Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 19 Mar. 2011 15:20 #11

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Vosdor escreveu:
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você.
Meu caro,a coisa está feia por aí,e eu aqui estou gastando os neurônios para entender o funcionamento deste C.I.
Pelo que eu entendi,o pino 3 possui duas funções específicas,a de detector de cruzamento zero e também é a entrada do amplificador de êrro e conforme o manual,diz que nesta entrada o pulso não pode exceder o limite de 5,0V,caso isto ocorra,a tensão presente no pino 4 é reduzida,sendo que este pino é a entrada para o controle de tensão,diz também que o capacitor colocado entre este pino e a terra é quem determina a duração da partida e a velocidade do controle.
É bem complexo este sistema PWM,mas,ainda acho que tem algo errado por aí.
Veja se o trimpot de ajuste VAP1 não está aberto,pois, pelo visto não está havendo a limitação da amplitude do pulso,tarefa esta de responsabilidade do divisor resistivo formado por RP03 e VAP1.
Aproveitando a oportunidade,será que o amigo pode me fornecer o diagrama deste aparelho ?
Valeu,verifique ,enquanto aguardo torcendo por boas notícias,ok.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Ora então cá estão as novidades :( :

O trimpot de 2k está ok, regulei para o máximo e para o mínimo sem qualquer efeito.
A RP03 (smd) está ok, apresenta um valor de 6,6K.
No desespero troquei o TDA16846 e... nada! :blush:

Acho uma coisa muito estranha... O led fica muito tempo a piscar após desligar a ficha do TV, e no electrolítico CP18(160V/47microF) tenho carga de 200V mesmo muito tempo depois de desligar a ficha! :ohmy:
Tenho também carga de 26V no CP28 (25V/470microF)! :ohmy:

A placa tem muitos smd do lado oposto, não encontrei nenhum com defeito...

Deito no lixo??? :unsure: :unsure: :unsure:


Abraço!

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 19 Mar. 2011 18:05 #12

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa tarde.

Já isolou a carga da fonte, ou seja abrir o B+ e confirmar se não há curto nas outras saídas da alimentação:
12,5V
5V
5VStby
3V3+Umicro
16VD

Ligar e confirmar se mantém o led a piscar.

Se afirmativo – o problema é da fonte.
Aconselho a mudar CP12 680pF (SMD).

Se negativo, aconselho a verificar/mudar TD02, RD06, RD17 e o Fly.
A memória EEprom IC02 (24C16) não está fora de culpas.
Por último, verificar o Vertical
RD56 e IC TDA8357J

Veja se corresponde a este diagrama

MITSAI PT92 Júnior

Cumprimentos
Jose Luis

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 19 Mar. 2011 20:47 #13

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Olá!


Caso isole o defeito e seja na fonte verifique também DP07 que costuma apresentar fuga.

Boa sorte!

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 19 Mar. 2011 20:51 #14

  • VIP
  • Avatar de VIP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top20 em número de mensagens
  • br  
  • Mensagens: 699
  • Agradecimentos 26
Última Edição: 19 Mar. 2011 20:54 por VIP. Motivo: INFORMAÇÃO REPETIDA

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 20 Mar. 2011 01:17 #15

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você.
Meu caro,isto está desta forma simplesmente porque não há consumo algum por parte das cargas ligadas nas saídas do secundário da fonte de alimentação,note que as tensões que você encontrou nestes capacitores são as provas doque estou afirmando,apenas o LED stand-by acende ou pisca enquanto descarrega o capacitor CP 21.
Note que nesta condição,sem consumo algum,não há se quer regulagem quanto mais estabilização de tensão ( de 110V p/ 200V).
Noto que o amigo não usa lâmpada em série e nem conhece técnicas de jumpeamentos,se soubesse já estaria resolvido,pois este circuito é muito simples e básico.
Neste aparelho o comando POWER ON é executado via barramento I2C internamente ao IC IV01,ou seja,basta trocar de canais pelo painél frontal ou ON do controle remoto e o micro irá liberar a onda quadrada de frequência horizontal (pino 33) excitando o drive e transistor de saída horizontal,nesta condução inicial do T.S.H. note que surgirá a tensão de 8V que irá para a fonte polarizar o transistor TP05 e TP03(tensões p/ área do tuner) e outras áreas.
Não quero alongar este tópico com muita teoria,recomendo ao amigo que cheque as cargas das fontes de baixa tensão,se preferir pode até executar exatamente oque o amigo José Luis Calcada recomendou,principalmente com relação ao capacitor CP 12(680pF),pois as constantes de tempo do circuito oscilador da fonte são fundamentais,mantenha-as como manda o diagrama.
Por enquanto é só,estou até os tampos e cansado pacas,depois nos comunicamos.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Bom fim de semana para você.
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 22 Mar. 2011 13:44 #16

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
jose luis calcada escreveu:
Boa tarde.

Já isolou a carga da fonte, ou seja abrir o B+ e confirmar se não há curto nas outras saídas da alimentação:
12,5V
5V
5VStby
3V3+Umicro
16VD

Ligar e confirmar se mantém o led a piscar.

Se afirmativo – o problema é da fonte.
Aconselho a mudar CP12 680pF (SMD).

Se negativo, aconselho a verificar/mudar TD02, RD06, RD17 e o Fly.
A memória EEprom IC02 (24C16) não está fora de culpas.
Por último, verificar o Vertical
RD56 e IC TDA8357J

Veja se corresponde a este diagrama

MITSAI PT92 Júnior

Cumprimentos
Jose Luis



Bom dia amigo José Luis,

Estive a ver com atenção, e esse esquema é bastante parecido, no entanto não é exactamente igual, por exemplo, na minha tv, a base do transístor de saída de linhas é excitada directamente pela bobine do driver horizontal, nesse esquema passa por um diodo e uma resistência (rd19 e dd16) em paralelo.

O esquema que tenho também não é 100% igual, mas dá perfeitamente para ter idéia (tenho o PT92 Junior Designed por Kavi Ayun em 17/01/2000). Deixei o link uns posts atrás.

Em relação às suas dicas, isolei uma por uma (dessoldando os diodos) as saídas da fonte primária, e o led manteve-se sempre a piscar, com a mesma cadência.

Vou dedicar mais algumas horas na verificação/substituição dos componentes que me apresentou e depois postarei aqui os resultados.

Obrigado,

Abraço

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 22 Mar. 2011 13:46 #17

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
VIP escreveu:
Olá!


Caso isole o defeito e seja na fonte verifique também DP07 que costuma apresentar fuga.

Boa sorte!

Boa tarde,

Substituí o DP07, mas o problema manteve-se.

Obrigado,

Abraço

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 22 Mar. 2011 13:56 #18

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Vosdor escreveu:
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você.
Meu caro,isto está desta forma simplesmente porque não há consumo algum por parte das cargas ligadas nas saídas do secundário da fonte de alimentação,note que as tensões que você encontrou nestes capacitores são as provas doque estou afirmando,apenas o LED stand-by acende ou pisca enquanto descarrega o capacitor CP 21.
Note que nesta condição,sem consumo algum,não há se quer regulagem quanto mais estabilização de tensão ( de 110V p/ 200V).
Noto que o amigo não usa lâmpada em série e nem conhece técnicas de jumpeamentos,se soubesse já estaria resolvido,pois este circuito é muito simples e básico.
Neste aparelho o comando POWER ON é executado via barramento I2C internamente ao IC IV01,ou seja,basta trocar de canais pelo painél frontal ou ON do controle remoto e o micro irá liberar a onda quadrada de frequência horizontal (pino 33) excitando o drive e transistor de saída horizontal,nesta condução inicial do T.S.H. note que surgirá a tensão de 8V que irá para a fonte polarizar o transistor TP05 e TP03(tensões p/ área do tuner) e outras áreas.
Não quero alongar este tópico com muita teoria,recomendo ao amigo que cheque as cargas das fontes de baixa tensão,se preferir pode até executar exatamente oque o amigo José Luis Calcada recomendou,principalmente com relação ao capacitor CP 12(680pF),pois as constantes de tempo do circuito oscilador da fonte são fundamentais,mantenha-as como manda o diagrama.
Por enquanto é só,estou até os tampos e cansado pacas,depois nos comunicamos.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Bom fim de semana para você.
Fui !! B) B)

Boa tarde Vosdor,

Obrigado pelo seu esforço na ajuda ao meu problema.

Efectivamente não tenho conhecimento dessas técnicas, sei somente aquela de ligar uma lampada em série para evitar queimar o transístor de saída de linhas, pouco mais...
Vou seguir a sua excelente representação do funcionamento de arranque do tv no que me possa ajudar na detecção do problema, assim como as dicas de verificação de componentes deixada pelo amigo José Luís, e quando tiver novidades aqui postarei.
Obrigado e até breve.

Abraço

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 24 Mar. 2011 14:05 #19

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Bom dia,

As intervenções efectuadas na tv foram as seguintes:

- Substituído CP12; verificadas RD06 (10k), RD17 (8,2K), RD59 (33K), RD52 (3,3K).

José Luís, a RD56 não existe, e o IC vertical não é o TDA8357J, mas sim o TDA8356... :(



- Substituídos: CP 05 (continha metade do valor), CP21 , DP07, IP04, CP21, CP22, CA54

Vosdor, deixo aqui uma foto da oscilação aos pinos do CP21 (o responsável pela manutenção da frequência oscilatória do led). Noto uma coisa estranha, a variação de potencial em sintonia com o acender do led... :huh:

De seguida vou trocar o regulador de 3,3V (estou à espera de peça), desconfio que não estará perfeitamente bom, que essa flutuação aos pinos do CP21 seja da sua responsabilidade... :unsure:

Abraço.
Última Edição: 24 Mar. 2011 14:14 por nayb. Motivo: Colocação de imagem editada

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 24 Mar. 2011 18:28 #20

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Olá colega ,não pense que me esqueci de você,simplesmente estou muito atarefado e também porque estou estudando um meio prático de lhe ajudar sem lhe causar estragos ainda maiores dos que já tem,entende ??
Observei a forma de onda que você postou,ela reproduz tudo oque disse na mensagem anterior.
Você está estranhando as variações de potencial em sintonia com o acender do led,simplesmente colega nayb,porque não está sabendo interpretar a forma de onda.
Neste ponto do circuito não deveria ter pulso algum e sim ,tensão contínua,será que dá para entender ?
O led pisca e apaga de acordo com a carga e descarga do capacitor CP21,repare na forma de onda onde está situado a letra A,o nível aí é praticamente zero,ocorre o pulso que sobe até o máximo de 10,7V e a seguir cai lentamente a zero,este intervalo corresponde à tensão contínua presente no capacitor o restante do tempo é zero,até novo pulso e assim por diante.
Coléga nayb,é um defeito chato e a distância atrapalha mais ainda,por isso, estou analisando com esmero para ajudá-lo.
Bem,você comentou que sabe trabalhar com lâmpada em série,também acho que você deve de ter na sua bancada uma fonte regulada e ajustável de pelo menos 0,0v à 30,0v,não tem ??
De vez,ficar trocando as péças mergulhado no achismo,ligue a fonte em uma lâmpada em série de +ou- 25W de potência ,ajuste o valor da tensão de saída desta fonte regulada e ajustável e polarize diretamente nos catodos dos diodos retificadores.
Faça isso com todas elas uma por uma ,o único objetivo com este procedimento é detectar possíveis curtos ou fugas nas cargas,monitorando o consumo das mesmas pelo brilho da lâmpada.
Estou ajudando um outro colega do fórum com o mesmo chassis que este,o engraçado é que são defeitos no mesmo setor(fonte) só que totalmente opostos,no caso dele não oscila nem à pal e em face dessa ajuda vou lhe mandar um PDF sobre este integrado dedicado à Modulação por Largura de Pulso.
Está tudo em inglês como sempre,se você sentir dificuldade em entender a escrita,abra o site do GOOGLE TRANSLATE escolha o idioma que você domina,depois copie a página a ser traduzida e cole na caixa de tradução,não é 100% mas ajuda muito,ok !!
Lá vai:

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: TDA16846.pdf
Tamanho do Ficheiro: 638565

Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema