Sintonizadores - Tuners TV

Os sintonizadores ou tuners, são os dispositivos responsáveis pela receção do sinal de rádio frequência que transporta o sinal de televisão. São circuitos que funcionam com altas frequências, encontram-se por isso dentro de blocos com blindagem para não serem afetados por interferências exteriores. Este circuito permite poucas possibilidades de reparação, normalmente é concebido com tecnologia SMD o que limite consideravelmente a sua reparação. Para descartar avarias nesta área verifica-se os terminais de alimentação e funcionamento normal do dispositivo.

Seletores de Canais ou Varicaps

São também designados de seletores ou varicaps, a sua função é comum tanto nos tvs mais antigos como nos mais recentes LCD LED. O seu funcionamento baseia-se na sintonia de determinada frequência em função da tensão em determinado pino. Usa a função do díodo varicap que varia a capacidade em função da tensão recebida, esta capacidade em paralelo com uma bobina determina a frequência de sintonia.

tuner varicap
Exemplo de um varicap convencional

No exemplo da imagem acima:

  • ANT: É a entrada de antena que recebe o sinal a partir da antena;
  • BL,BH,BU: São os pinos que fazem a comutação de banda, ou seja, se o BL receber tensão recebe na banda I (canais 2 a 6), se o BH, Banda III (canais 7 ao 13), se o BU, Banda UHF (canais 14 a 83);
  • +V: O pino +V recebe a alimentação;
  • VT: O pino VT recebe a tensão de sintonia que irá atuar sobre os díodos varicap;
  • AGC: AGC ou CAG é o controlo automático de ganho, destina-se a deixar o sinal sempre dentro de um valor constante de modo a não existir sinal ou excesso ou em falta;
  • IF: IF ou FI é a frequência intermédia que vai levar o sinal ao próximo estágio.

Tuner Sintonizador TV

Imagens utilizadas como exemplos

imagem de teste
Barras de cores

imagem mira quadriculada
Imagem Quadriculada

imagem normal
Imagem normal



ImagemDescrição e Possíveis Causas
Sem imagem - chuva Sem sinal. Possível defeito nos circuitos de sintonia (tuner).
Sinal RF fracoSinal muito fraco. Possível defeito no sintonizador (tuner), entrada de antena ou no circuito de controle automático de ganho (CAG).