Lâmpada em série Profissional
A lâmpada em série é um dispositivo de segurança de grande valor para o técnico de manutenção de aparelhos eletro-eletrônicos, sejam estes simples rádios ou sofisticadas fontes chaveadas. Baseada no conceito de que uma resistência colocada em série a um circuito irá limitar a sua corrente circulante, a lâmpada em série evita que no caso de um equipamento apresentar um consumo excessivo ou curto-circuito, a corrente não ultrapasse a um limite de segurança predefinido, garantindo que nenhum dano seja causado.
A utilização da lâmpada incandescente comum como elemento em série deve-se ao fato da mesma apresentar potências de dissipação compatíveis com as necessárias para a ligação dos principais equipamentos eletrônicos, além de serem de fácil obtenção, baixo custo e apresentarem características especiais.
Quanto a potência da lâmpada a ser utilizada,esta dependerá da potência de consumo médio do aparelho, devendo ser de aproximadamente duas vezes e meia superior. Desta forma, a resistência equivalente média da lâmpada será duas vezes e meia inferior à resistência equivalente do aparelho, fazendo com que a queda de tensão na lâmpada (caso não haja defeito no equipamento) seja de aproximadamente 20% da tensão de alimentação, não comprometendo o funcionamento normal do equipamento.
Como a queda de tensão na lâmpada nesta situação é baixa, o seu brilho será muito fraco ou inexistente.
Na ocorrência de algum defeito na carga(aparelho) que faça o consumo subir além do normal,teremos
uma diminuição da resistência equivalente interna do aparelho, provocando um aumento da corrente
circulante, aumento este que poderá ser nocivo aos componentes do circuito,principalmente aos
semicondutores.
Neste ponto é que entra em ação a lâmpada em série,limitando a corrente circulante e,devido a elevação de sua queda de tensão, apresentará um brilho maior. Portanto, além de proteger o equipamento de um consumo insuportável, a lâmpada também age como um indicador de estado, sendo que quanto maior for o consumo, maior será o acendimento da lâmpada. Há de se deixar bem claro que a correta utilização da lâmpada em série está centrada em se saber o CONSUMO MÉDIO DO EQUIPAMENTO, preocupando-se sempre em manter a relação de duas vezes e meia. A utilização da lâmpada em série é uma técnica muito antiga usada não só aqui no Brasil,mas também em outros países.
Tenho reparado que muitos também se utilizam deste recurso, porém não aproveitam ao máximo por não saber dimensionar corretamente o valor de potência utilizada.
Exemplo: Vamos supor que tenha um TVC de 14”, geralmente o consumo desses aparelhos modernos são de baixo valor, aproximadamente uns 60W, logo, a potência da lâmpada a ser utilizada será de 150W. Assim, você notará que o brilho da lâmpada será bem leve e que de acordo com os níveis de contraste e de brilho ele irá aumentar ou diminuir de acordo com os ajustes, ok, meu caro.
Artigo enviado por: Vosdor
Fontes chaveadas(comutadas)
Quando se pretende trabalhar diretamente em uma fonte chaveada, ela apenas funcionará se tiver 70% da tensão da rede. Assim, a lâmpada série deve ter uma potência 2 a 3 vezes superior ao consumo do aparelho a reparar. Por exemplo, se um TV consome 50W, podemos usar uma lâmpada de 100W a 150W.