Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga

Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 13 Mar. 2011 23:31 #1

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Ola a todos,

Tenho uma Mitsai tv techno de 37 cm, com chassis PT92 Júnior, a qual não liga: o led de stand-by está continuamente a piscar, com uma frequência de cerca de 2Hrtz (duas x p/ segundo aprox.), e não passa daí.
tenho 320v no condensador principal da fonte, no entanto a tensão no pino 14 do integrado oscilador varia entre cada piscadela do led: vai a 13v e depois cai para 8v, sempre assim.
O condensadorr cp02 apresentava um valor de 125nF ao invés de 220Nf como marcado. Coloquei um de 100nF em paralelo para experimentar (não tinha outro à mão). No entanto o problema manteve-se.
Já vi todos os diodos da fonte, resistências... Aparentemente tudo o resto está bem.


Mais um pormenor, antes de "rebentar" completamente, o écran apresentava uma tonalidade verde....

Obrigado a todos pela ajuda.

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 14 Mar. 2011 08:44 #2

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Meu caro,o led stand-by está piscando para informa-lhe de que algo está errado,trata-se de um código de êrro gerado pelo microprocessador quando detecta alguma falha.
Muito provavelmente este código está querendo dizer-lhe que o setor horizontal está avariado,portanto,verifique o transistor de saída horizontal.
Outra coisa,quando o aparelho está com a proteção ativada pelo micro,geralmente ele ordena a fonte ficar no modo stand-by para uma maior proteção e em seguida gerar os códigos de êrros para diagnósticos.
Mantenha os componentes como estavam,pois ele nem se quer funciona e você está acrescentando péças por quê ?
Verifica aí,depois posta aqui,ok .
Valeu ,desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 14 Mar. 2011 22:04 #3

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Boa noite Vosdor,

Desde já o meu obrigado pela ajuda.

No condensador principal da fonte tenho tensão, já verifiquei os componentes do sector horizontal, incluindo o transístor de saída de linhas, só notei uma pequena alteração na resistência RD19, alterada de 0,33 Ohms para 0,7 Ohms (vermelho, vermelho, prata e ouro). De resto aparentemente esá tudo ok, incluindo os electrolíticos.

Testei o transistor pré do transistor de linhas e está ok.

Estou a pensar em trocar o TDA 16846, poderá estar a fazer passagem à terra, daí a queda de tensão no pino Vcc, que acha?

Mais uma coisa importante: não me parece que seja um código, pois pisca muito fraco, e mesmo depois de desligar a ficha ele continua a piscar durante mais cerca de 30 segundos. E a carga no condensador principal da fonte primária continua durante alguns largos minutos.

Estranho não??

Abraço,

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 14 Mar. 2011 22:57 #4

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você colega nayb.
Antes de trocar o CI oscilador,verifique a RP 29 e se possível for me mande as tensões dos pinos do CI e das tensões de saída da fonte e não se esqueça de mudar a referência do terra(massa),ok.
Estou muito interessado neste seu problema.
Valeu ,aguardo...
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 14 Mar. 2011 23:11 #5

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Não percebi essa de mudar a referência da terra... :)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 15 Mar. 2011 13:56 #6

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Vosdor escreveu:
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você colega nayb.
Antes de trocar o CI oscilador,verifique a RP 29 e se possível for me mande as tensões dos pinos do CI e das tensões de saída da fonte e não se esqueça de mudar a referência do terra(massa),ok.
Estou muito interessado neste seu problema.
Valeu ,aguardo...
Fui !! B) B)

Boa tarde amigo,

Como as tensões variavam muito pedi emprestado um osciloscópio e aqui estão os resultados (com a terra da fonte primária ;) )

Pino 1: varia de 0 a 1V;
Pino 2: varia de 0 a 14V;
Pino 3: 0V;
Pino 4: Quando coloco a ponteira faz um barulho estranho, tipo faísca (pssss!), cerca de 2v (que não sei se mantém depois de retirada a ponteira, pois deixa de fazer o tal tuído);
Pino 5: 0 a 4,1V em onda quadrada;
Pino 6: 0V;
Pino 7: 0 a 4,6V em onda quadrada;
Pino 8: 0V;
Pino 9: 0 a 5,5V em onda quadrada;
Pino 10: 0V;
Pino 11: 2,4V;
Pino 12: 0V;
Pino 13: 0V;
Pino 14: varia de 8 a 15V.

Abraço! :)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 15 Mar. 2011 22:19 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você colega nayb.
Meu caro,noto que o CI oscilador está trabalhando,mas ,que por algum motivo o mesmo está sendo bloqueado,pode ser que seja uma medida de segurança interna do próprio CI.
Outra coisa que está me deixando muito intrigado é com relação à ausência de tensão no pino 3,pois no pino 14 você tem tensão que varia de 8,0V à 15,0V,os pulsos presentes no pino 5 do transformador chopper vão ao pino 3 do CI e carregam o capacitor ligado neste pino,será que este capacitor não está em curto ??
Por favor verifique com o osciloscópio,veja se o pino 3 do CI está ou não recebendo os pulsos do transformador chopper,depois dê notícias,ok
Valeu,aguardo...
Um abraço !!
Fui !!

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 16 Mar. 2011 23:20 #8

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Vosdor escreveu:
Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você colega nayb.
Meu caro,noto que o CI oscilador está trabalhando,mas ,que por algum motivo o mesmo está sendo bloqueado,pode ser que seja uma medida de segurança interna do próprio CI.
Outra coisa que está me deixando muito intrigado é com relação à ausência de tensão no pino 3,pois no pino 14 você tem tensão que varia de 8,0V à 15,0V,os pulsos presentes no pino 5 do transformador chopper vão ao pino 3 do CI e carregam o capacitor ligado neste pino,será que este capacitor não está em curto ??
Por favor verifique com o osciloscópio,veja se o pino 3 do CI está ou não recebendo os pulsos do transformador chopper,depois dê notícias,ok
Valeu,aguardo...
Um abraço !!
Fui !!


Boa noite Vosdor,

Com muita atenção e acuidade lá consegui detectar sinal, muito fraco, na saída do pino 3: existe um pico de cerca de 8V, muito mas muito ténue, que por vezes nem aos 8V chega, só com regulação cuidadosa do aparelho consegui detectar o que antes me parecia ser 0.
Este pico tem uma frequência de cerca de 1,5 Hertz, uma duração extremamente curta e variável, e uma intensidade igualmente variável de 6 a 8 V de pico.
A resistência citada (RP29) não existe neste circuito, (esta é versão PT92 Júnior de 37cm), os condensadores(smd) à saída do ci oscilador estão ok, as resistências também...

Já troquei o condensador de poliéster, referido anteriormente, com fraca capacidade e continua na mesma...

Estou mesmo em vazio em relação a este problema....

Anexo uma foto da fonte primária.

Obrigado amigo Vosdor,

Abraço,

Nayb
Última Edição: 16 Mar. 2011 23:24 por nayb.

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 17 Mar. 2011 19:25 #9

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá colega nayb,meus cumprimentos.

Boa noite para você.
Meu caro,a coisa está feia por aí,e eu aqui estou gastando os neurônios para entender o funcionamento deste C.I.
Pelo que eu entendi,o pino 3 possui duas funções específicas,a de detector de cruzamento zero e também é a entrada do amplificador de êrro e conforme o manual,diz que nesta entrada o pulso não pode exceder o limite de 5,0V,caso isto ocorra,a tensão presente no pino 4 é reduzida,sendo que este pino é a entrada para o controle de tensão,diz também que o capacitor colocado entre este pino e a terra é quem determina a duração da partida e a velocidade do controle.
É bem complexo este sistema PWM,mas,ainda acho que tem algo errado por aí.
Veja se o trimpot de ajuste VAP1 não está aberto,pois, pelo visto não está havendo a limitação da amplitude do pulso,tarefa esta de responsabilidade do divisor resistivo formado por RP03 e VAP1.
Aproveitando a oportunidade,será que o amigo pode me fornecer o diagrama deste aparelho ?
Valeu,verifique ,enquanto aguardo torcendo por boas notícias,ok.
Desejo-lhe sorte e tudo de bom.
Fui !! B) B)

Re:Mitsai techno 37cm - pisca o led continuamente e não liga 19 Mar. 2011 10:48 #10

  • nayb
  • Avatar de nayb
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 32
Bom dia amigo Vosdor, muito obrigado pela sua ajuda :) ,

Hoje vou perder mais umas horas na tv e depois darei notícias :blush: .

Deixo então aqui o esquema da tv:

www.eserviceinfo.com/downloadsm/35097/_.html


Abraço!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema