Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Sensor de temperatuda duma maquina de café

Sensor de temperatuda duma maquina de café 04 Jan. 2015 23:22 #1

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Boa noite.

Tenho uma caldeira de maquina de café de pastilhas. Do interior saem 2 fios para uma placa eletronica e tanto quanto percebi são a saida do sensor de temperatura. É este sensor e a placa que vai permitir que um led deixe de piscar quando atinge a temperatura e permite por a bomba de agua a trabalhar.

O que eu pretendo fazer é eliminar a placa eletronica, porque vou aquecer a caldeira mas com um bico de gas. E ligar a bomba de agua a partir dum simples interruptor.

Não sei como funciona o sensor de temperatura. Que sinais é que os fios do sensor transmitem? Posso usar estes fios para ter um led a dar sinal de ter atingido a temperatura prevista? Será o sensor uma especie de interruptor que fecha quando atinge a temperatura prevista?

Cumps
Última Edição: 04 Jan. 2015 23:24 por treta.

Sensor de temperatuda duma maquina de café 04 Jan. 2015 23:31 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Os que conheço têm os contactos normalmente fechados , ao atingirem a temperatura definida abrem.

Pode verificar isso com um normal multímetro.
Última Edição: 04 Jan. 2015 23:32 por zurca1599.

Sensor de temperatuda duma maquina de café 05 Jan. 2015 12:29 #3

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Ainda não verifiquei mas vou faze-lo assim que desmanchar a maquina.

Quer dizer que é o sensor que determina a temperatura?

A pergunta dum maçarico como eu é: A ser assim se eu ligar a 2 pilhar (3V) e intercalar um simples led, ele vai apagar quando atingir a temperatura definida - é assim?

Obg mais uma vez
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599

Sensor de temperatuda duma maquina de café 05 Jan. 2015 17:27 #4

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Não consigo editar o meu anterior post - ou porque não se pode ou nao encontrei como o fazer.

Já desmontei quase tudo e o sensor é normalmente fechado.

Com o dizia vou ligar um led alimentado por 2 pilhas - fica ligado quando começar a aquecer a caldeira e desliga quando atingir a temperatura - não é o ideal mas nao sei como fazer para que ele em vez de desligar ficasse a piscar. (era o que fazia com a placa)

Como vou ter 230V para a bomba de agua, para ligar o led aos 230V é muito complicado? É coisa para um maçarico fazer?

Obg

Sensor de temperatuda duma maquina de café 05 Jan. 2015 19:52 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
treta escreveu:
Ainda não verifiquei mas vou faze-lo assim que desmanchar a maquina.

Quer dizer que é o sensor que determina a temperatura?

A pergunta dum maçarico como eu é: A ser assim se eu ligar a 2 pilhar (3V) e intercalar um simples led, ele vai apagar quando atingir a temperatura definida - é assim?

Obg mais uma vez

Certo.

Mas tem de ligar o led com resistência série ou pode danificar o led.

Sensor de temperatuda duma maquina de café 05 Jan. 2015 19:59 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
treta escreveu:
Não consigo editar o meu anterior post - ou porque não se pode ou nao encontrei como o fazer.

Já desmontei quase tudo e o sensor é normalmente fechado.

Com o dizia vou ligar um led alimentado por 2 pilhas - fica ligado quando começar a aquecer a caldeira e desliga quando atingir a temperatura - não é o ideal mas nao sei como fazer para que ele em vez de desligar ficasse a piscar. (era o que fazia com a placa)

Como vou ter 230V para a bomba de agua, para ligar o led aos 230V é muito complicado? É coisa para um maçarico fazer?

Obg

Pode fazer com lede a apagar quando a temperatura atinge o valor desejado, com led a piscar ou ligado a 220.
Só tem de definir como deseja.

Deve primeiro verificar se o sensor está a funcionar.
Basta ligar o multímetro eaquecer o sersor verificando se abre.

Sensor de temperatuda duma maquina de café 06 Jan. 2015 13:03 #7

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Boa tarde

Gostava de uma ajuda para tentar perceber o funcionamento do sensor da maquina de cafe.

Quando a máquina está fria o sensor mede 125K. Tentei ligar um led e não acende nem a 3V, nem a 9V nem a 12V. (Não deveria ligar???)

Entretanto fui aquecer a caldeira e à medida que ela vai aquecendo a medida do sensor vai baixando progressivamente. Quando media 6K a água começou a sair, sinal de que já estava a ferver e aí desliguei a fonte de calor.

Tanto quanto eu percebi isto quer dizer que ele não funciona como eu pensava. Frio estava fechado e quando atingia determinada temperatura abria, ou seja só havia 2 posições: fechado e aberto.

Neste caso a instalação de um led não funciona. Por um lado porque não o consegui ligar quando a caldeira estava fria e não consigo que ele abra porque a agua começou a ferver antes disso.

Que tipo de sensor é este e haverá possibilidade de o aproveitar para acender o led?

Mais uma vez obg
Os seguintes utilizadores Agradeceram: zurca1599

Sensor de temperatuda duma maquina de café 06 Jan. 2015 19:57 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Agora percebe porque indiquei que devia verificar esse sensor.
Na realidade é um NTC.
Isto é a resistência diminui quando a temp. aumenta.

Pode usar esse sensor para o que quer fazer.
Aqui tem como fazer, e pode ser melhorado.

Pode usar outras alimentações, depois vemos isso.
Anexos:
Última Edição: 06 Jan. 2015 20:04 por zurca1599.

Sensor de temperatuda duma maquina de café 06 Jan. 2015 20:43 #9

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8052
  • Agradecimentos 3197
Se for possível alterar para sensor on-off até pode ser mais simples.

Como este, mas tem de ver o aspecto mecânico.
Anexos:
Última Edição: 06 Jan. 2015 20:43 por zurca1599.

Sensor de temperatuda duma maquina de café 06 Jan. 2015 21:04 #10

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Zurca obrg pelas explicações

Nunca diria que era um NT porque o unico que conheço é por usar numa ventoinha. É parecido com um condensador. Neste caso será a mesma coisa só que dentro de involucro para poder ser enrroscado e vedar bem.

Para alterar o sensor, não sei se será facil - ha que o retirar e encontrar um para esta temperatura (que não sei qual é) com a mesma rosca e mesma profundidade.

A elaboração do 1º é capaz de ser mais viavel, embora obrigando a encaixar um transformador de 230-12V

Para outras alimentações o que devo procurar? Seria mais facil a 3V ou a 9V.

Isto é uma melhoria que gostava de fazer embora não seja obrigatorio. Sem o sensor eu reconheço que está na temperatura, ou melhor já está acima porque o vapor começa a subir e a sair. Quando era alimentado a 230V o aquecimento parava antes do vapor começar a sair.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema