Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: fender frontman 212 cortando som (amp guitarra)

fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 05 Nov. 2012 23:09 #1

Boa noite, tenho um amp de guitarra que está cortando o som, após alguns 50 segundos ou mais sem som volta novamente, isto sucessivamente; mas quando toco em um volume baixo isto não acontece.
Notei que mesmo sem som as luzes de indicação de ligado e overdrive continuam acesas, podem dar-me
alguma orientação pois não tenho dinheiro para mandar a um técnico, desde já agradeço e aguardo..

ps.: tenho um multímetro..

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 06 Nov. 2012 01:08 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6425
  • Agradecimentos 1568
Limpe os ventiladores e entradas de ar, a principal causa da atuação das proteções é a deficiente ventilação dos componentes de potencia, isso faz com que entrem em sobre-aquecimento e as proteções disparem para proteger o equipamento.
Uma outra causa, é o deficiente contato entre os componentes de potencia (transistores ou Circuitos integrados) e os dissipadores térmicos ( são aquelas alhetas metálicas que muitas vezes estão no exterior. Isto acontece porque, devido ao tempo, a pasta condutora e as micas de contato perdem as caracteristicas (um sintoma de velhice). Se não é técnico não aconselho a mexer nesta área, alguns componentes passam através dos dissipadores existindo uma margem de poucos milimetros.
Outra causa, filtros deficientes nas colunas ou nos altifalantes, existe um condensador(capacitor) normalmente, esse condensador perde as caracteristicas e coloca a impedância muito baixa fazendo com que o amplificador tenha que debitar muito mais potencia, desligando em seguida. Neste caso pode usar o multimetro, com tudo desligado, verifique na escala de resistência o valor ohmico das colunas... de origem deveria ter 4 ou 8 ohm, se o valor for de 1,.... ou 2,... de certeza que existe problema. Não invente por favor... se não entender bem o que vai fazer peça ajuda, uma deficiente intervenção fará com que em vez de desligar deixe de ter o amplificador a trabalhar.
Última Edição: 06 Nov. 2012 01:10 por Rui.

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 06 Nov. 2012 02:14 #3

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega dangeloaspire , meus cumprimentos. B)

Complementando oque o amigo moderador Rui disse :
Certifique-se de que o aparelho esteja com a chave seletora de tensão AC na posição correspondente à tomada de energia elétrica.
Estando selecionado para 220VAC e conectado em 110VAC irá ocorrer exatamente oque descreveu,ou seja, estará obtendo a metade da tensão da fonte de alimentação .
Valeu,qualquer coisa estamos na área.
Um abraço.
Fui !!

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 07 Nov. 2012 20:30 #4

oi pessoal, olha não tem entradas de ar e nem ventiladores, os falantes são de 16 ohms,
poderia ser a causa, daquela tal pasta que vai entre o dissipador e os mosfets? aguardo, preciso
mesmo de ajuda..

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 07 Nov. 2012 20:37 #5

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega dangeloaspire , meus cumprimentos. B)

Pode ser que seja uma solda fria ( componente solto) na P.C.I. ( Placa de circuito impresso).
Verifique com o auxílio de uma lente,valendo -se também do tato,com cuidado é óbvio!!
Valeu ,desejo-lhe sorte e tudo de bom .
Um abraço.
Fui !!

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 07 Nov. 2012 20:55 #6

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2434
  • Agradecimentos 358
-
-
Boa noite.

Talvez com o diagrama se consiga alguma pista. Consegui um e vou tentar passa-lo.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: Frontman_212R_Schematic.pdf
Tamanho do Ficheiro: 345818
O trabalho dignifica o Homem

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 09 Nov. 2012 21:44 #7

fala pessoal, achei dois diodos abertos ( é assim que se diz né?), vou comprar amanhã
e vou trocá-los, achei mais alguns que estão passando corrente pros dois lados, ou seja,
também têm que ser trocados né? aguardo..

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 09 Nov. 2012 22:18 #8

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) Olá colega dangeloaspire , meus cumprimentos. B)

Meu caro,sinto a felicidade estampada nas suas frases,porém,ha de convir comigo, que o amigo Electrohd postou o diagrama elétrico para nos orientarmos melhor.
Você se quer agradeceu ele e muito menos compartilhou conosco o posicionamento dos devidos componentes que menciona.
Assim,a possibilidade de ocorrer um erro aumenta em muito, entende ?
Por favor compartilhe conosco,no final o fórum todo explode em alegria quando se obtém êxito.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Um abraço.
Fui !!

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 11 Nov. 2012 01:47 #9

olá pessoal, gostaria de me desculpar pela minha indelicadeza , amigos muito obrigado pela
ajuda que me têem dado, e principalmente ao electrohd pela atenção de me mandar aquele esquema do amp, voces têem sido muito atenciosos, porém gostaria de dizer que não eram aqueles diodos o problema,
(d18, d48), estava fazendo a medição com eles montados no circuito, ki ki, sou iniciante mesmo, ou seja,
continuo necessitando de ajuda, e desde já agradeço, aguardo e até, abraços..

ps.: agora já sei que não se pode fazer medições com os diodos montados no circuito..

Re:fender frontman 212 cortando som (amp guitarra) 14 Nov. 2012 23:27 #10

fala pessoal, só gostaria de informa-los que troquei a pasta dissipadora entre os mosfet e os dissipadores
e toquei muito e até agora ainda não parou uma vez sequer, muito obrigado pelas informações, também
refiz algumas soldas que achava que estava ruim, pois o amp já havia sido reparado uma vez, desde já agradeço a ajuda, muito obrigado e até..
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema