Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 25 Mar. 2011 00:34 #21

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Obrigado Vosdor, vou seguir todas as suas dicas e depois postarei os resultados. :) :) :)

Muito obrigado, mais uma vez! :)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 25 Mar. 2011 01:34 #22

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você.
Não há de que agradecer meu caro,eu quero é ver esse aparelho funcionar atravéz da sua escrita,então deixemos os agradecimentos para quando isso acontecer,é muito mais saboroso !!
Mas,tem um detalhe ,eu me esqueci de lhe pedir algo anteriormente,péço-lhe agora.
Gostaria muito que você enviasse a forma de onda presente no dreno do transistor Fet,pois ela é muito mais importante que todas as outras juntas,por favor dê um jeito que eu aguardo,ok !!
Valeu,bons estudos para você !!
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 26 Mar. 2011 23:34 #23

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Amigo Vosdor, Boa noite.

Aqui está a curva do dreno do transístor da fonte:





Tenho novidades, não muito boas, após mais umas horas de saturação... :( Descobri que esta pcb tem uma série de versões, muito parecidas umas com as outras, daí a sua vasta perfuração sem ser preenchida.. :(

Vamos aos exemplos (para já estes são os mais distintos, tenho encontrado algumas mas não tão diferentes):

- No meu esquema, que facultei à uns dias atrás como sendo o mais parecido que encontrei na net, após DP11, que surge do pino 14 de WP02, tenho 8V. Na pcb estão marcados 10V; :ohmy:
- No esquema o regulador de 3,3V (dessa mesma linha) aproveita a saída regulada a 5V do LM7805. Ou seja, IN de regulador 3,3V com OUT de regulador de 5V. :ohmy:

As restantes tensões marcadas na placa coincidem com o esquema.

Vou perder mais umas horas na procura do esquema ideal :blush: , tornaria as coisas mais fáceis, principalmente no teste do fly, que ainda não fiz.

Abraço
Última Edição: 26 Mar. 2011 23:37 por nayb. Motivo: Edição de imagem (excedeu o tamanho máximo)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 26 Mar. 2011 23:40 #24

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Esqueci de referir, não tenho a tal fonte regulada de 0 30V, mas é um bom investimento, parece-me... :)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 27 Mar. 2011 01:33 #25

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá,boa noite para você nayb.
Tenho ótimas novidades para o amigo e de pronto adianto-lhe que por coincidência ,ontem recebi dois aparelhos idênticos da Philco modelos TP20V56 avariados, cujo circuito da fonte de alimentação é igual à este do seu aparelho.
Foi a oportunidade ideal para que eu pudesse concluir meus estudos relacionados à este pequeno gigante(TDA16846),sim é assim como eu o classifico,pois este ci meu caro é muito eficiênte ,realmente tiro o chapéu para os engenheiros que o projetaram.
Como eu disse esses aparelhos deram entrada aqui ontem e já estão funcionando perfeitamente,aproveitei pensando em você e no outro colega que referi anteriormente, cujo problema, é o oposto do seu .
Bem ,hoje para mim não é um bom dia para navegar no fórum e na Net,pois tenho dois filhos ,um casal que estudam faculdade e sou praticamente obrigado a ceder o PC para que eles possam estudar,entende ?
Em virtude desse meu pequeno problema,peço ao amigo que me aguarde até segunda-feira,é quando acho eu que terei algum tempo mais ou menos livre para passar à você a receita do bolo.
Vou adiantar-lhe que precisaremos de uma fonte regulada e ajustável de pelo menos 0,0 à 20,0v,se não tiver servirá também uma fonte regulada e fixa de 16,0v e uma lâmpada incandescente de 25W de potência,voltímetro ,ferro de soldar e só, já será o suficiente.
O amigo irá se surpreender com a facilidade de solucionar este problema.
Com relação à forma de onda que postou,note que neste ponto deveria ter o duty cicle,ou seja,a forma de onda deveria ser quadrada e com uma amplitude de aprox. 500 a 600VPP e no entanto observamos somente os impulsos rápidos ( 2Hz ) para a manutençâo do soft-start, oque significa que o pequeno gigante( TDA16846 ) está no modo protection.
Interessante que neste modo a frequência é de 2Hz,mas quando a fonte está em pleno suprimento a frequência chega a 125Kz dependendo dos ajustes (brilho,contraste,croma e volume).
Observação : fontes de alimentação fixas ou variáveis são indispensáveis na bancada,tanto quanto o PC.
Ficamos por aqui ,na segunda-feira nos comunicamos ,ok.
Fique com Deus e um bom domnigo para você e toda a sua família.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 29 Mar. 2011 01:45 #26

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá,boa noite para você nayb.

Meu caro,como lhe disse hoje iria dizer os procedimentos básicos para você fazer as verificações necessárias neste chassis.
Mas, já estou encontrando um pequeno e importante obstáculo,preciso saber exatamente qual o diagrama que você está utilizando,pois ,somente assim ,poderei elaborar tais procedimentos.
Péço-lhe que me confirme o diagrama,pois estou confuso com as semelhanças entre os esquemas e chassis,ok.
Fico aguardando...
Um abraço.
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 02 Abr. 2011 11:36 #27

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Bom dia amigo Vosdor :) ,

Já procurei pela net e só encontro esquemas parecidos, nenhum exactamente igual... :(

Mas para já tenho boas notícias, consegui isolar o defeito, pelo menos como não sendo da fonte! :cheer: :cheer: :

- Primeiro isolei a trilha que alimenta o TL com o B+ da fonte.
- Coloquei a tal lâmpada em série, entre o B+ da fonte e a massa.


Como resultado a lâmpada acendeu (fixa), o led permanece FIXO ;) , e eu pude medir todas as saídas da fonte primária e constatar que todas elas estão ok, ou seja o tda já oscila e o mosfet também.
O tal regulador de 3,3V também está ok... :P

Bem, mas como nada é fácil, agora terei de passar para o passo seguinte, em que lhe queria colocar uma questão: nestas condições de teste é normal não haver oscilação d base do transístor de saída de linhas?
E estava a pensar em isolar, um a um, os pinos de saída do TL, até que o led deixe de piscar (sem lâmpada em série). è correcto??

Um abraço!

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 07 Abr. 2011 01:47 #28

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Desculpe a demora com a resposta é que estou muito atarefado por aqui.
Bem ,estive analisando os seus procedimentos e que me desculpe o amigo,mas,me despertou muita preocupação,pois desde o princípio deste tópico venho tentando fazer com que o amigo compreenda que o problema deste aparelho não é da fonte e sim das cargas,elas não estão consumindo e por isso as tensões de saídas se encontram altas.
A comprovação máxima para esta minha afirmativa é só analisar a forma de onda do Dreno do chaveador,não há mais oque explicar caro colega.
Minha preocupação vem da falta de entendimento por tudo que já foi analisado,veja,neste seu procedimento você colocou a lâmpada como sendo a carga de consumo da fonte,teve uma resposta prática para tudo que foi dito e analisado (a fonte está perfeita).
Mas,me preocupa,pois o termo lâmpada em série já diz tudo em série.
O seu procedimento foi ariscado,pois a lâmpada é de baixíssima resistência,praticamente representa um curto-circuito,foi muita sorte não ter danificado a fonte.
Mas,tudo bem vá,vamos esquecer isto tudo,já se convenceu de que a fonte está ótima,não é mesmo ?
Então, fica a pergunta,se a fonte está boa,como estará a carga(o cicuito todo do aparelho) ?
Era daqui que eu praticamente iria conduzir os seu passos,mas,agora estou muito inseguro com os seus procedimentos,análise você mesmo e pense um pouco à respeito.
Nayb,sinceramente você realmente sabe como funciona uma lâmpada em série ?,é de fundamental importância que você consiga explicar-me como este aparato funciona,se conseguir irá tirar da minha conciência o peso da responsabilidade e sendo assim poderemos prosseguir,caso contrário...
Vou anexar um documento PDF(zipado) para você,quero que leia com muita atenção e depois me responda,ok.
Não faça mais nada no aparelho,leia primeiro o documento,pense um pouco e me retorne.
Valeu,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: L_mpada_em_S_rie.zip
Tamanho do Ficheiro: 120953

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 11 Abr. 2011 22:55 #29

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Boa noite amigo Vosdor,

Efectivamente não sou técnico de electrónica, a minha profissão é outra, de maneira que o que sei vou aprendendo aqui e ali, como por exemplo agora consigo, Vosdor.Também não tenho dedicado muito tempo à Tv porque temos andado doentes cá por casa, e com uma criança de dois anos a preocupação é enorme...
Bem, estive a ver com muita atenção o ficheiro que me enviou, e cheguei à conclusão de que não me parece assim tão complicado perceber o fundamento da lâmpada série, e chegar à conclusão de que o meu erro foi ligar a lâmpada directamente à terra, pois indubitavelmente toda a carga seria absorvida por esta! E se tivesse uma resistência mais baixa provavelmente iriam alguns diodos à vida.. Essa parte penso que percebi.

A lâmpada terá de ter potencia suficiente para "absorver" toda a corrente que, por um tipo de curto qualquer, não é aproveitada pela carga do circuito. Por uma questão de segurança utilizamos uma com potencia dissipadora maior do que toda a corrente consumida pela tv em funcionamento pleno, assim estamos a garantir de que esta dissipará, sob a forma de calor e luz, toda a corrente que a fonte gere e que esteja a ser encaminhada directamente à terra.
O esquema proposto é bastante interessante no sentido em que, através de vários interruptores conseguimos potencias de absorção (se é que me faço entender...) para diferentes fontes, pois uma potencia demasiado alta também poderá fazer com que não sobre corrente nenhuma para a carga do circuito caso este esteja a funcionar correctamente. Além disso a visualização através de led´s ao invés de variação de luz torna o projecto útil de construir.
Pode mandar as dicas à vontade, é óbvio que nunca o iria responsabilizar por nada, muita ajuda já me tem dado ;)

Cumprimentos :)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 26 Abr. 2011 18:12 #30

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Boa noite,

Sinceramente já perdi a paciencia com esta tv,segui todos os passos aqui descritos e nem um me levou a conclusão do problema.
Alguém que me possa dar uma dica? Que nem seja "bota pró lixo"... :(

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema