ate amanhã.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema